Problemas com as plantas..


cajo5

Recommended Posts

Boas pessoal, ando aqui numa guerra com as minhas plantas de crescimento rapido que enfim.. Desisto..

eu desde que as plantas estao no aquario metia CO2 dia sim dia nao. Depois fiquei 3 semanas sem meter CO2 porque a garrafa foi para recarregar e houve uns problemas e passaram se 3 semanas sem CO2. Desde ai as plantas nunca mais foram as mesmas.. so' tenho 3 ou 4 pés a rebentar. Já não sei o que fazer.

 

 

dsc05492v.jpg

 

 

dsc05493s.jpg

 

 

dsc05494n.jpg

 

 

dsc05495s.jpg

 

 

dsc05496.jpg

 

não liguem ah sujidade nos vidros.. Se alguem souber o que tenho de fazer agradecia..

 

tenho estes produtos.. se servirem de algo.. o rapaz da loja indicou me o Aqua plant 24 activator + .. mas sinceramente nem ficou melhor nem pior.. ficou exatamente igual passado 3as semanas.

 

 

dsc05522u.jpg

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens metido esse Carbo Green? Isso é Carbono Liquido e vai metendo segundo as intruções do fabricante até teres a garrafa de CO2.

 

Boas pessoal, ando aqui numa guerra com as minhas plantas de crescimento rapido que enfim.. Desisto..

 

Desistes do quê!? Desistir não! Além desse Carbono Líquido podes tambem fazer CO2 caseiro e metes nisso as duas coisas.

Olha eu tenho aqui um Nano de 20Litros com CO2 caseiro com difusor de cerâmica e as plantas não se queixam, pelo contrario....

 

Já agora qual o Setup do teu aquario?

 

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Aires. desculpa, ficou a faltar o Setup.

percebes te mal , ou eu nao me consegui explicar da melhor maneira. Agora ja tenho CO2 na altura eh que ficou sem CO2 3 semanas e o crescimento estancou.

 

Aquatlantis start 55

55x30x34,8

Iluminação: 11 w Pl + 18 w pl

 

Filtro: Eihm 2211

 

Substrato Fertil: JBL Aqua Basic plus

 

Substrato inerte: Akadama

 

CO2: kit CO2 water plant 500gr

 

Flora:

Eleocharis acicularis

Echinodorus amazonicus

Anubia nana

Musgo de Java

Ludwigia arcuata

Fetos de Java

e a planta de crescimento rapido que nao me lembro do nome.. :/

 

Fauna : isto é um aquário dedicado a um Casal de Apistograma Cacatuoides.

3 corydoras albinas.

1 femea betta da minha criação.

5 helenas.

alguns camaroes.

 

acho que eh tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondeste a ti próprio. É falta de CO2. Agora tens que dar tempo às plantas para recuperar. Isto não da noite para o dia... leva umas semanitas...

Faz uma TPA generosa, fertiliza bem e bomba no CO2. Aproveita e podas as partes mais velhas ou danificadas antes da TPA.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a tua concentração de CO2?

Que esquema de fertilização fazes?Valores de Nitratos e Fosfatos?

Fertilizas com Macros (NPK) e Micros? Com que frequência?

 

ora bem a concentração de CO2 eu tenho o Co2 checker e aquilo ta no verde claro, ou seja suficiente.

o esquema de fertelização que faço é dia sim dia não 2 ml de carbo green, e 7,5 ml de aqua plant plus dia sim dia nao tb.

ph a 6.5 - 7

amonia 0

nitritos 0

nitratos 0

. os fosfatos nao sei. nao tenho medidor.

mas antes de acontecer aquilo de ter ficado 3 semanas sem CO2 nao fazia assim, metia 5 ml de carbo green e 15 ml de aqua plant plus por semana.. porque as plantas estavam sempre a crescer e estavam sempre enormes. depois de ter ficado as 3 semanas sem co2 eh que nao sei o que aconteceu ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondeste a ti próprio. É falta de CO2. Agora tens que dar tempo às plantas para recuperar. Isto não da noite para o dia... leva umas semanitas...

Faz uma TPA generosa, fertiliza bem e bomba no CO2. Aproveita e podas as partes mais velhas ou danificadas antes da TPA.

 

Abraço

 

GM

 

amanhã ja' vou tratar disso ;) obrigado.. so' que ja la' vai algumas semanas e elas nao ha maneira de arrebitarem, e as folhas estao todas murchas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o problema pode ter sido muito bem a fala de CO2, mas os Nitratos a zero tb não me parece nada saudável se queres um bom crescimento das plantas. Tens a certeza desse valor? Se tens, tb tens aí a tua resposta, sem Nitratos as plantas não crescem, tens de aumentar nesse ponto para pelo menos 20ppm

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o problema pode ter sido muito bem a fala de CO2, mas os Nitratos a zero tb não me parece nada saudável se queres um bom crescimento das plantas. Tens a certeza desse valor? Se tens, tb tens aí a tua resposta, sem Nitratos as plantas não crescem, tens de aumentar nesse ponto para pelo menos 20ppm

 

ainda ah dias medi.. mas vou medir outra vez agora..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizar de forma a que os valores se mantenham entre os 20 e os 30ppm, sem Nitratos não há crescimento de flora, dá uma olhadela entre a relação NPK (Nitratos, Fosfatos e Potássio)

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem a concentração de CO2 eu tenho o Co2 checker e aquilo ta no verde claro, ou seja suficiente.

 

Depende... se usaste água do aquário para encher o DC não quer dizer nada de nada em relação ao CO2.

 

o esquema de fertelização que faço é dia sim dia não 2 ml de carbo green...

mas antes... fazia assim, metia 5 ml de carbo green... por semana.

 

Carbo green é carbono líquido. Desaparece passado pouco tempo. Logo com o teu esquema uns dias tens co2, outros não. É sabido que flutuações de carbono provocam stress nas plantas que têm que adaptar o seu metabolismo (produção de rubisco) à quantidade de CO2. Se está sempre a variar a planta não sabe o que fazer, entra em stress e pode levar ao aparecimento de algas. O carbo green, excel, easycarbo ou não se usa ou é para usar todos os dias. Caso contrário é como se só ligasses a luz dia sim dia não...

 

 

confirma se.. esta a 0.. :/

 

Como é óbvio isto também não ajuda. O que tens a fazer é simples. Dar de comer às plantas. Ou seja, fertilizar.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende... se usaste água do aquário para encher o DC não quer dizer nada de nada em relação ao CO2.

 

 

 

Carbo green é carbono líquido. Desaparece passado pouco tempo. Logo com o teu esquema uns dias tens co2, outros não. É sabido que flutuações de carbono provocam stress nas plantas que têm que adaptar o seu metabolismo (produção de rubisco) à quantidade de CO2. Se está sempre a variar a planta não sabe o que fazer, entra em stress e pode levar ao aparecimento de algas. O carbo green, excel, easycarbo ou não se usa ou é para usar todos os dias. Caso contrário é como se só ligasses a luz dia sim dia não...

 

 

 

 

Como é óbvio isto também não ajuda. O que tens a fazer é simples. Dar de comer às plantas. Ou seja, fertilizar.

 

Abraço

 

GM

 

vou começar a fertilizar com o aquaplant plus todos os dias e CO2 com força e carbon green. passado uma semana ja devo ter alguns resultados certo ? pelo menos no nivel de nitratos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou começar a fertilizar com o aquaplant plus todos os dias e CO2 com força e carbon green. passado uma semana ja devo ter alguns resultados certo ? pelo menos no nivel de nitratos..

 

Esse Aqua Plant Plus não contem Nitratos nem Fosfatos importantes Macro-nutrientes. Pelo menos é que me diz as minhas pesquisas, por exemplo: http://ebookbrowse.com/aqua-plant-plus-pdf-d205357093

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Aqua Plant Plus não contem Nitratos nem Fosfatos importantes Macro-nutrientes. Pelo menos é que me diz as minhas pesquisas, por exemplo: http://ebookbrowse.c...-pdf-d205357093

 

tem razão por isso comprei Nitrogen da Seachem . estou a por 2ml ja pus ontem 2 e hoje 2 e fui medir e continua a zero :/ ... vou esperar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá cajo5,

 

Podes também fazer o teu próprio fertilizante à medida das necessidades do teu aquário. Fica bastante mais barato se comprares numa farmácia. Se tens carência de Nitratos podes comprar Nitrato de Potássio (KNO3) para dissolução numa farmácia (normalmente têm de encomendar antes). Com o valor do Seachem Nitrogen fazes uns 2 litros de fertilizante.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas vag, eu comprei porque ando a trabalhar e como chego um bocado tarde eh um bocado dificil ir a farmacia. Mas por agora devo tar bem servido nao? Se vir que nao da resultado talvz comece a fazer fertelizante diy :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar resultado dá, fica é mais caro. Tens de seguir a instruções do fabricante. Se não tiveres fosfatos no aquario, não te esqueças deles.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar resultado dá, fica é mais caro.

 

Nem mais.

 

Os 2 ml que colocaste foi com base nas instruções da embalagem? Assim de repente parece-me pouca quantidade mesmo para a tua litragem.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais.

 

Os 2 ml que colocaste foi com base nas instruções da embalagem? Assim de repente parece-me pouca quantidade mesmo para a tua litragem.

 

pouca ?? aquilo la' diz 2.5ml para 160 litros.. so' tenho 50 ... e pus 2ml .. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah então assim está bem. Vê lá se o teste não estará estragado. É um pouco estranho continuar a zeros tendo sido fertilizado em excesso.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode estar a zero, conforme a taxa de crescimento das plantas e o consumo de Nitratos que elas realizam. para veres se o teste de nitratos está bom, retira 10ml de água do aquário e mistura duas ou 3 gostas de Nitratos faz o teste com essa água, se reagir está bom

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais