Meu 1º Aqua (fria)


Nana Lee

Recommended Posts

  • Replies 88
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O termostato aquece a água, no inverso vai fazer mais jeito, agora arrefecer, o melhor é outros membros ajudarem, visto eu ter um de água quente :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para arrefecer a água só um chiller, é muito usado na água salgada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, infelizmente o forum nuca teve um moderador para água fria e é bem preciso. ;)

 

Mas peixes de água fria não são uns bichos de 7 cabeças mas requerem determinadas condições.

 

Uma das condições é e ja te disse noutro tópico é.....um aquário grande, 130 Litros é curto, 3 ou 4 no máximo.

Esses peixes fofos inclusive o telescópio que morreu ficam em adultos muito grandes...mas mesmo muito grandes, por isso necessitam de aquários grandes.

 

Aquário para .....Kinguios....ou Cometas...ou....Orandas ...ou peixes dourados ou o que lhes quiseres chamar tem-em de ser grandes.....200 L para cima...mesmo 200 L é curto para eles, quando se compram na loja custam entre 2,5 € a 5 € isto porque são muito mas muito pequenos.....se comprares um um pouco maior prepara-te para desembolsar mais de 20 € so por um peixe, nada como compra-los pequenos e esperar que cresçam, mas continuando, peixes dourados requerem parâmetros especiais.

 

A temperatura, bem, não se deve manter eles a 28 º, se assim o fizeres e deres de comer não tarda nada em menos de um ano terás peixes que pesam um Kilo, ficam enormes, se tiveres cometas ou os comuns não tens de ter termostato, se tiveres orandas telescópios e outros do gênero então no inverno tens de ver se a temperatura não desce abaixo dos 16 º, se descer tens de ter um termostato calibrado para a temperatura minima do mesmo.

 

Companheiros, nenhuns, os peixes dourados tem-em de estar sozinhos, vais ter problemas com o pleco....ou não...é uma questão de sorte.

 

Um abraço

 

PS: Kinguios....ou Cometas...ou....Orandas ...ou peixes dourados são todos da mesma familia, dos ovos de um cometa podem nascer telescopios...na realidade são todos carassius auratus, vulgo peixe dourado nem que tenha uns olhos grandes e seja completamente preto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, infelizmente o forum nuca teve um moderador para água fria e é bem preciso. ;)

 

Mas peixes de água fria não são uns bichos de 7 cabeças mas requerem determinadas condições.

 

Uma das condições é e ja te disse noutro tópico é.....um aquário grande, 130 Litros é curto, 3 ou 4 no máximo.

Esses peixes fofos inclusive o telescópio que morreu ficam em adultos muito grandes...mas mesmo muito grandes, por isso necessitam de aquários grandes.

 

Aquário para .....Kinguios....ou Cometas...ou....Orandas ...ou peixes dourados ou o que lhes quiseres chamar tem-em de ser grandes.....200 L para cima...mesmo 200 L é curto para eles, quando se compram na loja custam entre 2,5 € a 5 € isto porque são muito mas muito pequenos.....se comprares um um pouco maior prepara-te para desembolsar mais de 20 € so por um peixe, nada como compra-los pequenos e esperar que cresçam, mas continuando, peixes dourados requerem parâmetros especiais.

 

A temperatura, bem, não se deve manter eles a 28 º, se assim o fizeres e deres de comer não tarda nada em menos de um ano terás peixes que pesam um Kilo, ficam enormes, se tiveres cometas ou os comuns não tens de ter termostato, se tiveres orandas telescópios e outros do gênero então no inverno tens de ver se a temperatura não desce abaixo dos 16 º, se descer tens de ter um termostato calibrado para a temperatura minima do mesmo.

 

Companheiros, nenhuns, os peixes dourados tem-em de estar sozinhos, vais ter problemas com o pleco....ou não...é uma questão de sorte.

 

Um abraço

 

PS: Kinguios....ou Cometas...ou....Orandas ...ou peixes dourados são todos da mesma familia, dos ovos de um cometa podem nascer telescopios...na realidade são todos carassius auratus, vulgo peixe dourado nem que tenha uns olhos grandes e seja completamente preto.

 

Que tamanho atinge um telescópio? Fiquei curioso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vé este video

 

Os telescopios podem atingir quase o tamanho desse num aquario grande.

 

Mas não é por ser num lago, existe uma senhora inglesa que tem um cometa ainda maior dentro de um aquario.

 

 

Este é o tamanho normal para um aquario, no fim ele pega no rancho e tra-lo a frente da camera, vão ver que é mesmo muito grande.

 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&list=FLO28AQI7b2bybtJXPtEQh3g&v=e0l8NYPEp2s

 

PS: estes peixes ja grandes não custam nem 20 nem 40 nem 60 nem 80 nem.....nem...muito dinheiro mesmo.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os dias se aprende, desta eu não fazia ideia :)

Também é verdade que nunca tive, mas assim grande só estava habituado a ver as Koi... Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As kois então ;) , atingem mais de um metro, duram cem anos ou mais e alguns custam mais de um milhão de dollars.

 

Nana Lee, isto são peixes para a vida, duram mais de 10 anos em aquário, em lagos duram perto de 40 anos, existe um livro na fnac muito bom sobre estes peixes que ensina tudo que tens de saber, se quiseres eu digo qual é, tem consciência que eles conhecem-te, e se lhes fizeres mal vais demorar tempo a voltar a ganhar a confiança deles, cuida bem deles que eles merecem.

 

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não vê muito bem pois não? Ou simplesmente, e é a resposta mais óbvia, não está habituado ao aquário.

 

Vou legendar o peixe a falar "Ora vamos por aqui... POING! Nop nop... Deve ser por aqui, la la la, PONG! Nop... Vamos tentar um caminho diferente, POING!" xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, infelizmente o forum nuca teve um moderador para água fria e é bem preciso. ;)

 

Mas peixes de água fria não são uns bichos de 7 cabeças mas requerem determinadas condições.

 

Uma das condições é e ja te disse noutro tópico é.....um aquário grande, 130 Litros é curto, 3 ou 4 no máximo.

Esses peixes fofos inclusive o telescópio que morreu ficam em adultos muito grandes...mas mesmo muito grandes, por isso necessitam de aquários grandes.

 

Aquário para .....Kinguios....ou Cometas...ou....Orandas ...ou peixes dourados ou o que lhes quiseres chamar tem-em de ser grandes.....200 L para cima...mesmo 200 L é curto para eles, quando se compram na loja custam entre 2,5 € a 5 € isto porque são muito mas muito pequenos.....se comprares um um pouco maior prepara-te para desembolsar mais de 20 € so por um peixe, nada como compra-los pequenos e esperar que cresçam, mas continuando, peixes dourados requerem parâmetros especiais.

 

A temperatura, bem, não se deve manter eles a 28 º, se assim o fizeres e deres de comer não tarda nada em menos de um ano terás peixes que pesam um Kilo, ficam enormes, se tiveres cometas ou os comuns não tens de ter termostato, se tiveres orandas telescópios e outros do gênero então no inverno tens de ver se a temperatura não desce abaixo dos 16 º, se descer tens de ter um termostato calibrado para a temperatura minima do mesmo.

 

Companheiros, nenhuns, os peixes dourados tem-em de estar sozinhos, vais ter problemas com o pleco....ou não...é uma questão de sorte.

 

Um abraço

 

PS: Kinguios....ou Cometas...ou....Orandas ...ou peixes dourados são todos da mesma familia, dos ovos de um cometa podem nascer telescopios...na realidade são todos carassius auratus, vulgo peixe dourado nem que tenha uns olhos grandes e seja completamente preto.

 

Thanks a lot!

 

Ja na altura antes de arranjar os 4 andei a procura e pelo que me apercebi, era tudo mutações derivadas dos carassius... Mas há ainda muito para aprender! Queria trocar dois dos meus meninos por outros e ter só 4 se demasiado excerder para 5...

Quanto ao pleco nem lhe tocam... O mesmo nao se pode dizer do desgraçado do caranguejo e do guppy....

 

 

Boas

 

Para arrefecer a água só um chiller, é muito usado na água salgada.

 

Arranja-se nas lojas comuns?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As kois então ;) , atingem mais de um metro, duram cem anos ou mais e alguns custam mais de um milhão de dollars.

 

Nana Lee, isto são peixes para a vida, duram mais de 10 anos em aquário, em lagos duram perto de 40 anos, existe um livro na fnac muito bom sobre estes peixes que ensina tudo que tens de saber, se quiseres eu digo qual é, tem consciência que eles conhecem-te, e se lhes fizeres mal vais demorar tempo a voltar a ganhar a confiança deles, cuida bem deles que eles merecem.

 

 

 

Agradeço :)

 

Quanto a trata-los bem ou mal tento os meus maximos, sei que me reconhecem, que mais nao seja pelo horario da papa :) estou na fase de os habituar a vir comer a mao que se perdeu um bocadi desde que estao num aquario ainda gigante para eles. O meu primeiro oranda (o mais pequeno e malhado) é o unico que se aventura, os restantantes vai com calma. Quanto aos cometas nada a fazer... Sao "bullys" demais ate para mim. Noutro dia tentei dar uma "lasca" finissima de maçã e devoram td... Estou inclusivamente a pensar em "devolver" os cometas para arranjar ou um cauda de veu, ou um lionchu, ou um ranchu ou um telescopio. Ainda nao me decidi...

 

Quanto ao tipo de peixes... Sou fã incndicional e nunca por sombras o meu objetivo foi telos pq ficam bem num globo, e por ser tao raro quem os tenha, com mais vontade fiquei.

 

 

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não vê muito bem pois não? Ou simplesmente, e é a resposta mais óbvia, não está habituado ao aquário.

 

Vou legendar o peixe a falar "Ora vamos por aqui... POING! Nop nop... Deve ser por aqui, la la la, PONG! Nop... Vamos tentar um caminho diferente, POING!" xD

 

LOL....sim, vé muito bem, até demais, esta é num espaço apertado e tem dificuldade em virar.

 

Os telescópios é que são uns ceguetas apesar de terem uns olhos muito grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um chiller arranja-se em lojas de aquariofilia. Se calhar até mais facilmente em lojas online. Não é um artigo barato...

Deixo-te aqui só um exemplo http://fish.aquaristic.net/aquarium-chiller/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

LOL....sim, vé muito bem, até demais, esta é num espaço apertado e tem dificuldade em virar.

 

Os telescópios é que são uns ceguetas apesar de terem uns olhos muito grandes.

 

Os que veem pior ate sao os olhos celesteais (foto de perfil do mad&mor) e os olhos de bolha

http://www.google.pt/search?q=kinguio+olho+de+bolha&oe=UTF-8&hl=pt-PT&client=safari&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=sBn-T5zaCqSV0QXq7di-Bw&biw=1024&bih=644&sei=sxn-T-qHAYnY0QWKyfGnBw#biv=i|9;d|RURhAqBZ9LFxrM:

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Nana Lee, isto são peixes para a vida, duram mais de 10 anos em aquário, em lagos duram perto de 40 anos, existe um livro na fnac muito bom sobre estes peixes que ensina tudo que tens de saber, se quiseres eu digo qual é, tem consciência que eles conhecem-te, e se lhes fizeres mal vais demorar tempo a voltar a ganhar a confiança deles, cuida bem deles que

 

Qual o livro? :)

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Existem aquecedores, os chamados "termostatos" e arrefecedores, os chamados "chillers".

Em conjunto tens os aparelhos da Teco, no link que enviei aparecem. Esses mantêm sempre a água à mesma temperatura.

O normal que se vê nos aquários são os termostatos que só aquecem. Termostato porque aquece até à regulação que definimos e desliga quando a água atinge essa temperatura, voltando a ligar quando esta baixa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao existem termostatos q baixam a temperatura também? Fiquei c a ideia q sim, ou só chillers?

 

Não, os termostatos só têm duas opções, ligado ou desligado. Basicamente consistem num aquecedor e num termómetro. Quando a temperatura baixa do programado, o termómetro diz ao aquecedor para se ligar. Quando a temperatura chegar à temperatura escolhida, o termómetro diz ao aquecedor para se desligar, mantendo assim a água à mesma temperatura.

 

A única maneira de baixar a temperatura da água com um termostato seria se ele de alguma maneira conseguisse "fazer frio", o que obviamente não faz!

 

O chiller é uma opção para arrefecer o aquário, mas é demasiado despendioso. Se tiveres jeito para bricolage, podes sempre montar umas ventoinhas de computador à superficie para ajudar a arrefecer. Até existe quem tenha sistemas que controlem directamente o termostato e as ventoinhas ligando um ou o outro à medida que é preciso.

 

Senão, também estão à venda sistemas já prontos a instalar e especifico para aquários (procura pelas lojas online que é fácil de descobrir)

 

Podes também ir pondo uma garrafa de água congelada no aquário, mas aí é dificil de controlar a velocidade a que a temperatura baixa.

 

Por último, e é talvez a 1a coisa que deves tentar fazer, é apontares uma ventoinha (se tiveres alguma em casa) directamente à superfície, aumentando a interface ar/água e arrefecendo (até certo ponto) a água.

 

Já agora, não tens fotografias do caranguejo? Parece me estranho como é que ele foi parar ao teu aquário. Geralmente para água doce ainda são carotes!!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as ventoinhas são uma outra solução. Mas em dias + quentes... Eu nunca consegui baixar o meu aquário + do que 2 ou 3 graus com ventoinhas.

Na ultima crise de calor, fiz garrafões de 5litros de gelo. Meti o meu 2213 dentro de um alguidar e "quase" coberto de gelo consegui arrefecer um pouco a água. Não muito, mas era o que tinha... Foi o meu DIY de emergência :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente depois de ver alguns dos videos de ryukins e afins... cada vez me parece mais que o Homem devia era estar quieto e parar de brincar ao "Eu sou Deus". Que aberrações.

 

Percebo perfeitamente que o conceito de estética e do que é bonito é muito pessoal, mas criar animais completamente disformes e com óbvias limitações físicas acho que já é demais.

 

E isto é só na aquariofilia.

 

Se olharmos para os concursos de cães e gatos é a mesma coisa. Quantas espécies de cães não foram cruzadas de tal modo para atingirem um certo "ideal" de beleza, e os seus descendentes agora para sobreviverem, nalguns casos, necessitam de operações ou tratamentos dispendiosos.

 

Já para não falar na máfia dos concursos de beleza, em que os animais premiados muitas vezes possuem doenças genéticas (provenientes muitas vezes de sucessivos cruzamentos entre irmãos) gravissimas e debilitantes que são passadas a sucessivas gerações. Como o objectivo dos concursos de beleza é ter um animal premiado para as pessoas poderem pagar pelos direitos de reprodução, essas doenças genéticas nunca desaparecem.

 

Até que ponto é justo fazer os animais sofrer (alguns nem respirar conseguem) só porque meia duzia de pessoas no mundo acham que são bonitos?

 

Desculpem o aparte, mas já agora tentem NÃO comprar peixes "transformados"

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ventoinhas podes sempre fazer algo deste genero :)

http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=162

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.