Ajuda por favor, algas e iluminaçao


Hugo Filipe

Recommended Posts

Boas.

Tenho um aquario plantado de 100x40*50 cerca de 200l brutos

Tenho 4x39w t5 de 10000k, 8000k, 6500k e 4200k ( a primeira duvida prende-se sobre a sequencia destas lampadas, é indiferente certo?)

Tenho essa iluminaçao em 2 calhas separadas mas que estao juntas (calhas pretas normais, mas ambas com refletor plastico da aquaeden, aqui outra duvida, fica melhor com refletor de plastico, espelho, fita de aluminio ou papel de prata? É que vou mandar fazer uma calha de aluminio a medida e assim escolhia o melhor refletor.

 

Em relaçao á luz dou 8horas por dia, os testes estao todos com padroes normais, tenho co2 pressurizado, nao apanha com luz da rua, tenho 9 caridinas japonicas, 2 ansistrus, 4 neritinas zebra e recentemente 2 otos, e mesmo assim tenho tido problemas com algas, filamentosas, tipo cabelo e aquela que disem ser uma bacteria parece gelatina.

 

Será luz a mais?

Posso usar florish exel, nao me vai matar a equipa de limpeza?

 

Nos troncos e no substrato tenho poucas algas, mas tenho.

 

O aquario tem cerca de 2 meses montado.

tenho um filtro de 1050l/h e uma luz uv de 18w a trabalhar 4h por dia

o aquario esta destapado com 25/26ºc e a iluminaçao diretamente em cima

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E sai em português...

 

Descrição:

As "Algas azuis-verdes" não é na realidade uma alga, mas sim Cianobactérias - um grupo de bactérias com um sistema fotossintetizante semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintetizantes. A BGA pode facilmente infestar todo o aquário em poucas horas. Surge como um revestimento verde, preto ou roxo, exalando um mau cheiro quando retirada da água. A BGA pode sufocar plantas e liberar toxinas prejudiciais à saúde dos peixes.

Como qualquer bactéria consumidora de azoto (N), esta esgotará completamente o azoto disponível na coluna de água.

 

Causas:

Nitrato baixo: – normalmente, quando a presença de nitratos é mínima na coluna de água, embora esta seja uma condição desencadeante, é agravado se a bactéria consumir o restante azoto.

 

Excesso de matéria orgânica – Os excessos podem desencadear a BGA.

 

Lâmpadas velhas – As lâmpadas velhas não emitem uma luz utilizável pelas plantas. Esta pode ser mais uma questão de que as plantas não estão a competir pelos nutrientes disponíveis com as algas.

 

Fraca circulação da água – A circulação é fundamental num aquário plantado de forma que não haja “pontos mortos” para que os nutrientes não sejam consumidos apenas localmente, mas em toda extenção do aquário.

 

Tratamento:

Apagão – Estas algas não conseguem viver sem luz. Desligue as luzes e cubra o aquário para a luz não poder entrar durante 3 a 4 dias.

Nota: o apagão só deve ser adotado se houver uma proliferação muito grande e não deverá ultrapassar o recomendado. Após o apagão, deverá retirar todos os esporos e algas mortas do aquário manualmente ou aspirando-as com um sifão.

 

Aumentar o nível de nitratos – Limpar o máximo possívelde algas, fazer uma mudança de água 30 a 50%. Se o nível de nitratos estiver baixo, adicionar um pouco de nitrato de potássio até obter os níveis de 20ppm.

 

Plantas de crescimento rápido – Adicionar plantas que irão competir nutrientes disponíveis na coluna de água com as algas.

 

Tratamento H2O2 ou Seachem Excel

Este tipo de tratamento deve ser feito de forma gradual afim de não se exagerar nas aplicações. È preferível ir eliminando as algas aos pouco através de várias aplicações semanais do que exagerar numa só aplicação diária, uma vez que a exposição prolongada ao excesso de dosagem destes químicos pode ferir ou, eventualmente, matar os peixes e invertebrados.

 

A água oxigenada e /ou Seachem Excel não deve ser doseada na coluna de água como se de um fertilizante se tratasse, mas sim aplicada diretamente nas zonas afetadas.

 

Antes de iniciar o tratamento é muito importante a desativação temporária de todo o equipamento do aquário que possa provocar qualquer movimentação da aplicação de H2O2 ou do Seachem Excel. Desligar filtros, CO2 e bombas de circulação a intenção não é com que o H2O2 ou Seachem Excel o se disperse por todo o aquário.

 

Para este tipo de tratamento use uma seringa para atingir as áreas afetadas. Após 10-15 minutos quando as algas tomarem uma coloração cinza/branco e com a ajuda de um tubo pequeno (CO2) deve-se aspirar o máximo possível das algas.

 

Após cada tratamento deve-se fazer uma TPA.

 

Para uma melhor compreensão deixo aqui o link:

 

http://faao.blogspot.pt/2009/03/h2o2-liquido-maravilha.html

 

Eritromicina – Utilizar este antibiótico na metade da dosagem recomendada diretamente na coluna d´água.

Nota: eritromicina normalmente não costuma debilitar as macrófitas aquáticas.

 

Quanto à iluminação a meu ver não há problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sai em português...

 

Descrição:

As "Algas azuis-verdes" não é na realidade uma alga, mas sim Cianobactérias - um grupo de bactérias com um sistema fotossintetizante semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintetizantes. A BGA pode facilmente infestar todo o aquário em poucas horas. Surge como um revestimento verde, preto ou roxo, exalando um mau cheiro quando retirada da água. A BGA pode sufocar plantas e liberar toxinas prejudiciais à saúde dos peixes.

Como qualquer bactéria consumidora de azoto (N), esta esgotará completamente o azoto disponível na coluna de água.

 

Causas:

Nitrato baixo: – normalmente, quando a presença de nitratos é mínima na coluna de água, embora esta seja uma condição desencadeante, é agravado se a bactéria consumir o restante azoto.

 

Excesso de matéria orgânica – Os excessos podem desencadear a BGA.

 

Lâmpadas velhas – As lâmpadas velhas não emitem uma luz utilizável pelas plantas. Esta pode ser mais uma questão de que as plantas não estão a competir pelos nutrientes disponíveis com as algas.

 

Fraca circulação da água – A circulação é fundamental num aquário plantado de forma que não haja “pontos mortos” para que os nutrientes não sejam consumidos apenas localmente, mas em toda extenção do aquário.

 

Tratamento:

Apagão – Estas algas não conseguem viver sem luz. Desligue as luzes e cubra o aquário para a luz não poder entrar durante 3 a 4 dias.

Nota: o apagão só deve ser adotado se houver uma proliferação muito grande e não deverá ultrapassar o recomendado. Após o apagão, deverá retirar todos os esporos e algas mortas do aquário manualmente ou aspirando-as com um sifão.

 

Aumentar o nível de nitratos – Limpar o máximo possívelde algas, fazer uma mudança de água 30 a 50%. Se o nível de nitratos estiver baixo, adicionar um pouco de nitrato de potássio até obter os níveis de 20ppm.

 

Plantas de crescimento rápido – Adicionar plantas que irão competir nutrientes disponíveis na coluna de água com as algas.

 

Tratamento H2O2 ou Seachem Excel

Este tipo de tratamento deve ser feito de forma gradual afim de não se exagerar nas aplicações. È preferível ir eliminando as algas aos pouco através de várias aplicações semanais do que exagerar numa só aplicação diária, uma vez que a exposição prolongada ao excesso de dosagem destes químicos pode ferir ou, eventualmente, matar os peixes e invertebrados.

 

A água oxigenada e /ou Seachem Excel não deve ser doseada na coluna de água como se de um fertilizante se tratasse, mas sim aplicada diretamente nas zonas afetadas.

 

Antes de iniciar o tratamento é muito importante a desativação temporária de todo o equipamento do aquário que possa provocar qualquer movimentação da aplicação de H2O2 ou do Seachem Excel. Desligar filtros, CO2 e bombas de circulação a intenção não é com que o H2O2 ou Seachem Excel o se disperse por todo o aquário.

 

Para este tipo de tratamento use uma seringa para atingir as áreas afetadas. Após 10-15 minutos quando as algas tomarem uma coloração cinza/branco e com a ajuda de um tubo pequeno (CO2) deve-se aspirar o máximo possível das algas.

 

Após cada tratamento deve-se fazer uma TPA.

 

Para uma melhor compreensão deixo aqui o link:

 

http://faao.blogspot.pt/2009/03/h2o2-liquido-maravilha.html

 

Eritromicina – Utilizar este antibiótico na metade da dosagem recomendada diretamente na coluna d´água.

Nota: eritromicina normalmente não costuma debilitar as macrófitas aquáticas.

 

Quanto à iluminação a meu ver não há problema.

 

Muito obrigado pela ajuda.

Tive a espreitar o teu projeto, estas no bom caminho mas tambem nao anda facil... os plantados fazem doer a cabecinha...

 

Essa da circulaçao... eu tive uma epidemia de algas quando meti a saida de agua vinda do filtro apontada para o vidro de tras por questoes esteticas e depois de pesquisar resolvi mudar e desde ai que nao piorou mais.

quando liguei o filtro a uv tambem reduziu a força de saida de agua mas penso que mesmo assim chegue...

 

Com as algas que tenho no meu aqua para nao estragar o layout secalhar so mesmo com flourish que deve chegar amanha, assim como a minha mala de testes...

 

As BGA só estao mesmo no vidro da frente na zona do substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ampulárias são óptimas com algas, mas a maioria diz que são feias para ter junto com os peixes bonitos :/

Gostos não se discutem, mas que são "necessárias" no aquário.. lá isso são. Fêmea e macho juntos pode dar muitas ampuláriazinhas :P

Apenas uma opinião.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testes feitos antes de fazer tpa

 

nitritos 0

fosfatos 0

ferro 0

nitratos um pouco nada mais que 0

kh 5

ph 7

amonio 0

amonia 0,003

 

mas de onde raio vem tanta alga?

filamentosas

tipo cabelo

bga

e umas tipo cabelinhos pequenos verdes no vidro

 

ajudem-me por favor que estou a desesperar

Editado por Hugo Filipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testes feitos antes de fazer tpa

 

nitritos 0

fosfatos 0

ferro 0

nitratos um pouco nada mais que 0

kh 5

ph 7

amonio 0

amonia 0,003

 

mas de onde raio vem tanta alga?

filamentosas

tipo cabelo

bga

e umas tipo cabelinhos pequenos verdes no vidro

 

ajudem-me por favor que estou a desesperar

 

As algas vêm do facto de teres um sistema que aparentemente não completou o ciclo do azoto...

 

Enquanto não tiveres o sistema equilibrado e uma concentração suficiente de nitratos e fosfatos no aquário, as algas não vão desaparecer. Tens plantas? Não referes.

 

Acho que devias investigar um pouco o ciclo do azoto e ver se não saltaste/falhaste algum passo. Tens aí um caso complicado.

 

E não sei se não deverias desligar o CO2, não tá aí a fazer nada, visto que também não há nada para ajudar as plantas (que não sei se tens) a incorporar o carbono que elas precisam.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas respostas.

 

Sim tenho plantas.

2 ricia

3 vasos de matogrossence

mais 6 vasos de outras que nao sei o nome :S

tenho a parte de tras do aqua e o meio todo com plantas coberto

frente tenho o tapete tipo relva.

 

Desculpem mas nao sei o nome das plantas, depois se ajudar meto foto.

 

Eu tenho fertelizado com G7 da tropica

 

E como sei se tenho o ciclo de azoto completo ou nao?

Editado por Hugo Filipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes quando não tens amónia ou nitritos no aquário e quando tens nitratos.

 

ok. Uma dúvida esclarecida, vamos ao resto.

 

Algo se passa com essa amónia no aquário, se já tivesses o ciclo feito supostamente não terias amónia. Esse filtro não estará a precisar de uma limpadela?

 

Outra coisa que possa estar a acontecer é que as tuas plantas estão consumir todos os nutrientes da coluna de água, como tens poucos peixes (logo também não entra muita comida) não há produção de nitratos e fosfatos provenientes da decomposição da comida e dos produtos de excreção dos peixes. Basicamente as plantas estão a consumir mais do que está a ser produzido.

 

Tens que aumentar a fertilização (sobretudo de MACROS) até não teres falta de nenhum dos nutrientes essenciais.

 

Só quando tiveres esse problema resolvido é que vale a pena tratar das algas, até lá vão estar sempre a aparecer.

 

Mas lá está 1º temos que descobrir se o problema é o ciclo mal feito, ou pouca produção no aquário.

 

Explica aí passo a passo como fizeste o ciclo, todos os pormenores são importantes

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ultima novidade ja vejo pearling....

 

Fiz tpa de 60%

Podei o maximo possivel

retirei o maximo numero de algas que consegui, mesmo assim ficaram muitas nas plantas, que para sair so cortando...

lavei o filtro (tava cheio de cenas viscosas devia ser algas) com agua do aqua

meti 20ml de g7

meti 20ml de bacterias da api

meti 20ml de acondicionador da api

 

testes faço amanha hoje ja nao tenho sol para ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes quando não tens amónia ou nitritos no aquário e quando tens nitratos.

 

ok. Uma dúvida esclarecida, vamos ao resto.

 

Algo se passa com essa amónia no aquário, se já tivesses o ciclo feito supostamente não terias amónia. Esse filtro não estará a precisar de uma limpadela?

 

Outra coisa que possa estar a acontecer é que as tuas plantas estão consumir todos os nutrientes da coluna de água, como tens poucos peixes (logo também não entra muita comida) não há produção de nitratos e fosfatos provenientes da decomposição da comida e dos produtos de excreção dos peixes. Basicamente as plantas estão a consumir mais do que está a ser produzido.

 

Tens que aumentar a fertilização (sobretudo de MACROS) até não teres falta de nenhum dos nutrientes essenciais.

 

Só quando tiveres esse problema resolvido é que vale a pena tratar das algas, até lá vão estar sempre a aparecer.

 

Mas lá está 1º temos que descobrir se o problema é o ciclo mal feito, ou pouca produção no aquário.

 

Explica aí passo a passo como fizeste o ciclo, todos os pormenores são importantes

 

tenho 35 neons

um casal de ramirezi

5 neons rosa

3 bebados

uns 10 guppys

uma cory

2 ansistrus

9 caridina japonica

2 otos

1 red cherry :naughty:

 

O inicio foi complicado pois estava tudo estudado para um aqua de 120l que iniciei e partiu o fundo tive de trocar tudo a voar para este de 200l

 

fiz tpa 50% no 2º dia

e 25% durante 3 dias

 

passado umas 2 semanas tive de por o casal de ramirezi senao iam morrer no outro aqua onde estavam, e arrisquei ou morriam aqui ou morriam ali, aqui sobreviveram

 

ao fim de 1 mes pus os guppys e a equipa de limpeza

os neons tenho posto 10 em cada semana

 

As algas tenho-as desde que atrofiei a circulaçao de agua metendo o bico de pato contra o vidro de tras :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... se já tivesses posto a informação toda do aquário se calhar torna-se mais fácil ajudar-te...

 

Esse aquário tá uma grande confusão!

 

Usaste água do aquário que se partiu e puseste nesse? e o aquário que partiu, já tinha o ciclo feito? O filtro é o mesmo?

 

Mas vamos partir do principio que tens o ciclo feito, acho que só pode ser a segunda hipótese que te disse.

 

Tens que arranjar maneira de teres nitratos e fosfatos nesse aquário

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... se já tivesses posto a informação toda do aquário se calhar torna-se mais fácil ajudar-te...

 

Esse aquário tá uma grande confusão!

 

Usaste água do aquário que se partiu e puseste nesse? e o aquário que partiu, já tinha o ciclo feito? O filtro é o mesmo?

 

Mas vamos partir do principio que tens o ciclo feito, acho que só pode ser a segunda hipótese que te disse.

 

Tens que arranjar maneira de teres nitratos e fosfatos nesse aquário

 

Quando se partiu tinha uma semana e um pearling fantastico que deixa saudades...nunca mais o vi

Nao usei a agua porque quis foi despejar antes que me arruinace a sala, comprei este depois

o filtro é o mesmo

amanha ja vejo os nitratos e fosfatos, se tiver a 0 meto mais fertelizante secalhar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho as minhas dúvidas sobre as tuas plantas estarem a fazerem pearling. Se estão limitadas pelos nutrientes, dificilmente as taxas de respiração delas serão suficientes para elas saturarem a água com O2.

 

Desconfio que as bolhas que estás a ver sejam bolhas que ficaram presas quando encheste o aquário (se calhar despejaste a água directamente no aquário) ou devido a forte circulação à supeficie, e se estão agora a libertar aos poucos.

 

 

Nao usei a agua porque quis foi despejar antes que me arruinace a sala, comprei este depois

 

E também não puseste um pouco de comida todos os dias quando montaste o novo aquário para fomentares o crescimento das bactérias nitrificantes e iniciares o cilco do azoto aposto...

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.