Recommended Posts

Tenho o material pronto para fazer CO2 caseiro mas tenho umas duvidas.

 

1- Já ouvi dizer que a pedra difusoura deve estar ai uns 10 cm da superficie, é verdade? Qual o objectivo?

 

2- Para que o recipiente na pedra difusoura? Ex: caixa de plástico dos rolo de fotografia.

 

3- Aquilo pode estar sempre lá no aquário ou convem tirar? De dia ou de noite?

 

4- Se tiver de tirar basta meter fora da água ao ar livre, mandando o co2 para o ar, ou convém fazer algo que eu desconheça?

 

5-As plantas ficam bem só com o CO2 ou convem juntar comprimidos de ferro ou substractos?

 

 

Se pudessem-me esclarecer agradecia.

 

Márcio Inácio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á caixa do rolo fotografico deve ser para manter mais tempo as bolhas do co2 na Agua...

 

Pena eu não saber alemão, isto deveria ajudar.....

 

As minhas garrafas de co2 são simplesmente a garrafa e o difusor

 

 

http://www.wolfgang-ise.de/echinodoren/index.htm

 

 

Este site diz-te tudo (diz qualquer coisa, nunca é tudo):

http://www.aquariofilia.bio.br/co2.htm

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão, apenas para não colocar tópicos que já foram discutidos, faz uma pesquisa, Sobre DYI há muita coisa. Vê este:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

Em relação ao substracto e aos fertilizantes.... Vou-te responder com uma pergunta.

 

Imagina um campo verde de milho, recebe da atmosfera CO2 para fazer a fotossíntese (libertar O2), este milho precisa de ser adubado e fertilizado para crescer assim verdinho?

:D

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tem toda a razão existe montes de Infromação sobre o CO2 e como executar um DYS Mas nunca tinha visto nenhum como aquele que encontrei no site Alemão..

 

Vou colocar o caminho:

 

http://www.wolfgang-ise.de/echinodoren/index.htm

 

Entras no TE tecnics

 

Depois onde diz co2..

Abraços para tosdos e boa sorte

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão, apenas para não colocar tópicos que já foram discutidos, faz uma pesquisa, Sobre DYI há muita coisa. Vê este:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

Em relação ao substracto e aos fertilizantes.... Vou-te responder com uma pergunta.  

 

Imagina um campo verde de milho, recebe da atmosfera CO2 para fazer a fotossíntese (libertar O2), este milho precisa de ser adubado e fertilizado para crescer assim verdinho?  

:D  

 

Fica bem

 

 

Eu já li esse tópico e foi as duvidas que me restaram. Já pesquisei, mas acho que isso não está bem explicto o sufeciente para me responder a qualquer das perguntas que coloquei. Obrigado na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Já ouvi dizer que a pedra difusoura deve estar ai uns 10 cm da superficie, é verdade? Qual o objectivo?
A pedra tem que estar dentro de água :wink:

Para não ficar mal diria que no fundo do aquário. O objectivo é promover a dissolução do CO2 na água.

Quanto mais fundo a pedra está, maior a quantidade de CO2 que se dissolve na água.

Puxar a pedra para cima, implica diminuir a taxa de dissolução e faz-se isso no caso do ph estar a descer muito abaixo dos valores que se pretendem.

Em termos gerais, quanto maior a percentagem de co2 dissolvida na água maior é a queda de ph. Se procurares por aí encontras tópicos bem desenvolvidos sobre ph e variações.

 

2- Para que o recipiente na pedra difusoura? Ex: caixa de plástico dos rolo de fotografia.

Não faço a minima ideia. Talvez para não parecer mal, ou para controlar o débito do co2 na água.

 

3- Aquilo pode estar sempre lá no aquário ou convem tirar? De dia ou de noite?
À noite as plantas produzem CO2. Se mantiveres a injecção de CO2 o ph pode descer demasiado. Isto depende é claro da dureza da água. O normal é trazer a pedra mais para perto da superficie, tentando balancear os valores para não teres variações elevadas de PH.

 

4- Se tiver de tirar basta meter fora da água ao ar livre, mandando o co2 para o ar, ou convém fazer algo que eu desconheça?

Basta tirar, ou deixar muito perto da superficie.

 

5-As plantas ficam bem só com o CO2 ou convem juntar comprimidos de ferro ou substractos?

CO2+Iluminação+Fertilizante é a combinação certa para plantas bonitas e bem tratadas.

Cada um destes parametros por si só já ajuda... em conjunto fazem maravilhas.

O co2 acelera o crescimento ao fomentar a fotosintese. Se não existem nutrientes para acompanhar o crescimento acho que dá para perceber o que acontece.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente alguem que me respondeu como deve ser. Obrigado Nuno Antunes, fiquei esclarecido. Acho que agora posso finalmente fazer o sopa de CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, há noite, inves de tirares a pedra do co2 do aquario (coisa que podes esquecer), podes optar por por uma bomba de ar ligada a um temporizador, de forma a disersar o co2 que estas a injetar na agua

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar anula o efeito da libertação de CO2, já que o ar libertado pela bomba ao ir para a superfície faz com que o mesmo aconteça com o CO2, logo, este vai também para a atmosfera e não se mantém na água. (isto é uma explicação muito simplificada), por isso podes colocar a bomba com o temporizados para estar apenas ligada durante a noite.

 

Quanto à 1/2 garrafa ou à embalagem do rolo, serve para ajudar a dissolver o CO2, uma boa alternativa, um difusor da da nutrafin ou da Hagen. Tipo isto:

 

a7698_L.jpg

 

É verdade, o difusor mantém-se á superfície para não descer muito o ph, podes fazer o teste, quanto mais desce o difusor, mais trocas químicas ocorrem com a água e mais desce o ph. No link que te indiquei explica isso muito bem :oops:

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A Anita e o Darius (Nuno Antunes, serás sempre Darius cá em casa, azar! :lol:) já responderam e bem.

 

Andei algum tempo com dúvidas similares às tuas e por experimentação e erro cheguei às seguintes conclusões.

 

Os difusores que a Anita falam apresentaram resultados muito superiores à pedra difusora.

 

As minhas plantas cresceram um bocadito com nutrientes...

Mais um bocadito com o dobro dos watts em luz...

Muito e depressa com CO2!

 

Pensa no triângulo "amoroso", CO2 - Iluminação - Nutrientes como inseparável. Sim, cada um dos lados funciona sózinho, mas... eu não me imagino sem nenhum deles. No entanto é provavel que te vás chatear com algas quando estiver tudo a andar... é só para te precaver. :oops:

 

Em relação à bomba de ar. Usei-a durante muito tempo, mas só à noite. Tenho um teste de CO2 dentro do aquário que sempre me apresentou resultados satisfatórios com ou sem a bomba ligada à noite. Lembra-te que não é por haver muito CO2 que há pouco oxigénio. Não existe relação entre a concentração dos dois no aquário.

 

Boa Sorte e dispõe. :roll:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, foi aqui dito que se deve por o mais fundo poxivel a pedra difusora..... ya dissolve mais o co2 mas também vai mudar o ph e dureza mais bruscamente. e isso é mau para os peixes, se ja ha peixes no aqua convem ir aumentando a profundidade da pedra difusora gradualmente. por exemplo com discus que sao muito sensiveis a grandes mudanças nao arriscava a por logo a pedra difusora la no fundo..

 

fikem bem :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz o sistema e está a funcionar perfeitamente. Só me resta uma duvida.

 

o cilindro é com a boca virada para cima, para baixo ou para o lado. Eu meti para baixo e assim só sai uma bolha grande pq fica lá tudo acumulado. Qual o objectivo deste recipiente na ponta da pedra difusoura ainda n percebi.

 

Outra coisa, a bomba de ar convem ficar ao pé da saida de CO2 ou pode ficar na outra ponta do aquário?

 

Se alguem me explicar estas duvidas era fish.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia disso é manter o CO2 o maximo tempo possivel em contacto com a agua para que a dissolução deste seja o maior possivel, agora tens de ter em conta que quanto mais CO2 se tenha dissoluto na agua mais baixo o pH desce, mas só desce até 6.5

 

cumps

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Shallow respondeu a uma, eu respondo à outra.

 

É irrelevante onde pões a bomba de ar porque é a agitação das bolhas que promove as trocas gasosas e a agitação do filtro provoca a mistura de águas mais ou menos ricas em O2. Portanto, põe onde te der mais jeito.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.