Bolhas grandes e pequenas


Joao krub

Recommended Posts

Espera uma semana só para ver se aparecem nitratos para ficar descansado que a colónia de bactérias está a trabalhar como deve ser.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

INFELIZMENTE.... aqui estou eu novamente....

 

Morreu uma corydora paleatus (cheguei agora e liguei a luz um bocadinho para ver os peixes) e tava a cory na zona do filtro a "brincar" com a corrente, mas para meu mal estava morta.

 

Bem, os testes continuam com valores normais! Não sei se referi, mas nesta cory faltavam duas barbatanas desde que a comprei. Poderia já estar doente e sobreviveu o mais que conseguiu? Pode ter sido da amónia/nitritos que se arrastaram durante algum tempo?

 

Sem manchas brancas, pontos brancos, guelras vermelhas, sem "algodão"... nada me aparenta para doenças. Alguma coisa que eu deva observar melhor? Já retirei do aquário.

 

Tony, pff.. ajuda..

 

Mas também não é isto que me vai deitar abaixo, já passei por isto e é uma coisa "normal e natural".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É sempre chato essas coisas acontecerem mas é como dizes, pode ter sido a amónia ou os nitritos a acabarem com ela. Visto que já não estava nas melhores condições, foi a que não aguentou. Quanto ao "timing", mortes por nitritos podem ocorrer dias ou até semanas depois do ocorrido isto porque os nitritos danificam bastante o sistema respiratório dos animais. basta depois um pequena queda de O2 na água e os peixes que ficaram mais afetados não conseguem suportar. No caso das corys até não costuma ser isso pois podem processar o oxigénio retirado diretamente do ar através dos intestinos. De qualquer das maneiras, já mediste os parâmetros todos e está tudo em ordem portanto nada mais podes fazer do que ir vigiando o resto da fauna.

 

Uma coisa que podes verificar (mas agora já é capaz de ser difícil de ver) é se as "abas" que tapam as guelras estão ligeiramente dobradas ou viradas para fora o que normalmente significa danos por nitritos.

 

De resto... vai vigiando as a fauna e os parâmetros e espera mais uns dias antes de meteres mais animais.. não vá haver qualquer coisa mais grave (mas não me parece).

 

Abraços

 

Tony

 

PS: a verdade é que as primeiras duas semanas são as mais criticas com peixes acabados de introduzir... as vezes simplesmente morrem sem razão aparente e pode ser de qualquer coisa... desde problemas que já vieram da loja como transporte até à loja ou até na criação. Os otos são excelente exemplo disso que nos primeiros meses (sim meses) há sempre uma razia na população adquirida isto porque são apanhados com venenos e químicos e muitos deles têm danos internos que num curto espaço de tempo acabam por matá-los. há lojas que não querem otos porque se não os vendem depressa, perdem imensos exemplares e não compensa.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom ler explicações tuas, contém muita informação. Obrigado

 

Quanto à corydora, reparei que o filtro (novamente, se calhar posso ter movido nas TPA's e desprendeu-se) está ao nível da água (o que confirma o tema "Bolhas grandes e pequenas", falta de circulação de água).

Devido a isto, perde-se algum efeito nas trocas gasosas (O2 neste caso). Mesmo assim, como disseste, as corys têm capacidade de respirar O2 diretamente do ar.

Lá está... como o ciclo do azoto (não acabou por ratoeira, agora percebo que se enganem nos picos) e já tinha fauna, foi dificil assimilar a má agua. Bem, O Paul também fez parte, vocês meio-que me avisaram. Bem, Erros são sabedoria.

 

Acredito que foi amónia/nitritos que atacaram a presa mais débil. A ver os outros...

 

Testes + observação vai ser prioridade. Sim, vou tentar ver a tua sugestão das guelras.

 

Mais uma vez, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As restsantes corys parecem muito bem... mas a outra também parecia e já se foi (espero que tenha sido por estar debilitada fisicamente)

 

Em relação aos nitratos começo a ficar um bocado chateado/irritado e pensativo (estou a fazer mal o teste, ele nao funciona ou não tenho mesmo nitratos?). Continuo a zero... a água do teste está um pouco mais turva. Será nitratos a aparecer? Deitei ainda menos quantidade do pó reagente. Amónia/nitritos zero.

 

Acho que estou a fazer progressos... mas vou tentar ir à loja de um colega meu a ver se pff me faz o teste aos nitratos.

De qualquer maneira vou permanecer paciente e esperar que isto se resolva... estou mortinho por ver mais vida no meu aquariozito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ALTO!! sim... fiz o teste de noite sem luz solar (eu sei.. eu sei.. mas sou curioso)

 

olhei agora para a proveta e aquilo não é água transparente. Segundo o teste, se apresenta uma coloração rosada, é porque estão aqui nitratos.

Amanhã de manhã teste novamente.

 

Bem, já li aqui algures o que seria nitratos suficientes... mas juro que não me lembro... vou dar uma espreitadela quando puder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, um aquário vazio é quase um crime! Mas as coisas têm de ser bem feitas! Com calma vamos lá!! :)

 

Se calhar até já começas a ter nitratos, mas as plantas podem estar a consumir o pouco que já está a aparecer. Por isso é que o teu teste pode estar a dar zero.

 

Experimenta fazer dois testes, um antes das luzes se acenderem e outro depois de se apagarem a ver se há diferença.

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes testes e mais testes :) não é por 15€ +/- que vou deixar de verificar isto.

 

Confesso que não me passou pela cabeça que as plantas tivessem a consumir os nitratos. Mas mesmo assim, em condições normais acho que devia ter um pouquinho mais de nitratos. Bem, a ver vamos.

 

atualização.... esqueci-me

 

retirei a planta micranthemum ambrosum

adicionei 2 anubias nanas... ou seja agora são 4 e não duas. Bem, os nitratos devem mesmo estar a ser consumidos pelas plantas (Na altura tinha encomendado as plantas na loja.. não queria ficar mal e fui na mesma buscar as plantas)

 

Apesar de serem anubias, devo-me preocupar (muito) com nutrientes para elas? macro e micro?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava aqui a pensar em recuperar o meu antigo aquário e fazer outro com melhores cuidados/informação com tempo... mas o filtro e termostato ainda fica +/- caro. Comprar um 20-30L + equipamento fica do mesmo preço que o filtro + termostato para o aquário antigo.

A ideia era ter um aquário de criação (refugio dos alevins, criação) e algumas plantas necessárias para "dar vida aos vidros"

 

Ideias das vossas experiências?

 

Melhor escrever um guião disto e depois iniciar novo tópico.

DE qualquer das maneiras, primeiro está este e depois com calma penso noutra. Queria era uma opinião para ir fazendo as coisas aos passos... o dinheiro não estica

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres criação, acabas por ter um segundo aquário dedicado a esses bichos... eu tenho o meu de 60L (principal) e tive que montar um nano (20L) para transferir para lá os meus ancistrus bebés... depois como aquilo ficava muito vazio (apesar de ter la 20 ancistrus) arranjei dois guppies para colorirem aquilo, umas rochas e umas plantas rasteiras... esse está cheio de caracois até ao topo e não fertilizo nem nada porque o objetivo é ser um aquário de engorda dos ancistrus e nada mais.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, venho deixar aqui o meu muito obrigado pela ajuda que me deram.

 

Pelos resultados que estou a ter acho que agora é só deixar a coisa andar e tratar do aquário como mandam as regras :)

 

Vou observar o comportamento dos peixes e durante a próxima semana devo comprar companhia para as corys a ver se isto anda prá frente.

 

Obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

talvez devo ter posto muitas linhas nos posts e Tony acho que não viste uma pergunta minha:

 

Quero retirar o carvão activado do filtro e o que devo colocar no lugar dele? Neste momento acho que o carvão não está a fazer grande coisa ali. Convém colocar outra matéria filtrante em vez de nada, certo?

 

(recuperar o meu aquário antigo vai ser cá uma despesa... ainda não sei quanto fica substituir o vidro. O meu medo é que silicone eles vão usar, não queria ter de comprar só por 1 vidro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que tens uma biobox? Se for o caso, mete mais cerâmicas que isso não deve ter assim tanto espaço la dentro por isso aproveita o espaço que tens para meter mais cerâmicas.

 

Abraços

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

continua tudo bem, venho apenas aqui colocar uma questão à qual imagino a resposta, mas...

 

Estou a sentir-me um bocado arrependido de não ter posto substrato fértil. Pensei que haveria muitas mais espécies de plantas que não necessitam do substrato fértil.

Imagino que tenho de pelo menos tirar os peixes, retirar o areão e talvez a água toda... estou também a pensar em montar outro aquário lá para os finais do ano. Devo esperar e quando tiver esse, aí sim faço a remodelação a este?

 

Tony, Paul? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes fazer ja...

tens de arranjar uma caixa plastica grande para tentares transferir a maior parte da agua, os peixes, os equipamentos e a decoração

retiras o subestrato e aproveitas e fazes uma lavagem smples do aqua...

colocas o subestrato fertil, inerte decoração, enches com a agua que guardas-te colocas os equipamentos e os peixes de volta e prefazes o resto com agua sem cloro...ficas-te logo com uma tpa feita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer já mas...

 

Quando fizeres o outro aquário será dificil reaproveitares esse substrato, pelo simples facto que a separação dos dois é dificil de fazer, quando quiseres mudar de um para o outro, vais misturar o inerte com fértil.

 

Se o aquário for maior, podes aproveitar mesmo assim esse substrato misturado, completas com mais um pouco de substrato fértil e depois colocas o inerte que quiseres por cima (não sei se estás a perceber a ideia ;))

 

Senão, e se tiveres paciencia, podes sempre usar uma mangueira para aspirares o areão inerte e separares um do outro, mas que PACIÊNCIA!!!

 

Se decidires pôr o substrato fértil já, aplica o que o Eliezer disse, não há outra maneira de o fazer! ;)

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Senão, e se tiveres paciencia, podes sempre usar uma mangueira para aspirares o areão inerte e separares um do outro, mas que PACIÊNCIA!!!

 

 

Abraço

 

outra maneira...escumadeira e agua...é mais facil e fica logo limpo, por norma o fertil é sempre muito mais fino que o inerte logo lava-se :D...

 

agora um conselho...se tens maria em casa estás tramado pois irás fazer uma bela cagada pelo chão....(eu pelo menos fiz e eram tolhas panos bacias e tudo e mais alguma coisa e foi uma real trapalhada...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma atualizaçãozita:

 

Está tudo a correr como planeado (para já). Não resisti aos barbos tigre, tive mesmo de adquirir e hoje é dia de ir comprar mais alguns a ver se faço aqui um cardume. As cores dos meus 3 barbos estão muito mais vivas do que quando comprei :)

 

bom sinal, certo?

 

Outra coisa, nas TPA's devo repor a água que foi evaporando? Suponho que sim, senão a looooooOOngo prazo acabo por ir "perdendo" muita água. Correto?

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, más notícias. Morreu um barbo tigre, era o mais pequeno.

Ontem foi dia de TPA, mas parece que só piorou. Hoje, levantei-me e fui ver os peixes e vi logo um barbo colado às entradas de água do filtro de barriga para cima, e pensei cá para mim: "queres ver que foi PH da água nova?"

Fui medir os testes e de 6,5 estava nuns famosos 7,0 (quase a atirar para os 7,2). Deixei a água a repousar, deitei acondicionador.

 

Estive a ver o peixe e mesmo com uma lupa não vi nada de nada. Estava normal, os olhos não estavam brancos como de costume (pode ter sido porque tinha morrido à pouco?), os peixes que costumo ver mortos apresentam olhos esbranquiçados.

 

Terá sido outra coisa qualquer? Ainda não tive tempo de realizar os outros testes.

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode ter sido simplesmente porque era mais fraco do que os outros. Sabes que na hora da comida eles ficam malucos, e ele por ser mais pequeno talvez não conseguisse tanto quanto precisava.

 

É apenas a lei da vida suponho... se tivesse na natureza, talvez nem tivesse sobrevivido tanto tempo!!

 

Mede o pH antes e depois de fazeres a TPA, para veres o quanto a água nova faz subir o pH do aquário. Mas não me parece que tenha sido o caso!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também fiz o teste de PH à água da torneira e é alcalina, o que no meu caso é mau para as minhas espécies que preferem acidez. 7.0 é neutro e aconselhável, mas houve uma variação de uns milhares no PH... que é grave!

Agora pergunto, na altura da TPA, coloco o acondicionador na água de troca, ou depois da TPA no aquário? (já me disseram que depende do meu acondicionador mas não consegui encontrar resposta).

 

O barbo comia bem, respiração normal, sem doenças aparentes... tudo ok. Será mesmo "lei da vida"?

 

Vou voltar a testar o PH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.