TonyCh Posted May 29, 2012 Share Posted May 29, 2012 (edited) Olá a todos. Tenho este casal há meia dúzia de dias: Fêmea (há uns dias) Fêmea (há dois dias) Macho (há alguns dias): Macho (há dois dias): Os dois juntos (há alguns dias): Sei que ainda é muito cedo para eles se habituarem convenientemente e as cores provavelmente ainda vão sobressair mais mas nos primeiros dias, o macho era o espécimen dominante. Não chateava a fêmea e até nadavam juntos mas notava-se que ele é que mandava. Desde ontem, os papéis inverteram-se e a lingrinhas da fêmea passou a mandar no macho. Aliás, não se vê pelas fotos mas ela é mais pequena do que ele mas hoje durante o dia, tem chateado cada vez mais o macho... eu já andei a ler por todo o lado e sei que não importa quem é o macho ou fêmea que nos arrufos ganha o mais forte mas aquela meia porção está a aterrorizar o macho que é bem maior do que ela?! Esta noite então andava o macho num canto do aquário e a fêmea feita rainha e senhora no topo da maior rocha do aquário a observar a "plebe"... Já não acho normal a fêmea perseguir o macho assim de repente quando era ele a mandar há uns dias mas agora ainda por cima aterriza-o muito mais do que ele alguma vez a chateou... o que se passa aqui? Obrigado pelo feedback Abraços Tony PS: Já agora... quando ele mandava, era mais ou menos assim (ela a baixar a crista e ele armar-se em heroi): Edited May 29, 2012 by TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ric.Gomes Posted May 29, 2012 Share Posted May 29, 2012 bons exemplares... em relacao as mudancas de humor sao mais que naturais isso faz parte de.um processo que depois leva a postura e possivel criacao. A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted May 29, 2012 Author Share Posted May 29, 2012 Olá! Espero bem que sim mas que ela anda a aterrorizar o bicho, lá isso anda. Hoje ainda não reparei como estão mas ontem à noite, o pobre só fugia e ela lá lhe ia dar um toque e depois punha-se a nadar atrás dele e a vigiar... ele nem uma vez respondeu o que achei curioso visto eu lembrar-me que, quando os introduzi no aquário, a primeira coisa que aconteceu foi o macho colocar-se por cima dela e ela a desviar-se cada vez mais até ficar deitada no fundo do aquário... não se tocaram mas achei curioso. Agora é ao contrário... mulheres! _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
mad&mor Posted September 20, 2012 Share Posted September 20, 2012 (edited) Ora, vou desenterrar! Muahhahaha! Undertaker! Altispinosus ou Ramirezi? You decide... Edited September 21, 2012 by mad&mor Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 21, 2012 Author Share Posted September 21, 2012 (edited) Pois eu disse-te que pareciam de cal mas não os tinhas visto na loja?... isso é quase tipo albino... um ramirezi normal (os meus pelo menos) tem este aspeto: Não me parece que sejam iguais... ? E já viste bem a relação do tamanho dos olhos com a cabeça? Não é igual não... Edited September 21, 2012 by TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 21, 2012 Author Share Posted September 21, 2012 (edited) Bem... fui ver como eram esses da bolívia... Muito mais parecido... sobretudo relação tamanho olho/cabeça e aquela sobrancelha no topo e repara no resalto na cabeça por cima do focinho é mesmo capaz de ser da bolívia... não deixam de ser engraçados mas não é ramirezi normal Edited September 21, 2012 by TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
mad&mor Posted September 21, 2012 Share Posted September 21, 2012 E têm as pupilas vermelhas e estes não... O tamanho dos olhos assustam-me... Ou seja, estes vão ficar grandes, grandes tipo 10~11cm ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
mad&mor Posted September 21, 2012 Share Posted September 21, 2012 Não tenho sorte nenhuma... *Sigh* Agora não "temos coração" para trocá-los... Podemos misturar com os german? A Bolívia não guerreia com a Alemanha pois não :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 21, 2012 Author Share Posted September 21, 2012 Olha que não sei... pelas imagens que vejo, eles tem os olhos geralmente maiores que os ramirezi mas também... e se ficarem? Com essa piscina não tens grandes problemas... _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 21, 2012 Author Share Posted September 21, 2012 São da mesma familia e mesmo que não fossem... ciclídeos, mesmo anões guerreiam com tudo e todos. No entanto, se tiveres plantas e locais de esconderijo que impeçam em determinadas zonas, contacto visual directo, podes ter vários casais no teu aquário. _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 21, 2012 Author Share Posted September 21, 2012 Os meus até corydoras com o dobro do tamanho perseguem... _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
mad&mor Posted September 21, 2012 Share Posted September 21, 2012 Os nossos, infelizmente, pensam às vezes que são corys ... Oh well, lá vai um mail para a loja avisar, pois talvez o fornecedor os informou mal (sou tão bonzinho diz lá) :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 21, 2012 Author Share Posted September 21, 2012 pois mas olha que nunca vi bolivianos por aqui... ter coisas estranhas e menos vulgares também é giro... Não metas é electric blue que eu acho-os feios... e os golden também... mete ramirezis vulgares (german) que são os mais giros.... mete 1 ou 2 casais. Só tenho pena não existirem ramirezi de cardume... isso é que era... 20 ou 30 belezas daquelas a nada juntos... _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
mad&mor Posted September 21, 2012 Share Posted September 21, 2012 Naaaaaah! Vamos meter uns Ramirezis Africanos porque somos diferentes! LOL! Para já, ficam os bolivianos, depois vê-se Link to comment Share on other sites More sharing options...
mad&mor Posted September 21, 2012 Share Posted September 21, 2012 Oh Mistah Tony... E cruzam-se? Não pois não? DIZ ME QUE NÃO!!! (diz a verdade teehee) Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 21, 2012 Author Share Posted September 21, 2012 Não sei mas como são esquisitos com a própria espécie, deve ser ainda mais complicado com outros não sei... mas sendo da mesma familia, não te posso garantir. _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
José Prada Posted September 22, 2012 Share Posted September 22, 2012 Olá! Espero bem que sim mas que ela anda a aterrorizar o bicho, lá isso anda. Hoje ainda não reparei como estão mas ontem à noite, o pobre só fugia e ela lá lhe ia dar um toque e depois punha-se a nadar atrás dele e a vigiar... ele nem uma vez respondeu o que achei curioso visto eu lembrar-me que, quando os introduzi no aquário, a primeira coisa que aconteceu foi o macho colocar-se por cima dela e ela a desviar-se cada vez mais até ficar deitada no fundo do aquário... não se tocaram mas achei curioso. Agora é ao contrário... mulheres! O que provavelmente aconteceu é que introduziste um macho que estava habituado a um aquário com outros ramirezis e onde tinha que marcar a sua posição para receber a sua porção na hora da alimentação; num aquário onde só tinhas uma femea ramirezi que não precisava de competir com ninguem para comer. Num primeiro momento ambos vão manter a sua atitude: o macho continua a exibir a sua postura competitiva e a femea a sua atitude serena, o que leva a que o macho encoste a femea a um canto. Num segundo momento a femea vai reagir, afinal está a jogar em casa, e vai responder também com agressividade (e as femeas ramirezi são agressivas, apesar do seu menor tamanho) e vai encostar o macho a um canto. Num terceiro momento as forças vão-se equilibar e cada um vai escolher um território. Se tudo correr bem, passado algum tempo vão formar casal e acabam por andar (quase) sempre juntos. Boa sorte, Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Share on other sites More sharing options...
TonyCh Posted September 22, 2012 Author Share Posted September 22, 2012 Micro-chip: Foi o que aconteceu. Quando mudei de plantas, também houve um reset e as coisas equilibraram-se. O macho agora faz uma corrida atrás da fêmea de vez em quando mas já não são aquelas lutas constantes e fêmea perdeu a dominância. _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas Link to comment Share on other sites More sharing options...
pimentaa Posted October 28, 2012 Share Posted October 28, 2012 (edited) Edited October 28, 2012 by pimentaa Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts