finalmente está o aquário pronto


ruibaron

Recommended Posts

Em regra geral deve ser entre os nós ou logo acima de um deles (onde saem as folhas).

 

No entanto, depois de ler o artigo ontem do site colocado aqui, descobri como é que os grandes aquariófilos conseguem ter as plantas tão bonitas e compostas. Segundo o artigo nesse site, quando querem efetuar uma poda valente (isto aplica-se apenas às plantas de caule) desenraizam o molhe, cortam POR BAIXO, e replantam as "copas".

 

Ora isto pode parecer parvo e sem nexo mas quem tem Hz, sabe que essa planta fica, na parte de baixo, em mau estado quando a planta cresce acima dos 7-10cm porque a luz já não chega bem ou porque simplesmente a planta transfere a energia toda para as novas folhas e copa da planta. Ora eu próprio tenho que confessar, que o melhor aspeto que já tive com a minha Hz foi quando a podei toda e replantei as copas pelo aquário todo... ficou mesmo lindo, perfeitinho como um quadro pintado... claro que quando cresceu, as bases ficaram todas retorcidas, sem folhas, apenas com caule.

 

Na poda semanal claro que não se faz isso mas quando queremos preparar o aquário para aquela fotografia memorável ou fazer uma manutenção valente... nada como desenraizar, cortar e replantar as copas.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há plantas que podem deitar a planta, completamente enterrada e as 2 extremidades de fora. Sabem o que acontece se o fizerem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há plantas que podem deitar a planta, completamente enterrada e as 2 extremidades de fora. Sabem o que acontece se o fizerem?

 

Vão à procura da luz? Crescem devagar mas criam novas ramificações pelas folhas e uma das extremidades que era a de cima cria razies? :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não... nos bonsais, se deitas e enterras o tronco, começam a sair árvores completas em miniatura pelos lados i.e. nascem por exemplo, 4 pinheirinhos...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma raiz enorme e vários pés :)

 

Um 69 seria com 2 plantas deitadas e no sentido inverso. Mas duvido que cresçam exatamente 69, as plantas não sabem contar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, só nascem das extremidades, no meio está enterrado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então será do tipo Hz sp cornudo?

 

Já viste as HZ 69 sp cornudo? Essas ainda eram mais à frente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha que ser hz sp 'inversão de ciclo' cornudus 69us.

 

Para quem não sabe o que inersao de ciclo... É quando o primeiro ministro esta no mar a 4 metros de profundidade :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto lá vem um boy a defender o PM... mas pensando bem, não tenho nada contra tachos... desde que faça parte deles :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.