Necessidade de substracto fertil?


Tom_112

Recommended Posts

Boas, eu vou montar um aquario 30x25x25 para os meus red cherrie que se vao aguentando há mais de um ano num aquario que nao tem as melhores condiçoes para eles.

 

Sendo assim, estou a pensar como flora por:

- Microsorium pteropus mini

- cladophora aegagrophila

- bacopa monnierii

- bacopa madegascariensis

- eleocharis parvula

- Musgo Christmas (e provavelmente mais algum tipo que ainda nao decidi)

- lemna ou limnobium laevigatum

 

Como iluminação vou ter uma t5 8w 6500k (acham que chega?)

 

Agora quanto ao substracto, nao sei se JBL Manado é suficiente ou se é melhor acrescentar JBL Aquabasis Plus ou Tropica Plant Substract.

 

O filtro será Boyu Filtro WF-2015 ou Boyu Filtro Interior SP-601 E ou AQUAPRO M200 (qual me aconselham?)

 

Desde já obrigado,

Tomás Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. a luz que tu falas parece-me manifestamete pouca para as plantas que queres manter.

Em relação ao substrato, acho que ter uma camada de substrato fértil em baixo do jbl manado favorecia-te muito a manutenção de plantas e chega a ser mesmo essencial para algum tipo de plantas como a eleocharis parvula. em relação ao filtro, um externo é sempre melhor mas no teu caso não se justifica. o boyu wf 2015 parace-me mais apropriado porque não te ocupa espaço no aquário mas nesse caso não poderias colocar tampa no aquário ou então ias ter que fazer um corte na tampa.

 

Se não fores colocar tampa no aquário então fazes bem em colocar um filtro de mochila mas aconselho-te um mais poderoso como este http://www.pet4you.n...a-hbl-501.html

 

Em relação á iluminação, acho que devias apostar numa coisa deste género http://viewitem.eim....247750103/item.

Editado por cmam

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cmam e obrigado ;)

 

Eu tinha pensado que os 8w em principio seriam suficientes porque das pesquisas que fizes as plantas que tou a pensar por nao requeriam mais de 0.5w/L e com os 8w ficaria com os 0.5w/L arredondando (para alem de que eu ja tenho uma t5 de 8w e assim sempre eram uns euros que poupava)

 

Quanto ao substracto depois de ter colocado o post fiz mais umas pesquisas e cheguei a conclusao que se queria tapete teria de por o fertil, por isso provavelmente vou comprar o tropica (diferença de 3€ para o jbl e julgo ser melhor).

 

O filtro tava inclinado para um interno porque o aquario vai ficar no meu quarto e penso que os internos sejam mais silenciosos, estou errado? (é que eu n consigo dormir com barulho)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estás errado mas nem sempre é assim.

há filtros internos que fazem imenso barulho, depende mesmo da qualidade do produto. O filtro que te indiquei faz pouco barulho, eu tenho um e estou satisfeito com ele. Claro que se pudesses comprar um externo era ainda melhor, não fazem barulho nenhum e optimizam a capacidade de filtragem.

 

Em relação aos 0,5w/l as coisas não são bem assim. Essa regra aplica-se a aquários com maior litragem, no teu caso, para as plantas que queres, no mínimo devias ter 0,8w/l.

Tudo depende também do teu orçamento e do objetivo a que te propões.

Posso saber qual é o aquário que estás a pensar comprar?

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu tenho o boyu de cascata e faz um bocadinho de barulho, mas é o suficiente para eu ter de o desligar (eu sei que nao devia mas ou era isso ou nao dormia).

O meu pensamento foi "se esta dentro de agua, supostamente o som vai ficar mais abafado", dai pensar nos internos. De inicio tambem tinha pensado neste BOYU EF-05 mas depois o preço dos internos e a possibilidade de fazer pouco barulho dez-me desistir dele.

 

Eu tenho um reflector, nao ajuda a aumentar o rendimento da lampada?

 

Eu de facto queria gastar o minimo possivel, tava a pensar gastar prai 50 ou 60€.

 

O aquario já tenho, mandei fazer o ano passado, mas ate agora ainda nao lhe dei uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro mandei um mail para a pet4you e o Sr. Francisco disse que o mais silencioso é o AQUAPRO M200, por isso provavelmente vou optar por este...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o refletor é quase obrigatório, sem ele o rendimente real da lampâda era quase nulo. se já tens o material então tenta ver se tens o desenvolvimento necessário com só com essa iluminação, o que na minha opinião, vai ser impossível. para manteres as plantas que queres vais também precisar de usar fertelização líquida, começa a pensar nisso também.

Eu aconselho um fertelizante mais geral, com macro e micro nutrientes e depois carbono orgânico com o seachem exel.

Pesquisa sobre isso porque vai ser importante para manteres as plantas que queres.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha encontrado uma tabela aqui no forum e achei que a fertelizaçao mais completa era associando o Tropica Plant Nutrition+ com o Seachem Flourish Trace, esses dois eram os unicos que permitiam introduzir todos os nutrientes presentes na tabela.

CO2 se precisar uso caseiro, tambem ja tive a pesquisar umas receitas.

 

Vou ver como as plantas se safam com os 8w, afinal tambem ha muitos relatos de plantas que têm todas as condiçoes e nao desenvolvem e outras que nao têm as condiçoes ideais e desenvolvem, pode ser que tenha sorte eheh caso contrario... mais luz!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa sorte com a luz.

 

o co2 caseiro é muito instável porqu nao tens maneira de controlar o fluxo, dá muito trabalho e ao fim de uns tempos já começas a pensar noutras soluções.

Como o aquário é pequeno o carbono orgânico vai ter resultados e não vais ter o aquário tão instável.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que não vai resultar. a mistura de co2 vai estar sempre a fabricar co2 para detro da garrafa, e podem acontecer 2 coisas.

A 1ª é a garrafa rebentar com a pressão e borrares o quarto todo, a 2ª é a a garrafa aguentar mas quando voltas a abrir a torneira vai sair tanto co2 que os camarões morrem.

 

Eu neste momento tenho um sistema de co2 por fermentação nessa base enquanto não me chegam as peças para o sistema pressurizado. Se quiseres mesmo um sistema de co2 por fermentação, então aconselho-te este http://www.zooplus.e...ricantes/54819.

 

Chega perfeitamente para o tamanho do teu aquário, aliás, é este que eu estou a usar e dá resultados. Só tens é que fazer a tua própria receita.

Editado por cmam

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais