Ventoinhas


Rikass

Recommended Posts

Boas, tenho me deparado com problemas e subidas de temp. repentinas nos meus aquario e gostava de saber como adaptar umas ventoinhas/coolers de PC's para os dois aquas...Disseram-me que podia ligar a um transformador tipo carregador de telemovel??? Mas sou muito leigo no ramo da electricidade...Alguém podia ajudar-me? Aceito outro tipo de adaptações ou ideias para adaptar ventoinhas aos aquarios deixem links de outro topicos com o mesmo assunto se souberem, Obrigado

 

P.S - Já agora o aqua maior tem 100cm comprimento, 40cm altura e 30cm profundidade, e o menor (nano) tem 18 litros brutos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplificando ao máximo:

Transformador de 12v e as ventoinhas também(normalmente são).

Depois tens de ligar apenas 2 cabos.

A ter em atenção: não podes exceder a amperagem do transformador, isto e, para um transformador de 0,8A podes ligar ventoinhas que façam um total de 0,8A no máximo (ex. Duas de 0,3A).

 

SIMPLIFICANDO MUITO!

 

Alguma duvida avisa!

Abc

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplificando ao máximo:

Transformador de 12v e as ventoinhas também(normalmente são).

Depois tens de ligar apenas 2 cabos.

A ter em atenção: não podes exceder a amperagem do transformador, isto e, para um transformador de 0,8A podes ligar ventoinhas que façam um total de 0,8A no máximo (ex. Duas de 0,3A).

 

SIMPLIFICANDO MUITO!

 

Alguma duvida avisa!

Abc

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplificando ao máximo:

Transformador de 12v e as ventoinhas também(normalmente são).

Depois tens de ligar apenas 2 cabos.

A ter em atenção: não podes exceder a amperagem do transformador, isto e, para um transformador de 0,8A podes ligar ventoinhas que façam um total de 0,8A no máximo (ex. Duas de 0,3A).

 

SIMPLIFICANDO MUITO!

 

Alguma duvida avisa!

Abc

 

Obrigado ;)

Processo idêntico ao do Goncalo.zamith mas com imagens http://www.seahorse....t/diyfans.shtml

 

Cumprimentos

:Smile-PT:

 

Com as imagens ajuda IMENSO muito obrigado, mas tenho uma duvida aquele transformador não tem "nenhuma ficha para ligar a uma tomada" como arranjo um com isso e onde? Obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as imagens ajuda IMENSO muito obrigado, mas tenho uma duvida aquele transformador não tem "nenhuma ficha para ligar a uma tomada" como arranjo um com isso e onde? Obrigado ;)

 

Olá!

 

O transformador tem ficha para ligar a uma tomada.

 

j9cZ52McKB7tF.jpg

 

A ficha é que tem uma forma diferente das usadas cá na Europa http://2.bp.blogspot...TRICAL+PLUG.jpg

 

Agora só mais duma dica que não vem mencionada no tutorial.

Existem ventoinhas que têm 3 fios: 1 preto (-), 1 vermelho (+) e 1 amarelo. Neste caso o fio amarelo não nos interessa e não se liga a lado nenhum. Serve apenas para as situações em que a ventoinha está ligada a um computador; para o informar do número de rotações a que está a funcionar.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Editado por Pedro Centena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O transformador tem ficha para ligar a uma tomada.

 

j9cZ52McKB7tF.jpg

 

A ficha é que tem uma forma diferente das usadas cá na Europa http://2.bp.blogspot...TRICAL+PLUG.jpg

 

Agora só mais duma dica que não vem mencionada no tutorial.

Existem ventoinhas que têm 3 fios: 1 preto (-), 1 vermelho (+) e 1 amarelo. Neste caso o fio amarelo não nos interessa e não se liga a lado nenhum. Serve apenas para as situações em que a ventoinha está ligada a um computador; para o informar do número de rotações a que está a funcionar.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

 

 

 

Ok obrigado e diga-me uma coisa se eu quiser fazer um conjunto de tres ventoinhas é preciso só um transformador de 36 volts (12v das ventoinhas X 3) ou tem de ser um transformador de 12 volts para cada ventoinha? É que não sei se é sifeciente para esfriar o meu aqua maior (120 litros brutos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Eu nunca montei um sistema destes. Mas por aquilo que já li e como foi dito acima pelo goncalo.zamith, basta um transformador que tenha amperagem suficiente.

 

Ou seja, se tiver 3 ventoinhas de 12v e 0.03A cada, vai precisar de um transformador de 12v e 90mA (0.03A x 3). Se o transformador tiver maior amperagem penso que não haverá problema, o que não pode ter é menos. Se tiver menos amperagem o sistema ou não funciona ou as ventoinhas trabalham muito devagar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em qualquer loja de rua que venda componentes electrícos ou numa loja dos chinese (se confiar nos padrões de qualidade deles :rolleyes:).

 

Não se esqueça de verificar primeiro a voltagem e amperagem das ventoinhas que vai usar antes de comprar o transformador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok e mais uma duvida como é que ligo as quatro ventoinhas (afinal necessito de quatro) ao transformador?

Da mesma forma que ligar so uma? Os "fios" tem polo positivo e polo negativo? (os das ventoinhas)

 

P.S- e já agora desculpe a burrice, mas para quatro ventoinhas é necessário quantos mA? 120mA?

Editado por Rikass
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fio preto é o polo negativo e o vermelho o positivo.

 

Liga as quatro ventoinhas como se fossem só uma. Todos os fios pretos ligam ao polo negativo do transformador e todos os fios vermelhos ligam ao polo positivo do

transformador.

 

Se quiser ligar quatro ventoinhas de 0.03A terá de usar um transformador de 120mA (0.03 x 4 = 0.12A).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, e nos transformadores em que os fios são todos pretos como sei se é negativo ou positivo? E outra coisa tem de ser mesmo 120 mA ou mais também dá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, e nos transformadores em que os fios são todos pretos como sei se é negativo ou positivo? E outra coisa tem de ser mesmo 120 mA ou mais também dá?

 

Boas, Rikass.

 

Nesse caso, há um dos fios que tem um risco branco, esse é que é o negativo.

 

Cumps.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais