Projeto Oscar - "Bocas"


Recommended Posts

Finalmente tive tempo para fotografar a casa nova do Dino, ainda em acabamentos na oficina:

 

aquart.jpg

 

O mais original na construcao GAD e a trava ao nivel do vidro superior, continua e sem colagens intermedias, o que oferece melhor seguranca, para alem de uma estetica superior.

Nas imagens seguintes e posivel ver a trava principal, faltando ainda a traseira. Mostra-se um pormenor da coluna seca da direita (a esquerda e igual).

 

aqual.jpg

 

 

colunatrava.jpg

 

Para ja a montagem parece ser bastante profissional, com escolha correta da espessura do vidro e sem defeitos de colagens.

 

Nao consegui ainda fotografar o movel, que esta na fase de lacagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A trava lateral sera a toda a volta e limita bastante os saltos

O aqua tem muito bom aspecto! Quais as medidas e espessura do vidro? Terá tampas? É que o Óscar salta!

 

A trava de 8cm a toda a volta limita muito os saltos: os saltos centrais devem cair na agua ou na pior das hipoteses na propria trava.

A 'tampa' central sera a propria calha.

Esta planeado agora que a calha sera de suspensao, regulavel. Eu pretendo coloca-la baixa, no nivel da trava, logo tapa a maior parte de cima, quase como uma tampa. Vai depender da forma da calha, que ainda nao esta totalmente decidida!

 

O aqua tem 146x60Ax50L, com 400L.

As colunas secas vao ser modificadas para entrar agua por baixo, para os filtros.

 

O movel sera espetacular, mas ainda nao consegui fotos. Vai ter lacagem, instalacao eletrica pre-instalada, dois compartimentos de filtragem independentes e prateleiras centrais.

Os filtros ligam diretamente as colunas de plastico que seguem para dentro das colunas secas, logo nao vai haver tubos a passar por fora, so alguns fios eletricos.

 

Vamos ver como corre esta experiencia no final, mas para ja parece ter sido a melhor opcao para um aqua a serio. Provavelmente vai ficar melhor e relativamente mais barato que as opcoes identicas de serie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tinha visto o aqua na loja GAD e tinha gabado o trabalho ao Ricardo. Posso-te dizer seguramente vai ficar muito bonito e funcional.

 

Parabéns pelo aqua.

 

 

Att

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto o aqua na loja GAD e tinha gabado o trabalho ao Ricardo. Posso-te dizer seguramente vai ficar muito bonito e funcional.

 

O Mundo e pequeno!

Vale bem a pena vistar a loja, nao tem ar de armazem e e quase tudo coisas muito boas.

 

 

Qual a espessura do vidro?

 

 

O vidro tem pelo menos 10mm, mais o reforco por travas, o Ricardo nao brinca em servico.

 

 

Entretanto devido a uma emergencia tive de juntar o Oscar a alguns Tetras sobreviventes, como um par de rapidos Tetra Limao, 200L devia dar para todos. Foi ontem a noite e hoje ja falta um. E o Dino e apenas juvenil, acho que tenho um Oscar a serio!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um oscar nnca nega um belo snack de pequenos peixes, sejam vivos ou congelados LOL

 

Quanto ao vidro perguntei porque eu no minimo quero fazer 160x60x60 e não queria passar dos 10mm, o teu é mais curto e mais estreito também dai os 10 ser suficiente, no meu não sei há quem diga que tem de levar 12mm mas fica bem mais caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao vidro perguntei porque eu no minimo quero fazer 160x60x60 e não queria passar dos 10mm, o teu é mais curto e mais estreito também dai os 10 ser suficiente, no meu não sei há quem diga que tem de levar 12mm mas fica bem mais caro.

 

Nao da para improvisar, os custos de um acidente com um aqua grande sao proporcionais. Mas de 146cm para 160 nao ha uma grande diferenca. Vou tentar saber ao certo a espessura de vidro, mas a impressao que da e que esta espessura esta de acordo com as dimensoes do aqua. Outra questao e a qualidade do proprio vidro, que varia muito.

 

O sistema de reforco pode tambem ser importante, neste caso nao vou ter travas a impedir o acesso ao centro do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gabriel alem da pouca diferença no comprimento há ainda a diferença na profundidade o teu é 50 e para mim são mais 10cm logo mais pressão sobre o vidro. Eu como quero tampas vai ter que levar sempre uma trave ao centro, a não ser que opte por fazer como tu que a calha da luz vai fazer quase de tampa, mas só vendo é que não arrisco quer pelos saltos do Oscar quer por um acidente com spray de moscas ou com crianças nunca se sabe que vai lá parar dentro, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Oscar foi hoje rebatizado pela minha filha de 21 meses como 'Boca'.

 

Assim fica, o Boca ou Bocas.

 

Li alguma coisa sobre Oscares mas nao sabia que estavam constatemente a mudar de cor.

 

O Boca tem 3 padroes principais:

- dorso verde claro com grandes machas escuras, sobretudo quando esta calmo e com curiosidade, tambem por vezes quando ataca.

- totalmente escuro, praticamente preto, quando esta irritado, ou um pouco assustado.

- totalmente esverdeado claro, quando esta assustado a serio ou ha uma mudanda imprevista no ambiente.

 

Sao peixes espetaculares, na sua variedade 'natural'.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha grandes novidades sobre a casa do Bocas, sobretudo no que diz respeito a iluminacao.

O Ricardo esta a comercializar algo muito perto de topo de gama em LEDs e eu perdi a cabeca (e em breve a carteira tambem).

Foi proposta uma experiencia arrojada para o suporte das calhas LED e eu aceitei, mas e algo talvez inovador e vamos ver se resulta.

Penso que para 4a-feira a obra principal estara terminada.

Mantenham-se sintonizados...

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava tudo a correr bem no aqua de crescimento (agua tipo cha por turfa a mais) com o Bocas a ficar bem dentro do padrao que eu queria:

 

120810s.jpg

 

Nisto ha 3 dias noto acentuar-se um nodulo branco na parte media da mandibula, inicalmente redgular e agora com 2 espiculacoes brancas.

Vou fazer um topico a ver se alguem sabe o que isto e.

 

120813b.jpg

 

Estava todo entusiasmado com a casa nova para o animal, agora estou um pouco preocupado.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma seja o que for eles são resistentes e desde que tratado a tempo resolve-se.

 

Especulando apenas... pode ser uma ferida de algum encontrão (tpa´s regulares para boa qualidade da água ajudam a sarar) ou pode ser um fungo, mas só vendo com mais detalhe (mete fotos melhores se conseguires) ai pode precisar de medicamento, mas só vendo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma seja o que for eles são resistentes e desde que tratado a tempo resolve-se.

 

Especulando apenas... pode ser uma ferida de algum encontrão (tpa´s regulares para boa qualidade da água ajudam a sarar) ou pode ser um fungo, mas só vendo com mais detalhe (mete fotos melhores se conseguires) ai pode precisar de medicamento, mas só vendo...

 

Fungo nao e; e claramente bem solido.

Acho que a bola faz saliencia tanto para fora como para dentro da boca.

Agora mais a frio, a raciocinar bem melhor: dado que o desenvolvimento foi bastante rapido so pode ser um abcesso (por trauma) ou um parasita.

O diagnostico nao e facil, nao se podem fazer analises!

Hoje vou adicionar antibiotico na comida; se nao melhorar ao fim de de uma semana vai o Flagyl.

Tudo empirico, mas prefiro este metodo a estar a meter quimicos em todo o aqua e matar as colonias bacterianas.

 

Manter a calma... nao queria perder este animal, ao qual toda a familia ja esta afeicoada.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas imagens do armario e aqua do Bocas, na loja e ainda em fase de construcao.

 

armario1m.jpg

 

 

Mais uma mudanca de planos e em vez de dois filtros vai passar a ter uma sump no compartimento central.

 

armario2.jpg

 

Mantem-se o plano de duas colunas secas.

Entretanto um pormenor do fantastico acabamento GAD, em que o aqua fica saliente no meio mas totalmente apoiado nos extremos.

Nao liguem ao po sobre a lacagem e no final o aqua vai assentar totalmente nos apoios.

 

armario3.jpg

 

Sobre a grande melhoria de qualidade da iluminacao base agora proposta pela GAD, mais tarde sera referida, mas ja se podem ver algumas pecas 'em montra'.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quando esse projecto acabado e a bombar com o bocas lá dentro?

 

Penso que so no inicio de Setembro estara pronta a obra.

Tem havido grandes atrasos por causa das 'inovacoes'. Esses atrasos permitiram-me tempo para pensar, o que motivou mais alteracoes.

 

Por exemplo comecei com ideia de um ou dois filtros, acabei com uma sump e nenhum filtro.

De inicio era para ser iluminado com calhas chinesas assentes no travamento, agora estou a espera dos suportes inox que vao suspender a calha de vidro onde estao as placas de LEDs.

Etc

 

O ambiente da loja e a flexibilidade da GAD facilitam e estimularam as minhas ideias, logo mesmo com atrasos a experiencia tem sido muito positiva.

 

O unico senao e que nao vou ter tempo de ciclar o aqua. Vou tomar algumas medidas preventivas que sempre deram resultado, nunca as tentei com esta litragem tao elevada. Mas vai ter de ser.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a sump optei por uma estrutura muito simples, com camara de entrada e saida da agua por cima para um quebra-bolhas, que sera preenchido com uma espuma.

A partir dai a agua flui por baixo para o compartimento de filtragem principal, com uma rede no fundo para assentar as biobolas.

Deste compartimento a agua cai para o reservatorio de saida, onde serao colocadas duas bombas de retorno independentes, uma de 1200 e um de 800 l/h, para um consumo total de apenas 24W.

 

sump01.jpg

 

A sump colocada no local e ja meio cheia de bolas. Ja tem 150 bolas das grandes mas vai levar pelo menos mais 150, para uma area filtrante incrivel. Muito maior do que a prevista com 2 filtros de cilindro externos.

A agua flui da grelha para cima atravessando as bolas.

 

sump02.jpg

 

A sump tera uma tampa para minimizar a evaporacao.

Valeu bem a pena a espera e as alteracoes de afinacao do projecto.

Ainda nao decidi onde colocar os termostatos, mas estava a pensar em 2x 200W em camaras diferentes.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto, um aquario topo de gama.

 

Fazes muito bem em ter 400l para um oscar a regra de 200l e um mito, acho que vais ter muito sucesso nele como wet pet.

 

Quanto a GAD tenho de ir visitar parece optimo.

 

Nos SD aconselho a um grupo maior de 8, tenho 15 adultos com 4 anos no meu e ficam lindos, nao sei se ja viste mas aconselho a ver.

 

Quanto a Sump aconselho a por uma bomba de ar muito forte pois a bio-balls funcionam melhor assim, soltas sempre a mexer de cima para baixo com uma esponja no compartimento aseguir para apanhar tudo. Quanto aos termostato um Eheim de 300 W chega, no ultimo compartimento junto da bomba.

 

Vou acompanhando. Abraco

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto, um aquario topo de gama.

Fazes muito bem em ter 400l para um oscar a regra de 200l e um mito, acho que vais ter muito sucesso nele como wet pet.

Quanto a GAD tenho de ir visitar parece optimo.

Nos SD aconselho a um grupo maior de 8, tenho 15 adultos com 4 anos no meu e ficam lindos, nao sei se ja viste mas aconselho a ver.

Quanto a Sump aconselho a por uma bomba de ar muito forte pois a bio-balls funcionam melhor assim, soltas sempre a mexer de cima para baixo com uma esponja no compartimento aseguir para apanhar tudo. Quanto aos termostato um Eheim de 300 W chega, no ultimo compartimento junto da bomba.

 

Quanto a litragem, eu li muito sobre o assunto, mas foi o teu comentario que me despertou. A decisao radical de mudar o aqua teve tambem a ver com a profundidade, pois para um peixe deste porte 37cm era pouco. Mas sabendo que quem fala tem experiencia a serio, desconfio sempre das regras no papel (neste caso no ecra).

Sobre a GAD, so vendo e sentindo a loja se compreende. E diferente, nao digo que seja melhor ou pior, mas ha uma liberdade criativa unica e o Ricardo e bastante simpatico (mas nao te fies em prazos muitos rigorosos!).

Os SD vao passar a ser mais, mas nesta fase nao vou introduzir mais nenhum ate o aqua novo ter pelo menos um mes de maturacao.

Eu sou um leitor avido do topico monsters e os teus peixes sao magnificos, claro que vi o cardume de Methynnis. Pessoalmente gosto de aquas com poucos peixes, muito espaco, por isso vou devagar.

Na GAD ja me tinham dito da bomba de ar a agitar o compartimento do meio, mas ainda estou a pensar e tenho tempo depois de ver isso, por causa do espalhafato; e ha que espacar o investimento...

A sugestao para o termostato parece-me excelente, pois vou poupar mais uns euros, que este projeto esta quase 100% acima do orcamento inicial e em principio a casa estara a 19-20 graus no Inverno.

 

PS: e uma honra ter um conhecedor das altas litragens a seguir os meus modestos 400L!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais