Estranha morte de peixes


Recommended Posts

Boas

Têm acontecido algumas mortes estranhas no meu aquário, durante os primeiros 2 meses de vida do aquário, após ter sido ciclado apenas tive 2 mortes, uma corydora panda que desde o inicio teve um comportamento estranho e um guppy que faleceu após 2 dias da compra, este julgo que já vinha doente.

Entretanto passou-se mais uns tempos adquiri mais uns peixes e camarões e tudo parecia bem até que uma das corydoras começou a definhar, tal e qual a outra, ficou apática, com as barbatanas roidas e mesmo após a ter isolado ela morreu, o pior foi no dia seguinte quando fui ver o aqua estava um Ancistrus que tinha adquirido á pouco tempo morto junto á entrada do filtro, e no dia seguinte um platy que tinha desde muito pequeno tambem apareceu morto no mesmo local. Se no caso das corydoras e do guppy eu reparei que antes de morrerem ficaram apáticos e a definhar nestes dois ultimos foi uma verdadeira surpresa, porque não apresentaram qualquer sintoma que antecipasse tal fim.

Como só tinha testes de tiras que não são nada conclusivos não percebia o que se passava, mas entretanto já adquiri um kit da Aquili e fiz os testes, aqui estão os resultados:

 

PH - 7.5

GH - 17

KH - 3

NO2 - 0

NO3 - 5/10 (ficou entre os 2)

 

Faço TPA's semanais de 15/20% e tenho sempre vários cuidados na manutenção do aquário, até porque é plantado e as plantas crescem que se fartam.

O que posso fazer para evitar estas mortes, será que estou a fazer algo mal?

O que acham dos valores dos testes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o ph um pouco alto, mas não percebo muito disso...... :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o ph um pouco alto, mas não percebo muito disso...... :sorry:

 

Boas, pelo que investiguei pela net embora esteja um pouco alto não é critico para já, mesmo não sendo o ideal, mas como apenas ontem fiz os testes não sei dizer se está a subir ou se esteve sempre assim, as tiras de teste que tinha não são muito fiáveis porque essas até me dava um ph abaixo dos 7.

Pode ser que algum expert na matéria me saiba elucidar melhor porque todos os outros valores parecem-me razoáveis.

Pode ser da amónia, para o qual não tenho nenhum teste, mas pelo que tenho lido normalmente acontece por relaxe na manutenção ou por excesso de fauna, o que nem é o caso, porque o aquário é de 96 litros brutos e tenho 3 guppys (eram 4), 6 platys (eram 7), 2 corydoras (eram 4), 3 neons e o falecido ancistrus, e claro os red cherrys que na ultima contagem que fiz contei 20, acho que já tenho lá mais alguns, as fêmeas estão sempre prenhas. São todos pequenos ou médios ainda, o peixe maior que tenho deve ter para ai 5 cm.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, andei a investigar mais um pouco e pelos vistos o valor do GH está bom é para ciclideos e provavelmente o Ph está elevado pela mesma razão, desconfio que tenho lá umas rochas calcárias, corrijam-me se estiver enganado antes que destrua o layout do aquário.

Vou esperar mais uma semana e fazer testes diários para ver se o valor destes 2 parametros se altera, mal chegue a casa testo a água da torneira e depois posto aqui.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que seja por causa do ph... Os guppys preferem águas alcalinas e também morreram... Deve ser por outra razão que terás de verificar. Pode ser amónia, se bem que o facto de eles morrerem sem que eles demonstrassem sintomas leva-me a acreditar que seja contaminação da água.

Editado por Soulriser

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que seja por causa do ph... Os guppys preferem águas alcalinas e também morreram... Deve ser por outra razão que terás de verificar. Pode ser amónia, se bem que o facto de eles morrerem sem que eles demonstrassem sintomas leva-me a acreditar que seja contaminação da água.

 

Boas,

Pois, sinceramente não sei, em relação ao guppy, foi apenas um que morreu, acho que já vinha doente, foi comprado numa loja de centro comercial porque a minha mulher gostou e insistiu para o trazer e passados 2 dias foi-se.

A ser contaminação da água não teriam morrido mais peixes?

Entretanto já passaram uns dias do sucedido e não tenho lá mais nenhum falecido, pelo menos de manhã não tinha, vamos lá ver se quando chegar a casa não tenho nenhuma surpresa desagradável.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem fiz mais alguns testes.

Na água saida directamente da torneira os valores que me deu foi de:

 

PH- 7,5 / 8 (as cores são muito semelhantes)

GH- 5º

 

Fiz novamente testes à água do aquário e os resultados foram:

 

PH- 7,5 / 8 (mais uma vez as cores são muito semelhantes mas neste caso inclino-me mais para os 7,5)

GH- 14º (ou seja menos 3º que no dia anterior)

 

Quero ver se ainda faço testes á agua das TPA's antes de meter no aquário, normalmente deixo 48h nos garrafões antes de meter no aquário.

Em relação aos peixes parecem-me bem, nenhum apresenta qualquer problema.

 

Face a estes valores o que me aconselham a fazer, no ph não existe grande diferença na água da torneira e do aquário, mas na dureza da água a diferença é significativa, terá a ver com alguma rocha calcária dentro do aquário?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que tenho mais um a morrer, um dos neons está muito parado e nada de cabeça para baixo, parece que está a fazer o pino.

Estou a ficar desesperado, não sei como é que vou explicar ao meu filho de 5 anos que os peixes estão a morrer, é que por agora digo que estão escondidos, mas a este ritmo daqui a pouco estou sem peixes no aquário.

Podem me aconselhar alguma coisa? help:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Diz-me duas coisas: qual é o filtro que tens no aquário, quais as matérias filtrantes e quando fazes as TPA's, lavas com água do aquário ou da torneira? E a comida que estás a dar é sempre da mesma, ou varias?

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Diz-me duas coisas: qual é o filtro que tens no aquário, quais as matérias filtrantes e quando fazes as TPA's, lavas com água do aquário ou da torneira? E a comida que estás a dar é sempre da mesma, ou varias?

 

Boas,

 

o filtro é uma biobox, a bomba tem 5x a litragem do aquário, as matérias filtrantes são a esponja, depois aquela fibra/esponja branca fina da fluval e tenho aquelas bolinhas de cerâmica da fluval.

Faço TPA's de 15% todas as semanas e lavo tudo com essa água. Em relação á comida tenho 4 variedades de flocos e pastilhas de fundo.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquário desses já merecia um filtro melhor, mas não acredito que seja essa a origem do que se está a passar.

Podia ser um problema da comida, mas também não me parece...

sinceramente não te sei dar mais nenhum conselho. É começar a descartar os problemas um por um...

O aquário está exposto a algum produto quimico? (já estou a entrar por caminhos mais "tortuosos")

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois em relação ao filtro ainda não dá para isso, mas aquele não acho mau, tem um bom caudal e um bom espaço para as matérias filtrantes, e fiz uma adaptação, em vez de deitar a água logo para a frente da biobox, que está colada no vidro de trás do lado direito, meti um tubo e a água sai no outro extremo do aquário e entra por baixo da biobox no extremo oposto, melhorou bastante a circulação, normalmente nunca vejo nada na frente, vai tudo parar no canto do filtro, tanto folhas como peixes mortos.

 

Em relação a estar exposto a produtos quimicos não me parece, apenas eu mexo nele, e faço a manutenção, nem a minha mulher lhe toca (se calhar é por isso que os peixes morrem :unsure: ).

 

Hoje á noite vou fazer os testes outra vez, para ver se os valores estão estáveis ou não. Amanhã testo a água que deixei 48h de descanso para as TPA's e faço a dita e depois se calhar espero um bocado e testo outra vez a do aquário para ver como ficou após a TPA.

 

Eu estou desconfiado de uma pedra que tenho lá, mas vou testar antes de a tirar.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste o tratamento à pedra? Ferver e tal?

 

Sim, foram todas fervidas, lavadas, depois tiveram a semana dentro de água com cloro, depois fervi e lavei e esfreguei outra vez.

O tronco que tenho é daqueles de compra e tambem levou o mesmo tratamento, a areia é de silica e tenho substrato inerte e fértil.

Já agora uma pergunta, não é suposto os camarões serem mais frágeis ás condições da água que os peixes? É que dos 13 camarões que comprei não morreu nenhum e neste momento já tenho mais do dobro, isto sem contar com os que provavelmente foram comidos pelos peixes.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então mais um ponto que está visto... Pessoal, opiniões são bem vindas...

os red cherry são umas máquinas de guerra. aguentam com muita coisa.

e algumas doenças são exclusivas de peixes, não os afectando.

sinceramente não estou a ver assim nada que possa estar na causa...

compraste os peixes todos no mesmo sitio?

Será que o que compraste doente passou algo aos outros?

Estás a fazer algum tratamento?

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratamento nem por isso, nem sei para o que fazer, os sintomas são muito distintos, se no caso da cory notei alguma coisa, os outros dois, o platy e o ancistrus foi repentino e agora o neon, que desconfio que não passa de hoje. Os peixes comprei em vários sitios diferentes, ou então aqui a users no forum.

Mas em relação aos parâmetros da água que postei achas que pode ser por ai?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas mais importante em relação aos parametros da água é que o pH não tenha variações significativas. Alguns peixes até podem sobreviver a um pH diferente do ideal (não que eu o defenda) desde que não tenha variações.

Portanto se o teu pH/GH diferente isso pode estar a influenciar.

Fizeste o teste do vinagre à pedra? Para ver se faz efervescência... se sim, talvez possas experimentar retirar a pedra.

Mas não sei se será disso, sinceramente.

Era bom que houvesse mais opiniões...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, fiz os testes ás pedras e deu negativo, mas à quem defenda que esse teste não é muito esclarecedor.

Como disse no primeiro post, apenas adquiri os testes da aquili esta semana, estavam esgotados na loja à bué, como tinha os de tiras e tudo parecia correr bem nunca me preocupei muito com isso, apenas as 2 mortes que referi mas com peixes que sempre apresentaram sintomas de que algo estava mal e que morreram pouco tempo após a sua introdução no aquário.

Vamos ver se hoje faço os testes e se vejo variações significativas,de qualquer forma depois posto os resultados.

 

Desde já obrigado pela ajuda.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não é... para ser um teste fiável, deveria usar-se ácido cloridrico e não vinagre ou limão.

mas imagino que não seja o comum mortal que tenha um frasquinho em casa lol

Vai controlando a evolução dos parametros e espera um pouco mais...

Lamento não te poder ajudar mais, mas do que sei acho que não falhaste em nada... talvez a variação dos parâmetros, mas isso já vais controlar.

Boa sorte e vai dando noticias.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a água à saída da torneira te sai com um ph de quase 8, não será por milagre que ele irá baixar... Existem produtos para baixar o ph, mas não sou adepto disso... Existe a turfa que poderá ajudar-te a baixar um pouco o ph da água... Já li aqui no fórum( não sei bem onde) que também daria com vinagre, mas acho demasiado agressivo... Colocar uns troncos também ajuda... Existem vária formas de te baixar o ph... Pessoalmente, no teu caso tentaria arranjar água noutro local...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tal como prometido fiz mais uns testes, a água do aquário e das TPAs com 48h de repouso.

Aquário:

ph - 7,5

Gh- 13º

Kh- 3º

NO2- 0 mg/L

NO3- 5 mg/L

 

Água TPA (48h de repouso)

ph- 8

gh- 5º

 

Com estes valores chego á conclusão que tenho de começar a usar pelo menos um garrafão de água de compra com ph baixo e misturo com a da torneira, pelo menos deve baixar o ph.

 

Não entendo é o aumento do GH, será normal ou será que tenho alguma coisa a influenciar o mesmo. Mesmo assim pelo que tenho pesquisado o ultimo valor medido de 13º não é critico. Em relação ao GH estar a descer talvez seja culpa minha, é que quando encomendei os testes tambem encomendei uma planta que por estar muito murcha deixei-a dentro do vaso onde veio e meti-a dentro do aquário se calhar foi isso que fez subir o GH, mas nada teve a ver com a morte de peixes pois foi posterior a isso. Mesmo assim a planta não vingou, nunca mais mando vir plantas por correio.

Já agora se alguem tiver um bocado de HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES a mais estou receptivo :rolleyes:.

 

A boa noticia é que o neon está vivo e recomenda-se, ontem comeu bem e já não faz o pino, provavelmente viu na televisão os jogos olimpicos e tentou imitar as ginastas :tongue:.

 

Abraço, e agradeço a todos a ajudo, vou tentar estabilizar o ph com água engarrafada mas continuo a não perceber a morte dos 2 peixes, se alguem tiver alguma ideia agradeço.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se poderes por uma foto agradecia

 

Uma questão, a que temperatura tens o aquário? Falas que os reds reproduzem bem e não morrem e eu tenho reds e tenho esse aqua a 25º que foi a temperatura a que consegui reprodução, no entanto para os outros peixes é baixa.

 

PS: Nao percebo essa obsessão pelo pH. Se o valor é estável não tem o minimo problema

Editado por kikoscp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho umas fotos do aquário neste tópico: http://www.aquariofi...howtopic=191976 lá no fim tem as ultimas que tirei.

 

Até agora as coisas estabilizaram, pelo menos não tive mais mortes. A água normalmente está nos 26º, mas claro que dependendo da temperatura exterior tambem pode ter pequenas variações. Os reds estarem a reproduzir-se bem acontece desde a sua introdução e já tive a água do aquário mais quente mas entretanto conforme fui introduzindo mais peixes tentei que a temperatura fosse do agrado de todos, e os 25/26º acabam por ser a temperatura que serve a todas as espécies que tenho.

 

Exemplo (pesquisei em sites da especialidade)

Corydora Panda - 24º

Platy - 22 a 27º

Guppy - 25 a 30º

Neon - 20 a 26º

Ancistrus (RIP) - 23 a 28º

 

Relativamente ao PH não é que fique preocupado por estar nos 7,5, o ideal seria um pouco mais baixo mas não me parece preocupante. Na TPA que fiz no fim de semana optei por meter metade da água engarrafada com um PH de 6, misturei com a outra e medi e já baixou um pouco em relação á que me sai da torneira.

Hoje vou medir outra vez o PH e o GH para ver se a TPA teve alguma influência.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ia agora fazer os testes ao aquário quando vi que o neon que andava meio parado tem um ligeiro alto na barriga e está com a respiração um bocado ofegante. Mexe-se bem, estive a alimentar os peixes e ele tambem deu umas trincas.

Alguém tem ideia do que será?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com essas tentativas de diminuir o pH. Como já disse o pH desde que seja estável não tem o minimo problema.

Ao estares constantemente e tentar diminui-lo estás a fazer com o que o aquário tenha várias oscilações de pH o que não é bom para os peixes

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais