finalmente está o aquário pronto


ruibaron

Recommended Posts

Lamento :(

 

A minha apanhou meia dúzia de horas portanto imagina o salário...

 

Está mal para toda a gente mas estou convencido que em 2020 as coisas vão estar melhores.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema para muitos é aguentar até 2020.. de qq maneira, relativamente ao CO2 não há nada como um DIY, faz o efeito e tem custos quase 0 ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é inconstante e não consegues nenhum débito de jeito. Uma a duas bolhas por segundo não é suficiente nem de longe.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que há diferença, pelo custo do material se não houvesse diferença nem faria sentido ;) relativamente as bolhas/segundo tem tudo a ver com a vontade de refazer a mistura. Eu na minha mistura tenho uma torneira quase fechada ao maximo, e mesmo assim faz 3 bolhas/segundo ;)

 

no entanto, obviamente que vai perdendo pressão, não permite regular tão bem, entre outros, mas há que ter em conta a diferença entre o custo (caseiro, cada mistura deve custar 20cent no maximo, e só o custo do sistema CO2, upa upa). há que ainda ter em conta, este aquário pretendes fazer um aquário verdadeiramente plantado high-tech, ou um "aquário com plantas"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado com a história de "fechar a torneira" num sistema caseiro... chega uma altura e se houver grande diferença de pressão.... bum.... depois o tempo que levas a limpar a sala, já paga um sistema CO2 como deve ser...

 

Eu já tive um sistema caseiro e é fixe de ver as bolhinhas passarem pelo difusor e fazerem uma cadeira de microbolhas...mas não é nada eficiente.... se juntares isso ao facto de teres que ter isso a trabalhar 24h (não podes desligar) ou então lembrar-te em tirar o tubo todas as noites... falo por mim... não compensa a chatisse.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num caseiro tem de se deixar ligado 24 horas dia???ou há uma aneira de não deixar, sem ser a de tirar o tubo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois as baterias não dormem e a garrafa tem os seus limites que Sao mais baixos do que as pressões a que as baterias conseguem viver... Quantos casos de explosões não ha?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não fecho a torneira completamente, apenas deixo o suficiente para controlar as bolhas que quero. de qualquer maneira, se alguma coisa acontecer o pior é o tubo saltar, a fermentação subir e sujar o sitío onde está :P a garrafa rebentar em si, altamente improvável, aquilo está feito para aguentar pressões brutais(as de coca-cola e afins), não vai rebentar com a pressão do co2 de um sistema caseiro, acima de tudo havendo outros componentes que cedem primeiro (no nosso caso, os encaixes da mangueira :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto à eficiencia, a unica diferenca do caseiro para o comprado tem mais a ver com o manter a pressao, num caseiro se meteres um difusor bom, enquanto tiver pressao é tão eficaz quanto um comprado. se meteres uma pedra difusora num sistema comprado, vais ter a mesma (falta) de eficiencia que tens num caseiro ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O caseiro tem de estar ligado 24 horas dia???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da quantidade de fermento que utilizes, há umas torneiras para fechar isso, como o Rui disse e bem uma garrafa de coca cola nao rebenta assim como assim, mais depressa rebentam os tubos, aqui a uns dias tive a ver no YouTube uma experiencia, consistia em meter ar com um compressor numa garrafa de coca cola ate rebentar, aquilo aguenta e de que maneira, quando rebentou mandou um bujardo que se fosse em tua casa borravas-te todo lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende como se montam os tubos. Eu utilizei um sistema de engate que uso nos helicópteros e que trabalham a 8 bar em voo (deposito de combustível pressurizado). Garanto que o tubo tem que rasgar para escapar co2 ou ar antes que o engate liberte o tubo. Cheguei a ter depósitos que deformavam e rebentavam com o exoesqueleto em carbono de 3mm...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá está uma a rebentar, não sei do video que falei,

 

 

 

Tony, não tenho conhecimento de causa do material dos depósitos que falas, acredito que rebente primeiro um tubo desses de co2 normais e correntes que uma garrafa de coca cola, contudo não gostaria nada que me rebentasse uma em casa. Há malta a meter 2 pacotes de fermento, não sei nem quero.

 

Quando me iniciei nisto fazia co2 caseiro, bem que trabalheira, tinha de ter pelo menos 3 garrafas, ao fim de 2 dias meter outra a bombar, em minha casa com o aquecimento tenho sempre temperaturas de 25º, aquilo desaparece, cansei-me e comprei pressurizado, nada arrependido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a dizer que não aguente nem a dizer que é certo que rebente. Tive o meu sistema a bombar durante 6 meses sem problemas.

 

Agora temos que admitir que ha bem mais acidentes com caseiros do que pressurizado e quando falo em acidentes não me refiro so ao rebentamento. Quantas vezes so rebenta a tampa e o liquido se espalha por todo lado?

 

Reconheço que é uma forma de meter co2 mas não é comparável a pressurizado de botija em nenhum aspeto.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O caseiro tem de estar ligado 24 horas dia???

aconselho, pois ou retiras o tubo ou fechas a mangueira

retirar o tudo es´tas a produzir para o ar da casa

fechar a torneira pode provocar refluxo e encharcar-te a sala toda (pois e tal sistema fechado na entra ar e tal...a mim aconteceu e cheguei a casa com uma valete poça no chão...(a maria nem sonha))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde desaperto o tubo???desculpem a ignorância mas queria exprimentar e faltam me uns detalhes para perceber da coisa....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

facil facil

a maioria das pessoas retiram o tubo do co2 caseiro do aquário à noite

outras fecham o tubo, com aquelas torneiras que se vendem (o tubo é daqueles das bombas de ar)

outros como eu, que achavam que o co2 caseiro ja produz variação suficiente deixam 24h ligado

aquilo que ele produz é o que eu considero o mínimo e as plantas à noite não produzem o suficiente para te matar os peixes com esse co2 logo consegues maior concentração de co2 no aquário se o mantiveres ligado 24h pelo menos é a minha opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado vou ver se um dia destes junto todos os materiais necessários e começo a elaborar o meu sistema....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

estamos a falar de garrafas caseiras de coca cola.... uma botija de CO2 rebentar... nem em caso de incendio... tinha que se muita temperatura para fazer rebentar aquilo

 

 

MAD: Pouco CO2.... tens ai uma piscina...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opa... 2 bps não é nada... eu meto mais de 6 no meu de 60L... o dropchecker está de que cor?

 

Bom é isto:

 

drop-checker-amarelo.jpg

 

 

Verde escuro ou coisa assim é pouco... já agora, usas solução KH=4 correto?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.