Como quitar um mau filtro em 3 tempos :)


Recommended Posts

Boas,

 

graças à minha óbvia inexperiência adquiri há uns tempos o seguinte filtro para um pequeno aqua de 20L. Este:

 

 

 

hagenellite5vrazreze.jpg

By vandaviolante at 2012-07-30

 

...entretanto, fui pesquisando e com a ajuda aqui dos membros do fórum percebi, que este filtro é fraco e de má qualidade e que as matérias filtrantes que traz não servem para grande coisa. Portanto decidi "quitá-lo!". Heis a minha ideia, depois da ajuda valiosa do RicSilva e do Paul:

 

- 1 - retirar a esponja preta de carvão activado e colocar lá lã de vidro JBL Symec cortada com a mesma forma da original.

- 2 - deitar fora os cartuchos de carvão/zeolite e encher a área restante do filtro com Sera Siporax Mini.

 

Assim, penso conseguir filtração mecânica + biológica mais efectiva do que a que tenho.

 

Que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vanda, acho uma excelente ideia...

Eu também tenho um elite, mas interno e a primeira coisa que fiz foi retirar o zeo-carbon e também usei a Sera Siporax Mini (puz num saquinho), atenção que a lã em ficando muito suja reduz-te um pouco o caudal.

Boa "quitagem"!!! :)

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha primeira "quitagem" está feita! :dance: E aqui estão as fotos do processo e o resultado final :) E não notei qualquer perda de caudal. Já agora, a quem em souber responder, o ideal é trocar o siporax mensalmente, 1 saco de cada vez, certo?

 

Obrigada

 

 

68679459.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

92649375.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

27669244.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

10249103.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

69637167.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

54761902.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

89524417.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

59174525.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ...

 

Eu tenho bomba de ar. Porque achas que a esponja seria melhor? Queria perceber, quantas mais opiniões,mais se aprende :) Para alojar a colônia de bacterias? A minha está no areao e é suficiente para assegurar parâmetros optimos da água,zero amónia, 0 nitritos, 25 mg/l nitratos :) (mesmo tendo tirado as matérias filtrantes do filtro durante uma semana)

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os filtros da elite não são maus filtros. O problema está em ser um filtro interno, que não é estético.

 

o carvão activado não é má filtragem, bem pelo contrário! E, então comparado com lâ de vidro!!! A questão é que filtra demais para quem tem plantados.

 

Cuidado com as leituras ou as interpretações...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas então quais são os benefícios do carvão activado? É mesmo necessária filtragem química? A bio e mecânica não é melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por exemplo, se tens um aquario de invertebrados e colocaste insecticida em casa, lembraste-te a tempo e abres as janelas, mas os camaroes continuam malucos! só o carvao os pode salvar.

 

o carvao filtra muito bem!! a la de vidro pode deixar residuos na água, nem é comparavel. O problema é em plantados vai te filtrar até o fertilizante, lá vão as plantas!!! Logo ai surge a la de vidro como alternativa facil e barata. Mas passando um tempo o carvao passa a funcionar como filtragem mecanica perdendo as suas propriedades caracteristicas, mas continua a ser util. Em aquários de água doce nao uso carvao, por causa das plantas, e como la de vidro é barata... Uso carvao apenas na agua salgada, onde outras materias nem se devem usar.

 

Nao estrages o carvao, guarda e quando tiveres o aquario muito sujo, agua amarela ou pouco transparente ou poluentes, usa-o nessa altura para o limpar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza o carvão activado para tirar químicos da água.

Depois de um tratamento utiliza-se o carvão para retirar os químicos. Nunca se coloca químicos com o carvão activado no filtro pois não fazem efeito.

Além disso, o carvão activado tem uma validade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mad, eu agora vou quitar a tampa do Skinny, estou só à espera do material (que irei buscar à tua terra) :)

Quitar uma tampa? essa é nova para mim :) Quando puseres o tópico avisa.

 

Pimp my Stingray? Gosto Disto! CLICK! xD

 

Eu não mexia mais, tens filtração biológica e mecânica, e siporax mini foi a melhor escolha devido ao rácio tamanho/capacidade xD

 

Parabéns! ;)

 

Pimp my Stingray? uahahahahahahaha! tiveste bem, o melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O Manuel tem razão.

 

Em relação à tampa, o original (cof cof) está aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191314&pid=1100285&st=0entry1100285

 

Agora vai trocar aquelas 4 T8 30w por 2 T5 39w e levar um espelho no topo :)

A moonlight vai-se manter :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percas muito tempo com o filtro, troca é de aquario por favor

pois, é o meu conselho também. Um aquário de 20L não é um aquário, é um penico como dizia o outro. Além de que num aquário com um filtro que faça bom L/H, todo o aquário é um filtro. Estar a trocar materias mensalmente. Estão loucos? só se for para reduzir a materia organica, mas para isso basta lavar um cesto do filtro EXTERNO) por mes.

 

o problema dos filtros internos são dois:

  • estético
  • pouca capacidade de reserva

não inventem problemas que não existem, chamando nomes a coisas que não tem problema algum, bem pelo contrário!

filtros internos são bons para situações de emergencia:

  • estamos a mudar o layout do aquário e fica tudo turvo.
  • Fazemos medicação no aquário (evitem isto também, e entao aquelas medicações DIY em que a propria medicação mata o peixe, e atribuem o resultado a outras questões, falo do fluvermal, do Flagyl e do sal de cozinha e outros)
  • metemos insecticida em casa (evitem usar este veneno, é toxico até para humanos, comprem aquelas coisas eletricas e dao as moscas aos peixes! comida boa e gratis!)

já se falou quase tudo neste topico.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.