morte de peixes


epiliflopes

Recommended Posts

boas pessoal.

nestes dias tive a tristeza de me morrerem 3 peixes. 1 colisa (toda azul) e 2 Trichogaster leerii.

eles estavam bem e de repente morreram.

 

quanto a agua do aquário 26/27graus

nitrite-0

ampnia-0

o que leva a pensar que se deve a variação do ph- quando faço as tps eles fica a 6.2 e com o passar do tempo (poucos dias) chega a 7.2.

isto acho que se deve ao meu kh estar muito baixo 1.12.

 

então comprei um produto da SERA (kh/ph plus) para fazer subir o kh e com o co2 tentar estabilizar o ph (nao subir tanto) mas mesmo depois de por o produto o kh nao subiu antes pelo contrario desceu antes estava a 1.68.

 

será que me podem ajudar?

e será que foi por isso que os peixes morreram é que tenho outra colisa e essa esta boa pelo menos não demonstra qualquer problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso CO2, mas pelo que tenho pesquisado o teu KH está baixo talvez por excesso de CO2.

 

Para subires o KH tenta promover as trocas gasosas à superfície para libertar o excesso de CO2. Além disso, li o seguinte:

"Adicionar bicarbonato de sódio. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio para 50 litros de água poderá elevar o KH em aproximadamente 4º dH, sem causar grandes transtornos ao pH"

 

Mas como nem tudo o que se lê na net é verdade, espera pelos experientes com CO2 ;)

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso CO2, mas pelo que tenho pesquisado o teu KH está baixo talvez por excesso de CO2.

 

Para subires o KH tenta promover as trocas gasosas à superfície para libertar o excesso de CO2. Além disso, li o seguinte:

"Adicionar bicarbonato de sódio. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio para 50 litros de água poderá elevar o KH em aproximadamente 4º dH, sem causar grandes transtornos ao pH"

 

Mas como nem tudo o que se lê na net é verdade, espera pelos experientes com CO2 ;)

obrigada joao.

o problema é q ao desligar o co2 o ph sobe mais :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que Ph sai a água da torneira?

 

Não terás alguma pedra calcária no aqua, ou até o próprio areão ser calcário?

 

Eu pessoalmente gosto de usar troncos que acidificam um pouco a água e ajudam-me a manter o ph neutro (sai da torneira a 7.5 e tenho religiosamente no aqua a 7.0).

 

Agora estou a montar outro aqua que será um biotopo amazónico e vou adicionar turfa no filtro para manter o ph em 6.5.

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sai a 6. com o tempo vai subindo.

eu tenho o aquario á 2 anos mas so agora e que ficou assim.

na minha decoraçao nao tenho nenhum tronco mas vou tentar por la um para baixar o ph. e ja tenho turfa no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a turfa so pos a 1semana e medi hoje o ph.

 

120l e faço tps 1 vez por semana (pode haver uma ou outra vez que so faça 1 vez em 2 semanas é muito raro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viste que o João Queirós também perguntou acerca de pedras calcárias e sobre o areão? Não foi apenas sobre troncos.

Realmente é estranho isso aumentar assim. Tens aí qualquer coisa fazer conflito, o PH ou o KH não estão bem.

O p.h. mede umas "coisas" e o kh mede outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a areia é areia silica.

e as pedras fiz aquele teste com vinagre e nao fez as bolhas que as pedras calcarias fazem.

sim eu sei que o ph e kh sao diferentes, e queria subir o kh para poder estabilizar o ph (efeito tampão).

 

agora penso que primeiro tenho que por o ph como pretendo certo? e so depois é que faço sbir o kh para estabilizar o ph onde quero?

estou a pensar bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estes dias ja vou colocar as fotos.

visto já ter morrido mais um peixe(molinesia).

e estas mortes so pode ser devido a variaçao de ph. é que nao consigo estabelizar nem o kh. o resto ta bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.