Recommended Posts

Publicado

Boas. Tenho um aquário de 400 litros comunitário com Discus há pouco mais de meio ano. Gosto de ambientes muito plantados, pelo que o meu último investimento foi uma nova iluminaçao usada da Blau, 4x80w. Por consequente, e baseando-me nos tópicos do fórum, recomendaram-me começar a injectar CO2. Comprei um extintor de 2 kg, com o equipamento completo, mas falta-me o difusor.

Como os meus conhecimentos sobre o tema sao só mesmo os que vou adquirindo nos foruns que sigo, surge-me uma dúvida: Que difusor compro? Ou reactor?

Agradeço desde já qualquer ajuda/opiniao, e prometo postar o setup e fotos do aquário em questao.

Publicado: (editado)

Agradeço desde já qualquer ajuda/opiniao, e prometo postar o setup e fotos do aquário em questao.

Viva,

Convinha até porque ninguem sabe o que tens. Deduzo que tenhas plantas já que se fosse o contrario porque irias meter CO2!?

Compra um difusor ou reactor ( mais caro e mais eficiente ), mas o meu conselho é aconselhar-te tambem junto de uma loja. Compra tambem um teste permanente de CO2 para saberes o que estas a meter no aquario e informa-te por exemplo no site da Tropica até porque eles agora disponibilizam a exigencia de cada planta em termos de CO2, o que é util para se poupar algum.

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Boas, cá vai ;)

*- Nome das plantas:

ludwigia red, staurogyne, sagitaria subulata, weeping moss, vallisneria, cryptocoryne avermelhada

*- Dados do aquário:

Juwel Rio 400

151 x 51 x 66 cm(CxLxAl)

*- Parámetros da agua do aquario

*- NH3/NH4(amonio/amoniaco) (mg/l): 0

*- NO2 (nitritos) (mg/l):

*- NO3 (nitratos)(mg/l):

*- pH: 6.2

*- gH(ºdH):

*- kH(ºdH): 0

*- Fe (hierro) (mg/l):

*- PO4 (Fosfatos) (mg/l):

*- Temperatura (ºC): 28/29

*- Iluminaçao:

Blau aquarist T5 4x 80 w

- ¿Horas de luz, fotoperiodo? :

8 horas diárias, das 15:30 às 23:30

*- tipo de substrato

Fertiplant, camada de 1cm e arena sílica por cima

Fauna:

8 discos alevins y jovens, entre os 6 e os 14 cm

30 hemigrammus Rhodostomus

2 ramirezzis

6 corydoras albinas

3 platys

algumas guppies, q fornecem "alimento"

aquagera.jpg

Publicado:

Boas,

Já que não tens difusor e tens um aquário comprido, recomendo qualquer coisa deste género:

http://www.ebay.com/itm/Aquarium-tank-CO2-Atomizer-system-diffuser-12-16-mm-NEW-/261011195590?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cc57ac6c6

Liga-se à mangueira de saída de água do filtro para o aquário. Assim o CO2 vai já dissolvido na água e, dependendo do caudal do filtro, espalha-se de uma forma mais eficaz por todo o aquário. Recomendo utilizares um drop checker para controlares a concentração de CO2.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Obrigado, Aires, fico mais aliviado. Já agora, se nao for abusar... gostaria de fazer tapete com plantas, para cobrir todo o fundo do aquário, mas o rapaz da plantasdeacuarios.com, onde costumo fazer algumas compras disse que se o aquário tem mais de 40 cms de altura, devo precisar de iluminaçao HQI... é verdade, ou posso tentar? pra já pus algumas staurogyne que comprei a um colega do forum.

Publicado: (editado)

Boas,

Sim penso que foi boa compra, o funcionamento é o mesmo. Relativamente ao tapete, depende da planta que optares. Se for cuba, por exemplo, exige bastaste ao nível da iluminação e substrato fértil. Mas podes optar pela eleocharis parvula cujas exigências são muito menores e a tua iluminação é mais que suficiente para esta planta. Eu fiz tapete com sagitaria subulatta e tenho 40 cm de altura e apenas 2 X 54W. Relativamente à staurogyne, não conheço mas nada como experimentar :smile2:

Já agora, no meu caso o tapete ficou assim (a qualidade não é lá grande coisa. É de telemóvel):

IMG_20120506_133050.jpg

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Acho que as condições que tens são suficientes para qualquer planta de tapete.

Já agora fazes algum tipo de fertilização?

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Ainda nao, só vou começao com o CO2 na terça-feira... Achas que devo começar a fertilizar?

Publicado:

Ainda nao, só vou começao com o CO2 na terça-feira... Achas que devo começar a fertilizar?

Isso é uma boa pergunta. Já tinhas o aquario antes com as mesmas plantas e nunca fertilizaste? Nem Co2 metias?

AquaGranum , NanoLab

Publicado:

ate agora tinha as plantas que estão no aquario, com 2 t5 de 54w e nunca fertilizei, só mesmo com o substrato fértil Fertiplant que tenho por baixo da areia, e elas cresciam mt mesmo, mas como agora quero fazer tapete... ( não de arraiolos lol)

Publicado:

A pergunta que te fiz já fiz a mim proprio. Porquê introduzir fertilizantes na água se temos substrato fertil. Um tema para discussão certamente... mas não agora.

Acho que CO2 é imprescindível principalmente se vais meter plantas de tapetes e as fertilizações se calhar devias fazer tambem.

AquaGranum , NanoLab

Publicado:

Hoje deve chegar o equipamento, e amanha o reactor e o DC, assim já posso pôr tudo a funcionar.

Já agora, gosto muito do teu aquário, VANG ;) No lado esquerdo do meu também tenho a sagittaria subulata, e ela até cresce, mas confesso que gostava de ter um tapete mais homogéneo, planta com folhas mais pequenas.

Vou actualizando

Publicado:

Obrigado rukatny_83. Sim a Sagittaria não fica muito certinha para tapete e rouba altura. A minha sorte é a sombra das vallisnérias não permitir que ela cresça tanto do lado direito. Assim fiquei com umas moitas maiores do lado esquerdo onde incide mais luz e assim dá um efeito meio selvagem de que gosto.

Relativamente a fertilizantes, aproveito para dizer que faço o meu fertilizante com 200 g de KCl e 100 g de KNO3 numa solução de 1 litro de água (da torneira e sem cloro). Adiciono 15 ml desta solução por dia. Como não faço testes, estas quantidades foram a "olhómetro" e com base no comportamento das plantas vs. algas. Os meus resultados têm sido positivos mas cada aquário é um aquário. Tens um bom site para calculares as quantidades de fertilizante, que foi por onde me guiei: http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

Abraço,

André Basílio

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Boas!!! Agora tenho uma dúvida/problema ainda maior...o Reactor de CO2 já cá está, só falta o resto do equipamento, que chega amanha.

O problema é: quando montei o aquário, o teste de PH dava 7.2, um bocado alto para os Discus, mas era estável. Na semana passada lembrei-me de fazer o teste e qual nao é a minha surpresa.... o teste deu 6.2. Analisei também a água ao tirar da torneira, e o mesmo resultado... como achei aquilo estranho, e o meu teste tem já mais de 2 anos, mandei vir um novo. Hoje chegou o novo teste, junto com o de CO2 e com o reactor. Faço o teste, e volta a dar 6.2... para os Discus é o PH ideal, mas o meu medo é: ao começar a fertilizar com CO2, o PH nao vai descer ao ponte de ser mt ácido??

Obrigado uma vez mais

Publicado:

... o PH nao vai descer ao ponte de ser mt ácido??

Não! Os Discus gostam é de água mole que normalmente corresponde a águas ácidas. E acredita que no Amazonas há pH muito mais baixos...

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Não! Os Discus gostam é de água mole que normalmente corresponde a águas ácidas. E acredita que no Amazonas há pH muito mais baixos...

GM

Entao devo ficar contente?

Mas mesmo assim, a que será que se deve esta mudança de ph? A água que uso é de um furo (poço) que temos cá em casa, o teste de KH dá-me sempre 0, o de GH nao cheguei a fazer.

Amanha quando instalar o sistema de CO2 volto a fazer o teste, mas mais baixo do que isto já nem tenho tabela para comparar.

Será que me devo preocupar com o cardume de bêbados?'

Obrigado, GM