Ajuda com CO2


rukatny_83

Recommended Posts

Boas. Tenho um aquário de 400 litros comunitário com Discus há pouco mais de meio ano. Gosto de ambientes muito plantados, pelo que o meu último investimento foi uma nova iluminaçao usada da Blau, 4x80w. Por consequente, e baseando-me nos tópicos do fórum, recomendaram-me começar a injectar CO2. Comprei um extintor de 2 kg, com o equipamento completo, mas falta-me o difusor.

Como os meus conhecimentos sobre o tema sao só mesmo os que vou adquirindo nos foruns que sigo, surge-me uma dúvida: Que difusor compro? Ou reactor?

 

Agradeço desde já qualquer ajuda/opiniao, e prometo postar o setup e fotos do aquário em questao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde já qualquer ajuda/opiniao, e prometo postar o setup e fotos do aquário em questao.

 

Viva,

 

Convinha até porque ninguem sabe o que tens. Deduzo que tenhas plantas já que se fosse o contrario porque irias meter CO2!?

Compra um difusor ou reactor ( mais caro e mais eficiente ), mas o meu conselho é aconselhar-te tambem junto de uma loja. Compra tambem um teste permanente de CO2 para saberes o que estas a meter no aquario e informa-te por exemplo no site da Tropica até porque eles agora disponibilizam a exigencia de cada planta em termos de CO2, o que é util para se poupar algum.

 

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, cá vai ;)

 

*- Nome das plantas:

ludwigia red, staurogyne, sagitaria subulata, weeping moss, vallisneria, cryptocoryne avermelhada

 

*- Dados do aquário:

Juwel Rio 400

151 x 51 x 66 cm(CxLxAl)

 

*- Parámetros da agua do aquario

 

*- NH3/NH4(amonio/amoniaco) (mg/l): 0

*- NO2 (nitritos) (mg/l):

*- NO3 (nitratos)(mg/l):

*- pH: 6.2

*- gH(ºdH):

*- kH(ºdH): 0

*- Fe (hierro) (mg/l):

*- PO4 (Fosfatos) (mg/l):

 

 

*- Temperatura (ºC): 28/29

 

 

*- Iluminaçao:

Blau aquarist T5 4x 80 w

 

 

- ¿Horas de luz, fotoperiodo? :

8 horas diárias, das 15:30 às 23:30

 

*- tipo de substrato

Fertiplant, camada de 1cm e arena sílica por cima

 

 

 

 

Fauna:

8 discos alevins y jovens, entre os 6 e os 14 cm

30 hemigrammus Rhodostomus

2 ramirezzis

6 corydoras albinas

3 platys

algumas guppies, q fornecem "alimento"

 

 

aquagera.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já que não tens difusor e tens um aquário comprido, recomendo qualquer coisa deste género:

 

http://www.ebay.com/itm/Aquarium-tank-CO2-Atomizer-system-diffuser-12-16-mm-NEW-/261011195590?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cc57ac6c6

 

Liga-se à mangueira de saída de água do filtro para o aquário. Assim o CO2 vai já dissolvido na água e, dependendo do caudal do filtro, espalha-se de uma forma mais eficaz por todo o aquário. Recomendo utilizares um drop checker para controlares a concentração de CO2.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Aires, fico mais aliviado. Já agora, se nao for abusar... gostaria de fazer tapete com plantas, para cobrir todo o fundo do aquário, mas o rapaz da plantasdeacuarios.com, onde costumo fazer algumas compras disse que se o aquário tem mais de 40 cms de altura, devo precisar de iluminaçao HQI... é verdade, ou posso tentar? pra já pus algumas staurogyne que comprei a um colega do forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim penso que foi boa compra, o funcionamento é o mesmo. Relativamente ao tapete, depende da planta que optares. Se for cuba, por exemplo, exige bastaste ao nível da iluminação e substrato fértil. Mas podes optar pela eleocharis parvula cujas exigências são muito menores e a tua iluminação é mais que suficiente para esta planta. Eu fiz tapete com sagitaria subulatta e tenho 40 cm de altura e apenas 2 X 54W. Relativamente à staurogyne, não conheço mas nada como experimentar :smile2:

 

Já agora, no meu caso o tapete ficou assim (a qualidade não é lá grande coisa. É de telemóvel):

 

IMG_20120506_133050.jpg

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as condições que tens são suficientes para qualquer planta de tapete.

Já agora fazes algum tipo de fertilização?

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao, só vou começao com o CO2 na terça-feira... Achas que devo começar a fertilizar?

Isso é uma boa pergunta. Já tinhas o aquario antes com as mesmas plantas e nunca fertilizaste? Nem Co2 metias?

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ate agora tinha as plantas que estão no aquario, com 2 t5 de 54w e nunca fertilizei, só mesmo com o substrato fértil Fertiplant que tenho por baixo da areia, e elas cresciam mt mesmo, mas como agora quero fazer tapete... ( não de arraiolos lol)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta que te fiz já fiz a mim proprio. Porquê introduzir fertilizantes na água se temos substrato fertil. Um tema para discussão certamente... mas não agora.

Acho que CO2 é imprescindível principalmente se vais meter plantas de tapetes e as fertilizações se calhar devias fazer tambem.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje deve chegar o equipamento, e amanha o reactor e o DC, assim já posso pôr tudo a funcionar.

Já agora, gosto muito do teu aquário, VANG ;) No lado esquerdo do meu também tenho a sagittaria subulata, e ela até cresce, mas confesso que gostava de ter um tapete mais homogéneo, planta com folhas mais pequenas.

Vou actualizando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado rukatny_83. Sim a Sagittaria não fica muito certinha para tapete e rouba altura. A minha sorte é a sombra das vallisnérias não permitir que ela cresça tanto do lado direito. Assim fiquei com umas moitas maiores do lado esquerdo onde incide mais luz e assim dá um efeito meio selvagem de que gosto.

 

Relativamente a fertilizantes, aproveito para dizer que faço o meu fertilizante com 200 g de KCl e 100 g de KNO3 numa solução de 1 litro de água (da torneira e sem cloro). Adiciono 15 ml desta solução por dia. Como não faço testes, estas quantidades foram a "olhómetro" e com base no comportamento das plantas vs. algas. Os meus resultados têm sido positivos mas cada aquário é um aquário. Tens um bom site para calculares as quantidades de fertilizante, que foi por onde me guiei: http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Abraço,

André Basílio

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!! Agora tenho uma dúvida/problema ainda maior...o Reactor de CO2 já cá está, só falta o resto do equipamento, que chega amanha.

O problema é: quando montei o aquário, o teste de PH dava 7.2, um bocado alto para os Discus, mas era estável. Na semana passada lembrei-me de fazer o teste e qual nao é a minha surpresa.... o teste deu 6.2. Analisei também a água ao tirar da torneira, e o mesmo resultado... como achei aquilo estranho, e o meu teste tem já mais de 2 anos, mandei vir um novo. Hoje chegou o novo teste, junto com o de CO2 e com o reactor. Faço o teste, e volta a dar 6.2... para os Discus é o PH ideal, mas o meu medo é: ao começar a fertilizar com CO2, o PH nao vai descer ao ponte de ser mt ácido??

 

Obrigado uma vez mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... o PH nao vai descer ao ponte de ser mt ácido??

 

Não! Os Discus gostam é de água mole que normalmente corresponde a águas ácidas. E acredita que no Amazonas há pH muito mais baixos...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não! Os Discus gostam é de água mole que normalmente corresponde a águas ácidas. E acredita que no Amazonas há pH muito mais baixos...

 

GM

 

 

Entao devo ficar contente?

Mas mesmo assim, a que será que se deve esta mudança de ph? A água que uso é de um furo (poço) que temos cá em casa, o teste de KH dá-me sempre 0, o de GH nao cheguei a fazer.

Amanha quando instalar o sistema de CO2 volto a fazer o teste, mas mais baixo do que isto já nem tenho tabela para comparar.

Será que me devo preocupar com o cardume de bêbados?'

 

Obrigado, GM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais