Cartucho removedor de fosfatos/nitratos vs osmose inversa.


Recommended Posts

Lanço este tópico:

Os filtros removedores (tipo cartucho sob pressão), como o que aparece na revista deste mês da aquário magazine, não podem ser substituos das osmoses inversas? Ou pelo menos parentes um pouco mais pobres?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. não sou grande entendido. mas acho que o próprio nome, diz tudo. esse filtro remove os fosfatos da agua. enquanto que a osmose inversa remove quase tudo desde fosfatos, silicatos, sais, ferro, calcio, etc.,chegando a água a atingir em alguns casos, um estado de pureza de quase 98%. digo eu... espera por mais opiniões de pessoas mais entendidas no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sinceramente nao compensa...

ainda por cima agora ha osmoses novas em lojas lá fora a 60 euros

(3 estágios)

 

Gastas muito mais em resinas que na osmose..alem de que a osmose nao tira so fosfatos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As resinas de desionização comummente utilizadas em cartuchos após a osmose removem eficazmente os fosfatos e silicatos através de um fluxo de água lento.

O filtro de fosfatos que saiu na AM é apropriado para água do aquário, seja doce ou salgada e a um fluxo até 500 litros hora (embora não creie que os tubos de ar aguentem tanto fluxo). O recheio foi composto por RowaPhos.

Sinceramente não sei qual seria a eficácia de utilizar esta matéria removedora num cartucho à saída de uma unidade de osmose. É uma questão que poderia ser colocada ao fabricante.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após ter dlido os artigos do randy farley, na adv aquarist online, decidi optar pelo seguinte caminho:

 

testar, à saída da torneira, os níveis de cobre, nitratos e fosfatos com testes da sera e da jbl.

 

Depois, tomar as medidas adequadas: usar água da torneira, se possível, usar removedores e/ou osmose inversa.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais