Ajuda :( Discus magro... com bastante apetite, mas cospe tudo o que tenta comer


budgie

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou preocupada com um discus que tenho no meu aquário. Ele está muito magro e cospe tudo o que lhe dou de comer, incluindo artémia congelada e papa caseira. Contudo, ele tem muito apetite e anda bastante "espevitado" pelo aquário. Não aparenta estar doente nem tem nenhum peixe demasiado dominante que o perturbe.

O alimento que forneço é:

-Sera discus

-Tetra Prima (Beighton aquatics)

-Red Astax (Beighton Aquatics)

- Discus Special Gran Garlic + Spirulina (Beighton aquatics)

-Flocos D-50 Plus

-Tetramin (não me recordo qual o nome, mas é aquela com um dispensador rotativo e diferentes tipos de flocos)

 

Na loja onde o comprei apenas o alimentavam com Tubifex desidratada ou congelada.

 

Parâmetros do aquário:

pH: 6.1

gh: 60

kh: 20

NO2: 0

NO3: 10/12 (escala cromática)

NH3/NH4: 0

Temperatura: 32ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Então e porque não experimentares tubifex?

 

Eu detesto dar tubifex e larvas vermelhas aos peixes. Já é a segunda vez que fico com peixes com parasitas por causa do tubifex e das larvas vermelhas. Transmitem muita "porcaria", mesmo sendo liofilizados ou esterelizados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes por uma foto do discu em si ,e dos olhos em pormenor?

 

abraço

 

Foto do discus

 

7343043140_8eb8f83f06.jpg

IMG_3090 por Sarafgc, no Flickr

 

7343043078_aaa87af06b.jpg

IMG_3092 por Sarafgc, no Flickr

 

7343043008_02b75a1bca.jpg

IMG_3091 por Sarafgc, no Flickr

 

7157837249_92940a4073.jpg

IMG_3089 por Sarafgc, no Flickr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantém a rotina da ervilha por uns 10 dias

 

Eu incluo sempre ervilhas e alho nas papas caseiras. O problema está que ele enfia a comida na boca e depois cospe.

Estou a tratá-lo com Metronidazol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ervilha cozida e descascada para já, uma desfeita para ver se ele ingere e limpa o organismo. 1 por dia

 

como esta o comportamento e a boca do bicho?

 

O comportamento dele parece-me relativamente normal. Não se deita no fundo e "petisca" as plantas do aquário. Ergue a barbatana quando não está assustado. É um pouco tímido, mas apenas com movimentos bruscos. Quando vê a lata do granulado vem ter comigo junto ao vidro. Agora tem estado um pouco mais calmo, pois está a enfraquecer. Meti-o dentro de um cubo da vodafone, no aquário principal, de forma a que ele veja os outros discus e o estimule mais a comer, pois ele adora a companhia dos outros e nota-se uma grande diferença no comportamento dele. Não se esconde e mordisca mais a comida, apesar de não a comer.

A boca não demonstra sinais de tumefacção, fungos ou feridas. Não tem buracos na cabeça, lesões ou quistos no corpo. As fezes, quando as excreta, são da cor do granulado e sem muco (castanhas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá-lhe só a ervilha e encharca um pouco em metronidazol

 

Vou tentar, mas ele é um pouco "chato" para comer matéria vegetal. Excepto as algas das plantas, que ele até gosta. Vou cozer uma ervilha, descascá-la e ver se ele come.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óptimo. As vitaminas são Becozyme Forte. Também tenho Dagravit Total. Tem calcio e outros minerais e também vitaminas. Mas tem poucas vitaminas do complexo B. Logo, fico em dúvida quais as melhores para ele. As vitaminas do complexo B são optimas para recuperação de um individuo fragilizado, mas o Becozyme não contém vitamina C, julgo eu, o qual seria necessário para ajudar a regular e melhorar o sistema imunitário.

Fico em dúvida: Dagravit ou Becozyme?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

esse discu esta mesmo desnutrido,mas porque o puseste num cubo? junta-o aos demais para ele nao ficar com stress e começar a seguir os exemplos dos demais no aquario.

tenta alimenta-lo com artemia congelada em poucas porporçoes mas varias vezes ao dia sempre com vitaminas,pois esse menino precisa de ganhar defesas e como esta muito debilitado nao consegue ter nada no estomago,com a artemis pode ser que comece a ficar alguma coisa e ele va recuperando.

nao o mediques agora ,preocupa-te em que ele começe a comer e depois sim podes fazer uma desparazitaçao.

 

experimenta a artemia e da novidades

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois também achei. Tenho medo das concentrações de ferro do Dagravit. Mas o que será que ele tem? Flagelados?

 

Olá

 

Não te quero assutar mas penso que não vais ter hipotese de o salvar está num estado muito avançado mas não á nada como tentar até á ultima.

Isso que ele tem é flagelados coisa facil de se ver.

Tens de fazer o mais rapido possivel isso flagellol da sera ou flagyl.

Flagelol 3 dias mudas depois 80% de agua.

Flagyl de 8 em 8 horas e mudanças parciais de agua.

 

Só mais uma coisa faz o mais rápido possivel senão vai ser muito pior e espero que recupere.

Aliás já deverias ter feito ao invés de andar a dar ervilhas e vitaminas nunca te vai adiantar de nada , mas acontece é com essas coisas que aprendemos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o peixe está realmente muito debilitado.

tenta metronidazol mistura na papa ou na artemia.

se ele nao comer com uma sonda colocar directo no estomago.

 

cumps

 

Boas é como disses mas não vai adiantar deitar na papa porque ele como diz não come e sonda é perigoso tem de ser com muito cuidado eu penso que só mesmo em agua é que o pode salvar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se utilizares uma sonda apropriada e pequena nao tem perigo nenhum , desde que o faças com cautela.

Estou habituada a alimentar aves com sonda. Mas onde posso arranjar uma sonda com um calibre para um discus com cerca de 7cm? O esofago dele deve ser minusculo...

Eu já pensei em fazê-lo e andei à procura na net de seringas de alimentação para animais pequenos, mas não encontro... onde posso arranjar?

É que assim sempre conseguia administrar algum medicamento, vitaminas e alimento... Não tou a ver o metronidazol a salvá-lo sendo apenas absorvido pelas guelras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes crer que resulta , agora no estado avançado em que ja está , podes nao ir a tempo..

as lesões podem ser ja tão graves , que nao morre da doença , mas dos efeitos que esta provoca.

eu costumo utilizar revestimento de fio electrico fino , retiras o interior e ficas com um tubo mt fino e flexivel , optimo para peixes pequenos.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais