Ajuda pff, agua pouco movimentada.


Bruno Guerra

Recommended Posts

Olá amigos.

Tinha um aqua aqui em casa e coisa e tal, PUMBA, Cr's lá para dentro (depois de ciclado devidamente, claro).

 

A pergunta é: Eles gostam de agua movimentada ou nem por isso?

 

Set. up - 100*30*35

Filtro- Eheim 2213

Subtrato - Adda Malaya

Flora: Musgos e feto de Java, anubia ana e...aquelas finas que se aguentam bem a tona da agua.

 

Eu pergunto isto porque, vejo os bixos quase sempre perto da zona da flauta, que esta na vertical, e na extremidade oposta, realmente não vejo muita «movimentação» da agua. É de por alguma bomba de circulação ou ar, ou assim está bom??. Estranhamente já me morreram 3 de uma colónia de 20.

 

Cump.

 

Bruno Guerra

Editado por Bruno Guerra
Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa o filtro trabalhar normalmente. Um 2213 dá-te boa corrente para os gajos. Verifica quais são os parametros do aquario e coloca aqui, só assim podemos perceber qual a razão das 3 mortes..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fábio.

 

Quanto aos parâmetros, e isto até parece anedota, mas comprei a meias com um amigo, aqueles teste 5 em 1, mas não sabia que a tabela dos indicadores do ph e tudo isso, estava colado á embalagem grrrrr. loooool Ou seja tenho as fitas e sempre que quero fazer testes tenho de ir a casa dele ou ele á minha para me dar o frasco para saber a que corresponde as cores. Só mesmo eu!!!!! :doofywave: :doofywave: :doofywave: :doofywave:

 

Por isso... parâmetros, só este fim de semana.

 

Mas logo que possa... coloco aqui.

 

Cump.

 

Bruno Guerra

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok pessoal, vamos aos parametros da água.

 

Teste da Aquavital 6 in 1

 

NO3=0

NO2=0

dGH=>4 e <7

DKH=3

 

Posto isto, tenho mais uma morte. Bem sem que o calor não ajuda, temos tido aqui na Madeira temperturas muito altas, o que faz com o aquario esteja neste momento sem o termostato ligado, e mesmo assim a temperatura, ronda os 28,29º, o que é muito, bem sei...mas não consigo fazer nada.

 

Continuo a achar o filtro sem força. Estou a usar uma esponja da Sera na bengala, será que é muito compacta?

 

Abraços a todos.

PH=6.8

CL2mg/l=0

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno!

 

Como estão as mangueiras? O filtro costumava ter mais força e perdeu-a gradualmente? Ou sempre teve pouca força?

 

Talvez esteja na altura de uma limpeza das mangueiras

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estão as mangueiras? O filtro costumava ter mais força e perdeu-a gradualmente? Ou sempre teve pouca força?

 

Paul - As mangueiras estão todas limpas, não tem 1 semana que dei um limpeza valente nas mangueiras. O filtro tinha mais força, e foi quase de uma dia a outro. Reparo é que por mais que o deite e abane, tem sempre ar lá dentro, dai fazer um barulho enorme, realmente não sei como me livrar disso.

 

Bruno Guerra so uma coisa quanto ao teu problema dos testes... Porque nao tiras uma fotografia à caixa? Assim ja tens as cores empre contigo e nao precisas de andar sempre de um lado para o outro...

 

Quanto ás fitas, fiz melhor, mandei um email ao fabricante, e no dia seguinte já tinha um ficheiro em pdf com a imagem das cores. Mas obrigado pela ideia na mesma.

Abraços a todos.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 2213 de vez em quando são uma grande seca para ferrar!

 

Com os anos fui desenvolvendo uma técnica. Mas antes tenta ver duas coisas. Se o o-ring está a vedr bem, e se os ganchos estão a apertar bem. Dobra-as ligeiramente antes de prenderes a cabeça do filtro.

 

Se isto não funcionar, e se tiveres torneiras duplas, faz o seguinte:

 

1- Monta o sistema todo normalmente, com as mangueiras e flautas dentro de água, não ligues ainda a torneira da saida de água na cabeça do filtro

2- Fecha a torneira na cabeça do filtro

3- Nesta fase és capaz de molhar o chão um bocado. Fecha a torneira de entrada de água na base do filtro. Deixa a da mangueira aberta e dá uma grande chupadela na mangueira, até sentires a água vir por aí abaixo.

4- Quando a água começar a escorrer pela mangueira de entrada, fecha a torneira da mangueira e liga-a ao filtro

5- Quando estiverem as duas ligadas, abre as duas torneiras

6- Abre a torneira da cabeça do filtro. Nessa altura começaras a ouvir o copo a encher e o ar a sair pela torneira.

7- Mantem essa torneira aberta até veres que a água está quase a sair pela cabeça do filtro. Quando estiver quase (ou já) a jorrar água, fecha essa torneira.

 

Pronto, nessa altura tens o filtro ferrado, só tens que ligar a mangueira de saída e ligar o filtro. Poderá ainda haver um restinho de ar, mas rapidamente desaparece.

 

Se a minha explicação for confusa avisa! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de pôr umas toalhas à volta do filtro!

 

Esta noite por acaso vou fazer limpeza ao meu! Vou tentar filmar. Mas como ele esta num canto esquezito não sei se consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parametros parecem todos bem.

 

Só não tens é o da amónia, ao qual os CR são extremamente sensiveis. Mas se não ouve mudanças na coloração deles, se não andam a nadar desenfreadamente pelo aquário, perto da superficie e se nenhum te saltou para fora de água, deve estar tudo bem!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá...por acaso até ouve sim, alteração na cor. Ficaram mais pálidos. Os brancos estão quase transparentes. De que carecem os coitados?? Pensei que fosse de mudar o exoesqueleto.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada de camarões, nunca mantive. Mas acho que poderá ter sido um pico de amónia.

 

Limpaste as matérias do filtro com água da torneira? Se houve morte das bactérias pode ter havido um pico de amónia.

 

Tens maneira de fazer o teste?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...não sei mesmo, do que padece o meu aquário.

Mais 1 morte hoje de manhã.

Ontem apenas o que fiz, foi tentar ferrar o filtro, que não obtive resultados significativos, continua a fazer barulho e pouca força e muito ar. Ditei um pouco de água nova, a qual esteve previamente a desancar durante vários dias.

Não sei mesmo o que possa estar mal. Estou mesmo sem ideias.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, tentei responder mais cedo, mas não deu.

Bom...pensar em retirar a esponja já pensei, mas como estamos a falar de camarões não posso. Alguns são muito pequenos.

Já usei uma meia, mas tambem fica sem força.

Cheguei agora a casa e mais um morto. Grrrrrrrrrrr

Não sei mesmo o que faça.

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela circulação não acredito, a minha colónia esta num aquario de 80l, quase sem circulação nenhuma, tenho no mínimo o filtro para não puxar camarões para o filtro. Que alimentação dás, poderás estar a meter muita comida e a criar picos de amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes parecem bem, mas essas fitas não são nada de confiar, estares a te fiar por isso é a mesma coisa que nada..

 

Para que te possamos ajudar tens de acrescentar mais pormenores para que possamos perceber qual é a origem do problema...

 

Com que regularidade fazes manutenção? Como são as tuas tpa's e que parametros tem a agua de tpa? Que alimentação das e em que quantidades? Fizes-te alguma mudança no aquário ou filtro?

 

Acho que não te devias preocupar tanto com o fluxo do 2213, acredito que tenhas é o filtro muito atolado de lã filtrante e isso esta a estrangular o filtro, que matérias filtrantes é que lá tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Vamos então por fases.

A manutenção é feita de 15 em 15 dias. 1 balde de 10lt.

Quanto á alimentação, esta consiste em pastilhas de espirolina - 1 de 3 em 3 dias, ou 1 pastilha de papa caseira, ou ração para camarões da jbl, sempre de 3 em 3 dias.

Não fiz mudança nenhuma no aquário.

Quanto ao filtro. No copo tenho - de baixo para cima - um camada de lã +-3cm, 2 esponjas azuis que vieram com o filtro, e cerâmicas e biobolas. Penso que não esta atacado. Contudo posso retirar a lã e verificar se é isso ou não.

Quanto aos teste, vou então comprar pelo menos os de No2 e No3.

Como referi o aquário é de 120lt, bastante grande julgo eu, pelo que me faz um pouco de confusão a coisa estar a correr mal.

Tenho que estar a fazer alguma coisa mal, só pode.

Abrigado pela ajuda

Abraços a todos

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto agora da para perceber melhor.

 

Sim 10 litros mas com que água e que parâmetros tem a água que colocas no aquário?Colocas algum produto na água?Para 120 litros, 10 litros é o suficiente, mas tudo depende da quantidade de fauna que tenhas e da qualidade da filtragem.

 

Porquê de 3 em 3 dias? Também não comes todos os dias!? Mais vale dares pouco e alimentares todos os dias.

 

Pastilhas de spirulina, que marca, pois existem muitas que aquilo de spirulina pouco tem e não são desenvolvidas para camarões.

Papa caseira, atenção a isso pois se não for bem formulada e por sua vez bem seca, vai aumentar bastante os fosfatos e pode degradar bastante a água.

A ração da JBL não é má de todo, eu uso mais para Neocaridinas, para Caridinas prefiro dar-lhes uma dieta mais à base de comidas Asiáticas para camarões.

 

Quanto ao filtro, o coração do teu aquário, se tens nessa ordem de baixo para cima então tens tudo ao contrario...Primeiro (no fundo) devem estar as matérias filtrantes biológica, por exemplo, aneis de cerámica depois uma esponja azul, em cima outra matéria filtrante biológica, mas mais porosa, tipo Ada bio rio, substrat pro ou biomax da fluval e só depois a lã. As biobolas pouco te estão a fazer ai dentro para alem de ocupar espaço, se as queres coloca-as no fundo do filtro.

 

Sim compra os testes de preferência de uma marca boa e testa tudo bem.

 

Grande não quer dizer que seja melhor se não tiveres uma manutenção cuidada e regular.

 

Com certeza que alguma coisa está mal, senão eles não morriam.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:unsure: :unsure: :unsure: :unsure: :unsure: :unsure: :unsure:

Bem...então é só asneiras.

Ok...vou então alterar a disposição das matérias filtrante.

Quanto á comida, claro que tens razão...vou mandar vir dai (continente) outra variedade, porque aqui na madeira estamos muito limitados, e o que existe é bem caro. Vou agora mesmo começar a pesquisar loja online e ver o melhor para eles.

De 3 em 3 dias porque foi assim que me aconselharam... :confused4: Já percebi, que ....menos correcto.

Quanto aos teste, qual a marca que usas, penso que aqui só Sera ou Nutrifan (julgo ser assim que se escreve).

Quanto á fauna como referi no inicio, são +- 17Crs e flora:Feto de java, e musgo de java, 1 tronco de videira e nada mais

Bom...dá para ver que estou mal preparado para isto. Mas com calma vou lá.

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Obrigado pela ajuda

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...só para deixar feedback. Julgo ter encontrado a causa das recentes baixas.

 

Realmente as fitas não são muito fiáveis. Fiz o teste de PH e tenho a água a 7.2!!!!!! Medi a agua que tenho nos garrafões e estão a 7.8!!!

Nunca tal tinha acontecido. Deve ter sido por causa dos incêndios a semana passada que vez com que a agua da rede fosse toda utilizada e reposta novamente, alterando assim o ph, porque normalmente é de 6,8 na minha zona.

 

Abraços

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais