Cardume de Bettas num Aquário 55x35x30


dg12

Recommended Posts

Boas a todos os leitores.

 

Venho aqui deixar a minha experiência (1 mês e pouco de aquariofilia) acerca de criação de bettas. Como poderão ver no vídeo mais à frente, tenho 3 bettas fêmeas e 1 macho crowntail. Todas as fêmeas estão prontas para a desova, mas o macho não tem interesse na reprodução de momento, apesar de eu já lhe ter 'preparado' alguns ninhos.

 

O macho de vez em quando corre com elas, mas não tem agilidade que chegue coitado icon_smile.gif

 

Ele passa o tempo todo a percorrer o aquário e gosta de descansar nos sítios mais esquisitos (debaixo da maternidade, entre a criadeira e o vidro, atrás do biobox) quando tem plantas altas e fortes para o segurar no cimo do nível de água. É meio molengão.

 

As fêmeas costumam andar em cardume e não andam em despique entre elas.

 

Quando me aproximo do vidro, ou levanto a tampa do aqua, todos se juntam no mesmo sítio, e não há guerra sequer para ver quem come os flocos que lhes dou. Às vezes até as pastilhas de fundo para os ancystrus e peixe-borboleta que tenho são comidas pelos bettas icon_smile.gif

 

Bem, já chega de conversa, vejam o vídeo icon_smile.gif

 

Posso mandar mais fotos ou fazer mais vídeos caso alguém tenha interesse!

 

Cumprimentos, David

 

P.S.: Desculpem a conversa a meio do filme, a falta de jeito do cameraman, e o reflexo da água :/

 

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha última tentativa de reproduzir Bettas a fêmea COMEU o macho. Só sobrou a cabeça... Saí para o trabalho e estava tudo perfeito, quando cheguei só via uma cabeça no fundo.

 

Agora a fêmea mora sozinha num cubo vodafone...

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ João Queirós

 

Boas!

 

Eh pá, isso é tramado. Quem sabe, pode acontecer o mesmo a mim. Mas eu prefiro que seja tudo mais natural. Isso de andar a por bettas em copos de água não acho correcto. E isto é o melhor que consigo arranjar para imitar um habitat para bettas (sem ser sujidade tipo plantações de arroz xD)

 

E o aqua ainda está em fase 'beta', falta dar muito toque àquilo. Com o tempo....

 

E assim eles lá convivem uns com os outros, e acham piada aos ancystrus :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não estava mesmo à espera... Estava tudo normal, eles davam-se bem, não brigavam por comida, e num dia, a fêmea tornou-se assasina :)

 

Mantive-os juntos num aqua de 10L durante um mês.

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ João Queirós

Pois, estou a ver.

Mas o meu aqua é 55x35x30.

Isto também não quer dizer que chego um dia a casa e está tudo revirado de pernas para o ar. Mas de momento naquele aquário é harmonia xD

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pareceu-me que tens uma femea com o corpo do tamanho do macho ou maior, se me pareceu bem tens de ter cuidado porque ela pode lutar com ele e deixa-lo em mau estado... ja me aconteceu =/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Tom_112

 

Boas, eu também tenho reparado nisso. Ela cresceu bastante desde que veio para minha casa.

 

Todas as femeas eram mais pequenas que o macho quando as comprei, estive a verificar isso antes de efectuar a compra. Não sei se é por comer mais que as outras, ou mesmo uma diferença no metabolismo :/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dg12 pode, e deve, ser genética... Um betta macho com um corpo robusto e umas barbatanas grandes é sempre mais bonito que um betta macho com o corpo "normal" e umas barbatanas grandes. É uma boa caracteristica que ai tens, mas tens de arranjar um macho tambem robusto para a reprodução.

 

Vai ficando atento a essa femea porque ela pode dar problemas (depende da personalidade dela). Eu tenho um macho que ate com caracois fica todo eriçado xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais