Estranha morte de peixes


Recommended Posts

Cuidado com essas tentativas de diminuir o pH. Como já disse o pH desde que seja estável não tem o minimo problema.

Ao estares constantemente e tentar diminui-lo estás a fazer com o que o aquário tenha várias oscilações de pH o que não é bom para os peixes

 

Abraço

 

Boas,

 

Não é que esteja a forçar muito a descida do PH, aliás a mistura que fiz com água das TPA's resultou numa descida do PH da água de 8 para 7,5 antes de pôr no aquário que por sua vez está a 7,5. Ou seja existe algo dentro do aquário que baixa o PH (talvez o tronco) por isso acabei por meter água com o mesmo PH, pode ser é que agora com o tempo ele vá baixando de forma progressiva até porque com TPA's de 15% uma vez por semana não deve ter grandes variações.

 

Em relação ao neon, o que se passará, hoje reparei que ainda continua com o tal alto na barriga e com a respiração ofegante.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os neons infelizmente não são propriamente animais muito resistentes e não se dão muito bem a trocas de pH/temp, talvez tenha sido isso

 

Não te posso ajudar muito em neons, já tive cardumes de mais de 100 neons e infelizmente raras foram as vezes em que consegui salvar algum exemplar com um tratamento

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Estou de volta a este tópico pelas piores razões, uma das corys pandas foi-se.

Desta vez apenas a vi um pouco parada, mas com as barbatanas inteiras e até com bom aspecto, ontem não a vi, espreitei por baixo do tronco e lá estava ela já cadáver.

O estranho em relação ás outras corys que morreram é que esta aparentemente parecia bem, mas quando a vi morta reparei que tinha os olhos todos pretos e inchados, coisa que não vi nas outras.

Entretanto a semana passada tambem me morreu um dos guppys, mas esse andou muito parado e depois acabou por morrer.

Já me disseram que é normal os peixes morrerem assim do nada mas todas as semanas me morre um o que já começa a ser chato.

O neon que tinha falado anteriormente e que ainda resiste tambem não deve durar muito, apresenta um estado muito débil, está muito magro e não come nada, nem flocos, nem pastilhas nem a artémia.

Já não sei o que fazer, alguem me consegue dar uma ajuda a tentar resolver este mistério.

 

A minha mulher já me diz para parar de mexer no aquário, que stresso os peixes, não é que ande sempre com as mãos lá dentro, mas ultimamente andei a mudar algumas coisas no layout, terá sido disso?

 

Os valores medidos da água não fogem muito dos anteriores:

 

PH - 7,2

GH - 14º

KH - 4º

No2 - 0

No3 - 5 a 10

 

Cumps.

Editado por DanielSan19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caudas roídas, respiração ofegante, apáticos e a definhar - se é assim, foi isso que aconteceu aos meus Guppys.

 

Não sei exactamente a razão, mas pelo aspecto sem cor, desfiado e paralisado das barbatanas, a "apodrecer", disseram-me que poderia ser fungos, e tratei deles com eSHa2000, que como tem um espectro muito grande, provavelmente iria resolver.

 

E bom.. os peixes que estavam infectados acabaram por morrer, mas mais nenhum pareceu doente. ( todos os dias um morria, e outro ficava doente. )

Eu também tinha mudado a água toda ( coisa que não é muito bom fazer por causa da colónia de bactérias ) mas queria ter a certeza que nenhuma doença estava na água, por isso os guppys sobreviventes ficaram no aquario de quarentena, enquanto o outro ficava com o filtro interno a trabalhar sem nada durante uns tempos.

Editado por DanceW/TheDevil
ohr95h.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caudas roídas, respiração ofegante, apáticos e a definhar - se é assim, foi isso que aconteceu aos meus Guppys.

 

Boas,

 

Por acaso isso foi o que sucedeu ás minhas primeiras corydoras que morreram, já esta ultima corydora e o guppy estavam com bom aspecto, simplesmente começaram a ter um comportamento um pouco diferente e acabaram por morrer.

 

Não consigo entender, desilude um pouco porque é a primeira vez que tenho um aquário mas já tive montes de animais diferentes e custa-me quando estes morrem como é o caso dos peixes, com a agravante de ter um filho de 5 anos que todos os dias está de volta do aquário e que já começa a achar estranho cada vez ver menos peixes.

 

Faço testes, TPA's todas as semanas, pelo que tenho medido todos os valores me parecem dentro da normalidade e estáveis, sem grandes oscilações. Para além disso as espécies que possuo adaptam-se a estes valores por isso não entendo.

Tenho de ver se compro o teste da amónia, mas não me parece que seja disso porque tenho poucos peixes no aquário e a maior parte deles ainda são relativamente pequenos.

 

Já começo a acreditar no que a minha mulher me diz, que estou sempre a meter a mão no aquário e que os peixes entram em stress por isso, mas também tenho de medir as coisas, ou limpar, ou fazer TPA's senão ainda piora a situação, julgo eu.

 

De qualquer forma desconfio que hoje devo ter mais um peixe morto, ontem apenas olhei para o aquário por breves instantes e vi o neon já meio parado, tive um compromisso e quando cheguei a casa já as luzes do aquário estavam apagadas e não acendi para não stressar os peixes.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo como é que em 31 posts, ainda ninguém perguntou informações acerca do aquário...

 

Está tudo a dar opinóes mais ainda nem tivemos acesso a todas as informações. Até pode ser um dos problemas falados aqui (eu acho que não), mas provavelmente será outra coisa qualquer.

 

Por isso: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

 

Depois:

 

Quando compras um peixe novo, como é que o colocas no aquário?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não seja por isso, aqui vai a descrição do aquário.

 

Material

 

Aquário Rena Aquarama 80 (+- 75Lts uteis)

Biobox com bomba de 350lt/h

Termostato Rena 100 W - 26º

Iluminação - 1x18w 8000k

 

Hardscape

 

Substrato fértil - não me lembro do nome, comprei na Aquaplante

Substrato não fértil - tipo aquadama, não me lembro do nome, comprei na Aquaplante

Areia de silica

Troncos vários

Rochas granito

 

Parâmetros

 

GH - 14

Nitratos (NO3) - 5/10 mg/L

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 7,2

Kh - 4

 

Plantas

 

Egeria Densa

Anubias "nana"

Valisnéria gigantea

Musgo de Java

Flame Moss

Ceratophyllum demersum foxtail

Fetos de Java

myriophyllum sp. Red

Alternanthera sessilis

Eleocharis parvula

Echinodorus bleheri

Pogostemon helferi

Round Pellia

 

Peixes

 

2 Guppys macho

1 Corydora panda

6 platys

3 neons

2 Butterfly Loaches

Red Cherys (não faço ideia o numero, na ultima contagem já passavam dos 30)

 

Fertilização

 

Nutrafin PlantGro 1 vez por semana

TPA - 12 Litros uma vez por semana

 

Em relação á introdução de peixes no aquário sigo sempre as instruções, deixo os peixes dentro do saco á tona de água durante 30 min, depois vou metendo um pouco da água do aquário para dentro do saco e espero mais um pouco, só depois é que os meto no aquário.

 

 

Cumps.

Editado por DanielSan19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumas comprar os peixes na aquaplante??

 

Ate´ agora comprei la´ um ancistrus e morreu ao fim de uma semana e tenho um amigo meu que já la´ comprou vários e morreram no primeiro mês. andei a falar com alguma pessoas e o que me disseram e´ que a forma como eles tratam dos aquários não e´ sempre a melhor e que muda todas as semanas. E depois que os peixes de la´ a maioria vem da Ásia e vêem com parasitas internos.. Pelo sim pelo não mudei de loja e ate´ agora nunca mais tive problemas com os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumas comprar os peixes na aquaplante??

 

Ate´ agora comprei la´ um ancistrus e morreu ao fim de uma semana e tenho um amigo meu que já la´ comprou vários e morreram no primeiro mês. andei a falar com alguma pessoas e o que me disseram e´ que a forma como eles tratam dos aquários não e´ sempre a melhor e que muda todas as semanas. E depois que os peixes de la´ a maioria vem da Ásia e vêem com parasitas internos.. Pelo sim pelo não mudei de loja e ate´ agora nunca mais tive problemas com os peixes.

 

Por acaso nunca lá comprei peixes, comprei lá os substratos porque calhou passar por lá.

Nunca pensei que os peixes de lá tivessem esses problemas, porque parecem muito bem tratados e como são tão caros, mas assim sendo vou pensar duas vezes antes de adquirir lá algum.

Acho que isto das lojas é muito subjectivo, os peixes que tenho á mais tempo, foi numa loja pequena no shopping do Cacém, nunca morreu nenhum. Entretanto já comprei no Aquário Tropical em caneças, que me aconselharam por terem boas condições dos 3 que comprei apenas 1 ainda está vivo.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já comprei nessa loja no cacem e ate agora 0 baixas.. O unico mal e so ter peixes comuns e eu estar mais virado para os australianos e assim. Tens esta loja em massama´ muito boa e barata também =) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=452

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

por acaso ia mesmo agora perguntar-te onde compravas os peixes :smile2: .

Realmente nessa loja do cacém só mesmo para comprar peixes comuns, mas vou experimentar essa em massamá, pode ser que seja por ai.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No cacem comprei 4 corydoras julii e uns guppys para o nano. Comprei também santa Filomena e um cae mas já os dei lol. O senhor faz sempre desconto e e´ muito atencioso

 

Em massama´ aquilo fica ao pé do minipreço na zona norte. O atendimento e´ muito bom o preço e´ excelente e eles percebem do que dizem e aconselham o melhor. Se quiseres alguma coisa em especifico que eles não tenham eles tentam encomendar.

 

Tens também em alfragide a aquahobby que também e muito boa em termos de atendimento os preços e´ que já são um pouco mais elevados nos vivos mas no hardscape tem muita variada e não muito caro.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=342

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Anteontem não tive hipóteses de mexer no aquário para ver o estado do neon que andava muito débil, mas o pouco que vi ele já não ia durar muito.

Ontem quando cheguei a casa fui procurar-lo e não o vi, temi que já tivesse morrido, procurei por todo o aquário e nada, nem sinais dele.

Tirei a tampa do aquário e atrás de uma das pedras lá estava ele, aliás o que sobrou dele, porque os meus Red cherrys ou abutres como os defino neste momento só deixaram a espinha.

E agora, será que vai fazer mal aos camarões ou isto é normal.

Bem, adiante, pelo menos já não tive de tirar outro cadáver do aquário, será que alguém experiente nesta área me sabe dizer, com base em tudo o que já postei, os valores medidos, as caracteristicas do aquário o que se passa.

Será que todas estas mortes são normais (se é que se pode considerar uma morte normal) visto eu ter me iniciado nesta área á relativamente pouco tempo e nunca ter tido peixes anteriormente.

Com tudo isto que se passa já começo a recear introduzir mais peixes no aquário, mas depois de pesquisar muito aqui no forum e em outros sites a conclusão a que chego é que as espécies que tenho no aquário são compativeis com os parâmetros da água que tenho medido, os valores estão estáveis, pelo menos desde á um mês para cá, altura em que adquiri os testes completos.

Posto isto, serão os testes Aquili 5 em 1 fiáveis, será que aqueles valores são reais?

Todas as opiniões são bem vindas.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais