Identificação de caracol


José Prada

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de 45cm com caridinas caerulea, umas boraras (maculatus, Urophthalmoides e brigittae) e vários tylomelanias (2 orange, 2 super yellow, 2 que me parecem ser patriarchalis e 2 castanhos de concha lisa que ainda não consegui identificar).

 

Há uns tempos atrás apareceu-me o que julguei ser uma cria de um dos tylos. A concha tem um afunilamento ligeiramente superior aos tylos, mas atribui isso ao facto de ser uma cria.

 

Agora estão-me a aperecer às dezenas! :unsure: São todos iguais, um bocado timidos (nunca saem muito da concha), gostam de se enterrar no areão e saem todos quando lhes cheira a comida!

 

Estou farto de pesquisar, mas ainda não consegui encontrar nenhum parecido e há muito pouca informação sobre tylos.

 

Será um hibrido? Será outra espécia qualquer? Alguma ideia?

 

caracolz.jpg

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual éo tamanho mais ou menos

 

Neste momento, esse da fotografia que foi o primeiro a aparecer, está com 2,5cm... mas ainda parece ser juvenil.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei esta imagem...

img_42cb17711.jpg

 

neste site... http://www.allesumdieschneck.de/html/brotia_henriettae_english.html

 

Acham que pode ser a mesma espécie mas de uma coloração diferente?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O do post #4 é um Brotia henriettae... a questão é: será que o do post #1 é da mesma espécie?

 

A concha e mesmo o próprio caracol são bastante semelhantes, mas a cor é totalmente diferente... e o mais parecido que já tive no aquário foram 2 Brotia pagodula. Nem desconfio de onde é que apareceram estes!!! :rolleyes:

 

Cumps,

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Acho que finalmente descobri... melanoide granifera:

 

Noeppi.jpg

http://www.ute.ubaqua.de/wirbellose_Schnecken.htm

 

 

PICT5119.jpg

http://www.wonnis-welt.de/schnecken/TDS-granifera.htm

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas compraste?

 

Não... apareceu-me um no aquário, nem faço ideia de onde veio...

 

Agora são mais que muitos!!! :tongue:

 

Mas até que são giros e como gostam de se enterrar, sempre vão arejando o areão!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, o comportamento (enterrar-se), o tamanho e a reprodução significativa indicava algo parecido com um melanoide. Terá vindo com as plantas, sugiro que vendas no forum ao pessoal assim que tiveres em numero significativo para dispersar a espécie em Portugal, tal como os melanoides. lol Eu os melanoides com tylomelanias nao acho boa ideia, reparei desde que pus melanoides a reproduçao de tylos reduziu significativamente. Melanoides são porreiros para aquarios de peixes, onde a população se mantem mais controlada.

 

A tylo de concha castanha lisa poderá ser uma Tylomelania perfecta que perdeu a cobertura branca (esponja), se a cabeça da tylo for preta, mais confirmado fica. Há alguns documentos cientificos sobre tylomelanias e em tempos postei, onde é possivel saber sobre os dois grupos de tylos (do Sistema de lagos do Malili e do lago Poso, as mais coloridas), do ambiente em que vivem (costa, rocha ou fundo arenoso) e a identificação de várias espécies de tylo atraves da concha (quer no enrolado, quer no numero e tamanho das crias a nascença). Resumindo, informação existe e é abundante na Internet. Algumas espécies não estão identificadas, pois foram logo exportadas para o comercio de aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, o comportamento (enterrar-se), o tamanho e a reprodução significativa indicava algo parecido com um melanoide. Terá vindo com as plantas, sugiro que vendas no forum ao pessoal assim que tiveres em numero significativo para dispersar a espécie em Portugal, tal como os melanoides. lol Eu os melanoides com tylomelanias nao acho boa ideia, reparei desde que pus melanoides a reproduçao de tylos reduziu significativamente. Melanoides são porreiros para aquarios de peixes, onde a população se mantem mais controlada.

 

Pois... mas como nunca tinha visto nenhum melanoide com esta cor e eu só tinha tylos fiquei um bocado baralhado.

 

Tens razão, provavelmente veio com uma planta... Mas o que é estranho é que não me lembro de ter colocado nenhuma neste aquário! :unsure:

 

Estou a tentar tirá-los do aquário dos tylos, mas o raio dos bichos enterram-se e não é fácil tirá-los todos! :rolleyes:

 

Quanto ao número significativo, acho que tenho para dar e vender e ainda fico com muitos!!! Eh, eh, eh! Eles demoram a crescer, mas reproduzem como gente grande.

 

 

A tylo de concha castanha lisa poderá ser uma Tylomelania perfecta que perdeu a cobertura branca (esponja), se a cabeça da tylo for preta, mais confirmado fica.

 

Acho que não... já os tenho desde juvenis e nunca tiveram nada parecido com a cobertura branca da Tylomelania perfecta. Além disso a cabeça também é castanha com uns olhos azuis muito giros!

 

Não é a foto ideal para a identificação... mas fica aqui na mesma:

img05231024px.jpg

 

Vou ver se descubro esse teu post sobre tylos...

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é perfecta mesmo.Será Tylomelania robusta? também é comercializada. tenho essa espécie e dao cerca de 8 crias pequeninas de cada vez, são as tylos com maior taxa reprodutiva das que tive, devem haver outras semelhante com uma taxa reprodutiva elevada... por isso ve bem o que tens no aquário. Não são como as tylos normais que dão uma ou duas crias grandes. O aspecto da concha é variavel, mas tem um alto caracteristico.

 

As crias de tylomelania perfecta não nascem com concha branca, mas sim preta/castanha.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é perfecta mesmo.Será Tylomelania robusta? também é comercializada. tenho essa espécie e dao cerca de 8 crias pequeninas de cada vez, são as tylos com maior taxa reprodutiva das que tive, devem haver outras semelhante com uma taxa reprodutiva elevada... por isso ve bem o que tens no aquário. Não são como as tylos normais que dão uma ou duas crias grandes. O aspecto da concha é variavel, mas tem um alto caracteristico.

 

Tenho 2 que já devem ser adultoss mas ainda não vi crias... se calhar são do mesmo sexo.

 

Alto caracteristico? Na concha? Não vejo nada de diferente relativamente aos outros tylos.

 

Só quis vir dizer que as fotos estão fantásticas!! Belas macros!!

Obrigado. Uma 100mm macro de vez em quando faz uns bonecos giros! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o altinho que falo fica na abertura da concha, na zona da cabeça.

 

deve ser é uma outra, mesmo, que nao tenho...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais