Gatos disputam território?


MrBohemia

Recommended Posts

Viva,

 

Tenho no meu aquário já há alguns anos uns peixes-gato (dos quais não apontei a espécie e já não me lembro...) em conjunto com alguns guppys, e nunca tive problemas. Tinha dois esconderijos embora um, que era um búzio grande, com o tempo foi-se desgastando e hoje já resta pouco dele.

 

Mas a questão que me leva aqui é que hoje vi um ajuntamento de machos à porta do esconderijo, com o maior deles lá dentro, enquanto a maior das fêmeas (grávida julgo eu) andava a nadar muito depressa a subir e a descer num canto do aquário. De notar também que já várias gerações destes nasceram no aquário. Filmei um pouco do que se passava, pode ser que ajude. Entretanto pus uns pequenos tubos de PVC para que a fêmea podesse ir para lá, decisão que ela parece ter apreciado. Se precisarem de mais alguma informação digam.

Take care, it's a jungle out there!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No filme não se consegue ver bem que peixes são, mas parecem-me Ancistrus. Na verdade quase todos os gatos são territoriais, e gostam de ter um esconderijo só para eles. Em vez de PVC podes fazer o equivalente com barro cozido. O comportamento que estão agora a ter, deriva possívelmente do facto de teres mexido nos seus esconderijos habituais o que os faz procurar novos cantos. Na medida do possível, tenta arranjar uma "casota" para cada um deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta. De facto fiquei com essa sensação, porque depois de ter posto os tubos voltaram a ficar calmos. Nunca gostei do PVC mas era a alternativa mais viável, os esconderijos que se vêem nas lojas são caros para o espaço que têm. Verei a questão do barro. Abraço

Take care, it's a jungle out there!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais