Potencial Novato


Recommended Posts

Olá, antes de mais deixem-me apresentar o meu nome é Tiago, tenho 13 anos e desde muito novo que tenho um bichinho por peixinhos, agora mais velho descobri este forum, que aumentou ainda mais o meu desejo por começar no hobby.

 

Já estive a ler o tópico [manual]inicio Na Aquariofilia e reparei que o aquário que tenho não é apropriado (é um aquário bola, sem filtro sem nada) , pois na altura não queria nada mais que um peixinho dourado no meu aquário. Diz também nesse tópico que deve ser o que o nosso orçamento pode comprar, não tenho bem a certeza de quando custa o aquário mais básico para se começar, pois também não sei se vou apenas estar no hobby durante um mês e depois largar. Por isso gostaria que me dissecem quais os aquários mais baratos e bons para se começar no hobby.

 

Quanto ao filtro já reparei que os melhores são aqueles externos (balde), mas para quanto custam em média? Compensa para mim comprar já um filtro desses?

 

''Os peixes, como qualquer ser vivo têm necessidade de um ambiente limpo e livre de poluição. Num aquário o responsável por manter a água em condições é o filtro, que deve ter uma capacidade em L/h de cerca de 2 a 5x o numero de litros que o aquário leva e que normalmente é de um dos seguintes tipos'' alguém me pode explicar melhor isso pff?

 

Quanto a termoestatos, são regulaveis, ou a potencia deles já é defenida de fábrica, pois como diz no tópico são necessários entre 0.5 e 1W por litro.

 

Quanto à iluminação diz também no tópico que deve ser entre 0.5 e 1W por litro, a potencia de iluminação é regulável ou já é defenida de fábrica? Diz também que depende das plantas que tenhamos no nosso aquário... é mesmo necessário ter plantas no aquário?

 

Quanto ao substrato, encontrei se calhar a causa da morte dos meus peixinhos, diz no tópico que se devem evitar substratos coloridos, e aqui pensei um bocado e lembrei-me que o meu substrato era todo colorido, pareciam perolas, de cores vermelhas, laranjas e amarelas... Nesse momento sentime ignorante... Mas voltando ao assunto, se eu não tiver plantas no meu aquário posso simplesmente por qualquer tipo de substrato para aquarios?

 

Quanto ao ciclo do azoto: ''Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.

No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.

Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.

O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.

O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico.'' Não percebi muito bem isso da amónia nitricos e nitratos, se alguém me pudesse explicar agradecia.

 

Quanto aos testes, também não sei como elabora-los, mas isso mais para a frente... (se alguém se oferecesse para explicar agradecia)

 

Peixes!! Eu não queria muita coisa, talvez 2 machos de guppies, não sei se é possivel, diz também que se deve ter 1cm do peixe adulto por litro de agua, ao que vi, pesquisei e ouvi dizer os guppies não crescem mais do que 1,5cm certo?

Então consigo po-los a vontade num aquario decente para iniciação de aquariofilia, certo?

 

Não quero apressar ningueém, mas gostava de ter um resposta rapida para começar a ir a lojas ver, pesquisar por catálogos na internet, etc.

 

Cumprimentos e obrigado por lerem o tópico até ao fim! :smile2:

Hey, estou a começar na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 332
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, de tudo o que li queria explicar-te algumas coisas. MAS....

 

Dizes assim:

 

"não tenho bem a certeza de quando custa o aquário mais básico para se começar, pois também não sei se vou apenas estar no hobby durante um mês e depois largar"

 

Basicamente precisas de um mês para teres o aquário pronto a receber os peixes. Ou queres entrar nisto ou não.

Não vale a pena explicar o resto se realmente não sabes se queres mesmo isto. Ter um gato e dar-lhe uma comidinha não é o mesmo que ter um aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, de tudo o que li queria explicar-te algumas coisas. MAS....

 

Dizes assim:

 

"não tenho bem a certeza de quando custa o aquário mais básico para se começar, pois também não sei se vou apenas estar no hobby durante um mês e depois largar"

 

Basicamente precisas de um mês para teres o aquário pronto a receber os peixes. Ou queres entrar nisto ou não.

Não vale a pena explicar o resto se realmente não sabes se queres mesmo isto. Ter um gato e dar-lhe uma comidinha não é o mesmo que ter um aquário.

