Ajuda :( Discus magro... com bastante apetite, mas cospe tudo o que tenta comer


budgie

Recommended Posts

Olá

 

Não te quero assutar mas penso que não vais ter hipotese de o salvar está num estado muito avançado mas não á nada como tentar até á ultima.

Isso que ele tem é flagelados coisa facil de se ver.

Tens de fazer o mais rapido possivel isso flagellol da sera ou flagyl.

Flagelol 3 dias mudas depois 80% de agua.

Flagyl de 8 em 8 horas e mudanças parciais de agua.

 

Só mais uma coisa faz o mais rápido possivel senão vai ser muito pior e espero que recupere.

Aliás já deverias ter feito ao invés de andar a dar ervilhas e vitaminas nunca te vai adiantar de nada , mas acontece é com essas coisas que aprendemos.

 

Eu comprei-o por pena. Ele já estava assim na loja. Eu sou uma pessoa muito sensivel no que toca a animais mal-tratados. Fiz uma reclamação e levei o peixe comigo, para ver se o conseguia salvar. Ele já lá estava à 3 meses, pois estava muito caro e ninguém o levava. Começou a enfraquecer recentemente e o bicho iria acabar por morrer sozinho no aquário, apenas a ser alimentado com tubifex...uma quantidade minima por dia! Coitadinho. Ele não tinha nenhum peixe com ele nem sequer uma planta para se esconder. Imagino como um peixe de cardume se sente sozinho num aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

podes crer que resulta , agora no estado avançado em que ja está , podes nao ir a tempo..

as lesões podem ser ja tão graves , que nao morre da doença , mas dos efeitos que esta provoca.

eu costumo utilizar revestimento de fio electrico fino , retiras o interior e ficas com um tubo mt fino e flexivel , optimo para peixes pequenos.

 

Mesmo assim, acho que o tubo é um pouco "afiado" e largo para o discus que é...E esse material não é tóxico?

Gostava era de arranjar uma sonda metálica ou de silicone. São mais seguras e passam facilmente no esfincter esofágico. Sabe onde posso arranjar? Nas farmácias, talvez só por encomenda e deve demorar a chegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

esse discu esta mesmo desnutrido,mas porque o puseste num cubo? junta-o aos demais para ele nao ficar com stress e começar a seguir os exemplos dos demais no aquario.

tenta alimenta-lo com artemia congelada em poucas porporçoes mas varias vezes ao dia sempre com vitaminas,pois esse menino precisa de ganhar defesas e como esta muito debilitado nao consegue ter nada no estomago,com a artemis pode ser que comece a ficar alguma coisa e ele va recuperando.

nao o mediques agora ,preocupa-te em que ele começe a comer e depois sim podes fazer uma desparazitaçao.

 

experimenta a artemia e da novidades

 

Não juntei porque receio que infecte os outros com ovos de flagelados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele adora a companhia dos outros e nota-se uma grande diferença no comportamento dele. Não se esconde e mordisca mais a comida, apesar de não a comer.

A boca não demonstra sinais de tumefacção, fungos ou feridas. Não tem buracos na cabeça, lesões ou quistos no corpo. As fezes, quando as excreta, são da cor do granulado e sem muco (castanhas). nao te preocupes que nao contamina os outros , se é como dizes mais acima ele nao tem parazitas apenas esta fraco demais para assimilar as coisas no estomago,por isso recomendo-te artemia que é macio e muito nutritivo.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele adora a companhia dos outros e nota-se uma grande diferença no comportamento dele. Não se esconde e mordisca mais a comida, apesar de não a comer.

A boca não demonstra sinais de tumefacção, fungos ou feridas. Não tem buracos na cabeça, lesões ou quistos no corpo. As fezes, quando as excreta, são da cor do granulado e sem muco (castanhas). nao te preocupes que nao contamina os outros , se é como dizes mais acima ele nao tem parazitas apenas esta fraco demais para assimilar as coisas no estomago,por isso recomendo-te artemia que é macio e muito nutritivo.

 

Eu, pelo menos, não vejo nada que indique parasitas. Não tem buracos, quistos, lesões externas, ânus protuberante, feridas na boca ou fezes brancas. A ultima vez que o vi defecar eram castanhas, da cor do granulado.

Eu comprei hoje uma coisa chamada Cyclop-Eeze. É muito nutritivo. Tão bom como artémia. Vou experimentar com ele e ver se arranjo uma sonda improvisada, pequenina. Já experimentou? Eu será a primeira vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim podes fazer com uma sonda ,mas pouco de cada vez porque ele tem o estomago vazio a varios dias e nao consegue processar logo muita quantidade. faz como o rpc te disse que nao o magoas ,ou entao coloca um bocadinho na ahua a ver se ele começa a petiscar mas mesmo assim eu recomendo artemia pois é um alimento que ele conhece e gosta.

 

 

ps:

nao me trates por senhor por favor :oops: :oops: :oops:

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é toxico , é borracha , e é mto fino , entra facilmente.

 

Costuma derreter a ponta ou algo assim? Vou coloca-lo, com os olhos tapados, sobre uma lanterna e experimentar dar-lhe alimento com sonda. Não sei a profundidade do esofago dele e tenho medo de o ferir. A minha sorte é que ele até tem uma cor clara e, inclusivé, dá para ver a bexiga natatória dele. Acho que vai dar para ver "a tripa toda"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim podes fazer com uma sonda ,mas pouco de cada vez porque ele tem o estomago vazio a varios dias e nao consegue processar logo muita quantidade. faz como o rpc te disse que nao o magoas ,ou entao coloca um bocadinho na ahua a ver se ele começa a petiscar mas mesmo assim eu recomendo artemia pois é um alimento que ele conhece e gosta.

 

 

ps:

nao me trates por senhor por favor :oops: :oops: :oops:

 

Hahahaha, por mim tudo bem. É um hábito que tenho de usar o "você".

Se embeber a sonda em parafina liquida será melhor não? Não sei se faz mal aos peixes ou não... Só sei que em humanos e outros mamiferos não faz mal nenhum. Até ajuda a remover bloqueios do estômagoe intestinos. Tenho é medo que faça mal às guelras. Se não fizer mal, até é melhor para ajudar a expelir algum parasita que tenha, sem lhe causar muita dor, visto que elas não se desfazem com o metronidazol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parafina que tenho cá, é uma solução oral chamada Parafinina. Foi utilizada no meu gato quando ele andava a purgar muito. Às tantas, andou a (palavra censurada) "tricô". hahaha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao costumo derreter a ponta.

simplesmente cortar de maneira a nao ficar com cantos que possam ferir.

nao te preocupes que nao o magoas.

ai introduzir sentes uma leve prisão , e so forçar um pouco que entra.

ao pores la dentro se sair pelas guelrras ja sabes que nao foi fundo o suficiente.

 

cumps

Editado por rpc

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao costumo derreter a ponta.

simplesmente cortar de maneira a nao ficar com cantos que possam ferir.

nao te preocupes que nao o magoas.

ai introduzir sentes uma leve prisão , e so forçar um pouco que entra.

ao pores la dentro se sair pelas guelrras ja sabes que nao foi fundo o suficiente.

 

cumps

 

Vou usar iluminação para ver o estômago dele. Ele tem uma pigmentação clara e nota-se tudo visto à luz. Tapo-lhe os olhos com gaze molhada e algodão e ilumino a zona ventral. Vou experimentar parafina e administrar Flagyl com papa à base de flocos Immune Booster da TA aquaculture e Cyclop-Eeze que tenho cá.. Uma gotinha de papa apenas, senão tenho medo que ele não digira bem a comida. A quantidade são 4 comprimidos de 250mg por 100gr de comida certo?

É necessario administrar alguma enzima digestiva para ajudar na digestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que nao é necessario nada disso.

 

eu faço a dosagem a olho , um bocadinho de metro na comida e já está.

aconselho-te a fazeres este procedimento pelo menos 3 dias seguidos.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu telefonei para um vet especializado agora. Ele disse para fazer o seguinte:

  • Alimentá-lo com sonda 2 a 3 vezes ao dia, pequenas quantidades com uma seringa de 1ml (dar cerca de 0.2 ml a 0.4ml, pois o meu ainda é pequeno), até ele começar a comer por ele mesmo;
  • Alimento bem diluído e nutritivo;
  • Não dar enzimas(só em caso de antibiotico é que se usa enzimas);
  • Tratar com Flagyl (Metronidazol) durante 3 a 5 dias (através de alimento "forçado" com sonda, caso ele ainda não coma por ele mesmo);
  • Usar sonda para ele comer e administrar-lhe o metronidazol.
  • Disse também que é muito boa ideia usar Parafinina ou Vaselina liquida para introduzir a sonda.
  • Sendo que a sonda é improvisada, que é melhor derreter a ponta para não ferir o peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu já safei discus nesse estado com apenas Flagyl que é a forma activa o tal metronidazol e tive muitos bons resultados derretido em agua.

Usei Sonda tambem resultados negativos não funcionou infelismente.

Usava depois o flagelol kd o flagyl não resultava.

Já dei fluvermal com bons resultados.

 

Que tenhas sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uau

é muito bom ver estes cuidados

 

continua que estas mesmo no bom caminho

nao acho que seja preciso qq tipo de enzima

 

Eu sou um "bocadinho" maricas com animais doentes. Gastei 22 euros neste peixe e ainda comprei Flagyl, Becozyme Forte, Cyclop-Eeze, Flocos Immune Booster, Soft Krill Pellets e Garlic só para ele. Gosto de os salvar. Até pombos de rua já tratei com sonda! hahaha. Desparasitava-os os Ripercol ou lá o que era. Esses só lhes toco com luvas, pois aquilo são ratos com asas. Claro que muitos morrem, pois têm pacheco ou new castle. Doenças mortais. Outros são crias. Já tive a cuidar de um pombinho que devia ter uns 2 dias de vida. Esse teve que tomar enzimas digestivas, pois só o leite-de-papo dos pais é que fornece isso, através da regurgitação. De resto... pardais, chapins, trepadeiras, rolas... e até um papagaio que apanhei no pinhal da Paiã! Em grande parte, animais que ninguém liga. Sem contar com o papagaio e ratazanas (essas mato).

Editado por budgie
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu já safei discus nesse estado com apenas Flagyl que é a forma activa o tal metronidazol e tive muitos bons resultados derretido em agua.

Usei Sonda tambem resultados negativos não funcionou infelismente.

Usava depois o flagelol kd o flagyl não resultava.

Já dei fluvermal com bons resultados.

 

Que tenhas sorte

 

Eu não consigo derreter os malditos Flagyl :( ... fica sempre aquele "açucar" no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu já safei discus nesse estado com apenas Flagyl que é a forma activa o tal metronidazol e tive muitos bons resultados derretido em agua.

Usei Sonda tambem resultados negativos não funcionou infelismente.

Usava depois o flagelol kd o flagyl não resultava.

Já dei fluvermal com bons resultados.

 

Que tenhas sorte

 

Como é que derrete o Flagyl? O meu fica sempre granulos em suspensão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa só responder agora espro que vá a tempo.

 

Deitas a pastilha na agua uma pastilha para 40 a 50 litros de agua.

Ao deitares mexes na pastilha ela derrete-se logo uns (5 minutos) estranho como a tua não derrete.

Podes depois mexer na pastilha com algo para ela se desfazer melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo o metronidazol não correu bem... não dissolveu. Ele está a recuperar e nem sequer foi necessário "entubá-lo" para comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo o metronidazol não correu bem... não dissolveu. Ele está a recuperar e nem sequer foi necessário "entubá-lo" para comer.

ainda bem que esta a recuperar.

que fizeste para que isso acontecesse?

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Juntei-o aos outros discus, misturei flagyl com os cyclop-eeze, os flocos immune booster e granulado da sera em água de garrafa, morna, juntei agar-agar e dei-lhes de comer um cubo de manhã e outro à noite. Vou prolongar até 4a feira. O discus, está a ficar com muito mau-feitio. Bica nos outros quando está a comer e afasta-os. Ainda está magro. Mas já come. Agora deve ir engordando aos poucos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais