Contruir aquario, preciso opniões!!


Recommended Posts

Boas, estou a pensar em fazer um aquario de 150x50x55 em madeira e vidro, ja andei a pesquisar o material e fiz um orçamento que me ficou por volta dos 131 euros.

 

Eu queria saber a vossa opniao se acham que conspensa ou não....

 

Eu estava a pensar em fazer em madeira, não só por ficar mais barato, como pela facilidade de construir e pela facilidade de trabalhar com a madeira...

 

Queria opniões para saber se devo investir neste projecto ou não...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suponho que queiras dizer que o aquário é em vidro+ móvel em madeira. :?

 

De qualquer maneira, 131€ não é barato, é dado! Toma atenção se não estão a poupar na espessura do vidro e na qualidade da madeira. Não te esqueças que estamos a falar de mais de 400l de água e de 600Kg de peso!

 

O barato pode sair catastrófico!!! :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop, entendeste mal, o proprio aquario é feito quase na totalidade em madeira, apenas a parte frontal é de vidro.... O orçamento é apenas para o aquario em si...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que seja de mais facil compreensão passo a especificar...

 

Quatro paineis de madeira de 18mm:

2 x 150x50

2 x 48,2x50

 

10 tabuas com 18 mm de espessura(Para a parte da frente, o topo e para as travas) :

 

4 x 150x5

6 x 50x5

 

vidro 146x50 com 8mm de espessura

 

tinta de revestimento de tanques de agua potavel para revestir e proteger a madeira (o mais caro... :oops: )

 

Parafusos

 

Cola de madeira a prova de agua

 

Silicone para aquario (tambem é carote...)

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correção nas contas, afinal fica-me por volta dos 150 euros (isto de fazer contas logo pela manha dá nisto... :oops: )

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já percebi! :?

 

Quanto ao vidro, acho 8mm muito pouco. Aconselhava-te 10~12mm. Vê também se a madeira que estás a usar é a mais adequada. Quanto ao resto creio que na secção de salgados existem uns projectos desse género. Era bom informares-te com quem já fez para evitar acidentes.

 

Boa sorte e vai dando notícias!

 

:oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens aqui um tanque gigante feito em madeira, já tnha sido postado aqui no forum fica com o link http://www.cichlid-forum.com/phpBB/viewtop...der=asc&start=0

 

os americanos optam muito por esse estilo de aquario, mas não sei se deve dar muito jeito, precisas de isolar bem a madeira com um tipo de tinha plastificante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è isso mesmo, obrigado...

 

Quanto ao isolante, existe uma tinta da Cin (feita a partir de resina epoxi)especifica para isolar tanques de agua potavel, pelo que é inerte com a agua....

 

Quanto a espessura do vidro, pelo que vi no site www.garf.org se a coluna de agua for menor ou igual a 45cm eles aconselham videro de 1/4 de polegada de espessura (0.625mm), como eu fasso tensão de ter a coluna de agua com essa altura acho que vidro de 8mm é suficiente,o que acham??

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, não é só a altura da coluna de agua que é de avaliar mas tambem o comprimento desta mesma

Senão vejamos:

 

A pressão que a agua exerce sobre o vidro vai aumentando consuante a profundidade, ou seja no fundo, que neste caso será junto á madeira que fará de base, mas este é tambem tanto maior quanto mais grossa for a coluna de agua, mas aqui já é de certa forma melhor distribuida a pressão pelo que as variações desta já são menores

Sendo assim:

Para aquarios feitos totalmente de vidro com comprimento do vidro de cerca de 100cm e para alturas de 50cm nunca por abaixo dos 10mm o grossor do vidro, no teu caso um comprimento de 150cm, não usava vidro com menos de 12mm, pois até podes nem ter experiencia no que toca a fazer aquarios e até podes nem ser dotado para a "bricolage" e ai lá vias a tua obra ir por agua abaixo.

 

Quanto á impermiabilização da madeira, existem madeiras usadas na construção civil que são totalmente isolantes, nem a cola adere lá pelo que as algas tambem não se fixam, mas esta só tem essa propriedade quando não lixada, ou seja onde colares o vidro frontal e se usares esta madeira dá-lhe um desbaste com uma lixa para o silicone fixar-se

 

Quanto á resina acho que deves de informar-te melhor, pois esta pode-ra conter produtos não nocivos para os humanos podendo ser então usada em tanques para agua potavel, mas poderá contar fungicidas nocivos para o habitat dos teus peixarocos.

 

Eu no teu caso faria um aquario "comun", com todos os lados em vidro, mas com uma frontal nunca com menos de 12mm, mas os restantes vidros com 6mm, e depois colocaria as madeiras (aqui estas madeiras já não presizam de ser aquelas impermeaveis) em volta destes vidros de menor espessura de forma a que a pressão exercida no vidro passasse para a madeira, mas colocaria um tabua no fundo um pouco mais grossa pois é no vidro do fundo onde a pressão será maior.

 

Cumps e boa sorte no projecto

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se fosse a ti, fazia um aquario com 15mm de vidro, pois vou fazer o meu com 12mm sem travessas, mas e um aquario de 270L...

15mm era o mais aconselhado, e quanto ao movel faz com 2 a 3cm de espessura e usa faia... :wink:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.