 

Ah!, ok ok, a minha mãe diz que não faz mal se eu entrar no hobby, pois também estava um pouco indeciso por causa dela, mas como ela já aprovou, sim, quero ''entrar nisto''! :)

Hey, estou a começar na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da mesma opinião do João kurb, só passado um mês com água é que podes ter peixes no aquário.

 

Por 40€ duvido que arranjes um de jeito, eu ando a procura de um e não arranjei nenhum. Olha o mais aconselhável que quanto maior melhor.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da mesma opinião do João kurb, só passado um mês com água é que podes ter peixes no aquário.

 

Por 40€ duvido que arranjes um de jeito, eu ando a procura de um e não arranjei nenhum. Olha o mais aconselhável que quanto maior melhor.

 

Sim, também já ouvi isso, por mim comprava um de 100x45x40cm mas nao posso, pode ser que encontre um em 2ªmão mais barato

 

Obg pela ajuda!

Hey, estou a começar na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, quanto maior, maior vai ser o custo porque vais precisar de um melhor equipamento.

 

Eu na minha altura, tinha visto um daqueles kits por 100€ (Eu não aconselho kits) mas parecia bom, de 60L.

Se arranjares em 2ª mão, só tens que ver se não tem rachas e se não verte.

 

Podes tentar comprar tudo separado, 1º decides que tamanho queres e depois vais vendo que equipamento precisas.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa, é obrigatório ter um peixe no aquário para começar a produzir amonia? Pois sei que depois de ter amónia, as bactérias nitrificantes começam a agir, tranformando amonia em nitritos e depois em nitratos!

Hey, estou a começar na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, quanto maior, maior vai ser o custo porque vais precisar de um melhor equipamento.

 

Eu na minha altura, tinha visto um daqueles kits por 100€ (Eu não aconselho kits) mas parecia bom, de 60L.

Se arranjares em 2ª mão, só tens que ver se não tem rachas e se não verte.

 

Podes tentar comprar tudo separado, 1º decides que tamanho queres e depois vais vendo que equipamento precisas.

 

Ah, ok, obrigado pela ajuda, mas para começar o tamanho, não muito grande, nem muito pequeno, (que caiba numa comoda), e também o orçamento não é muito alargado, qual o tamanho melhor?

Hey, estou a começar na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselhava te assim:

1º Ias a uma vidraria perguntar se fazem o aquário. As medidas ia para 60x30x35 (vê que medidas podem ser)

2º O filtro: externo era ideal, mas já te ia ficar caro, talvez optava por um de cascata http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/eheim-liberty-200.html

3º Iluminação: esta é que te pode ficar caro :x por volta 60€ Mas podes tentar arranjar uma em 2ª mão http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/aguaDoce.php tens várias neste site. Mas 1º vai aos classificados no forum ou fora, a ver se arranjas em 2º mão

4º Termoestato

5º Testes

6º Decoração

Penso não faltar nada para já

Só um resumo rápido para um "bom" aquário

 

P.S 1º Arranja o material depois pensa no ciclo.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, perfeita essa explicação isso agora é CTRL+C do topico CTRL+V na minha cabeça..

 

Pois o problema é encontrar Vidrarias na Madeira... Mas vou pesquisar pode ser que encontre!

Obg

Cumps

Hey, estou a começar na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senão vai a uma loja que venda aquários e pedes lhe que te diga que tem para vender, mas não compres. Escreves ou memorizas o que kit trás e depois dizes aqui, pode ser que arranjes um porreiro.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:o Fogo. Tenta procurar outra..

Vê se este entrega na madeira http://www.casadonemo.pt/index.aspx

 

Vai há procura de uns kits por ai a ver o que tem..

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me tive a informar e é assim, feito na vidraria com 60x30x35, sem nada fica em cerca de 92 euros, para mandar vir da casa do nemo, com as mesmas dimensões mas portes de envio fica em cerca de 80 euros, comprado cá com tudo incluido, filtro etc. fica em cerca de 80 a 90 euros, mas as dimensoes variam, axo que variam apenas na altura, um bocado maior! Que achas?

Hey, estou a começar na aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que dimensões são? O filtro como é? Porque o filtro é o coração do aquário, e em kits é sempre o mais fraco.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.