Vallisneria muito castanha


_stimpy_

Recommended Posts

Tenho várias plantas no meu aquário (em baixo segue uma descrição) que aparentemente estão saudáveis e em crescimento. No entanto a Vallisneria americana, embora esteja a crescer muito (já tive que podar várias vezes), apresenta uma coloração das folhas muito acastanhadas. No ínicio eu lembro-me que ela era verde em dois tons um claro e um escuro. Qual poderá ser o problema?

 

 

Descrição do aquário:

Material

Aquário 120 cm * 40 cm * 50 cm - 240l brutos, 190 úteis

Filtro Eheim 2071 - 950 L/H

Termostato Jager 125W - 26º

Termostato Jager 125W - desligado no verão

Iluminação - 2 * 14 W; 6400 k T5 + -2 * 21 W; 6400 k T5 - 10 horas/dia

 

Hardscape

Substrato não fértil - Areia de sílica 15 kg

1 Tronco pequeno

Fundo 3D em cimento e esferovite

 

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 5 mg/L

pH - 6,5 - 7,0

Kh - 3º - 65ppm

 

Flora

Anubias barteri

Egeria densa

Vallisneria americana

Vallisneria spiralis

Cabomba caroliniana

Echinodorus bleheri

Cryptocoryne x willisii

 

Fauna

4 Chromobotia macracanthus

3 Corydora aeneus

3 Corydora paleatus

2 Ancistrus dolipchopterus

10 Paracheirodon axelrodi

4 Xiphophorus maculatus

2 Colisa lalia

1 Microgeophagus Ramirez

 

 

Manutenção

TPA - 20 Litros uma vez por semana

Limpeza de filtro mensal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Vallisneria sp. 'Gigantea' (Americana) só necessita de 0.25W por litro e tu tens um pouco mais. As plantas geralmente mudam o seu pigmento quando a luz é mais que suficiente. Eu já tive essa planta e acontecia-me o mesmo. A tua luz é boa para toda a tua flora excepto para a Cabomba caroliniana que ia adorar ter 0,5 Watt's por litro.

 

Já agora mete aí umas fotos desse aquario e um pormenor dessa vallisneria.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão fotografias...

img1188m.jpg

 

Quando estava a tirar fotografias reparei que a vallisneria tinha algumas algas castanhas agarradas às folhas (ver última fotografia) e o ancistrus parece que não as come todas. Talvez a tonalidade castanha das folhas, que por acaso agora estão melhores, se deva às algas pode ser?

 

img1184dg.jpg

 

img1186x.jpg

 

img1185i.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas?! Não dá para ver bem mas dá para ver que tens algas.

Se não tens substrato fértil, não metes qualquer tipo de fertilizante, nem metes uma bolha de CO2 é normal que venhas a ter algas. É provavel que isso venha a piorar.

Já agora há quanto tempo tens isso montado?

 

 

Quando estava a tirar fotografias reparei que a vallisneria tinha algumas algas castanhas agarradas às folhas (ver última fotografia) e o ancistrus parece que não as come todas. Talvez a tonalidade castanha das folhas, que por acaso agora estão melhores, se deva às algas pode ser?

 

Quando te falei da cor das Valisnerias é algo parecido com as fotos neste site que acontece quando a luz é mais que suficiente. Mas contigo não vejo isso nas fotos. È normal acontecer uma cor acastanhada e um verde mais claro quando as folhas atingem a superficie e estão mais perto da fonte de luz.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário tem cerca de 6 meses de montagem.

Quando disse algas castanhas não quis fazer referencia ao nome da alga, que eu desconheço, mas sim a umas algas que têm um cor ligeiramente castanha. Como se ve na fotografia são uns filamentos pequenos de cor castanha.

 

Vou estudar mais a questão da fertilização e sobre a adição de CO2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais