Como saber que o ciclo está feito?


Recommended Posts

Boa tarde,eu sou novo nestas andanças, e como tal montei um aquário de 180litros á 4 dias e penso q ainda esteja a fazer o ciclo, tenho 3 corys 2 limpa vidros 4 guppys machos 8 guppys fêmeas 3 plattys fêmeas 1 platty macho ,as plantas tenho 3 variedades mas n sei nomes, agora a minha duvida é saber quando tenho o ciclo feito a q niveis têm de estar amónia,nitratos ,nitritos e Ph, neste momento estão Amónia-0,25 Nitritos-0 Nitratos-10 PH-7,6.E estou a fazer TPA todos os dias de 15% ou seja 27 litros na qual adiciono bactérias.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ciclo nunca está feito porque nunca termina. É por isso que se chama ciclo!!!!

 

Já tens essa fauna dentro do aquário?

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho.

 

E não morreu nenhum? É que só se deve colocar fauna depois de o ciclo estar a funcionar.....

Leste sobre o ciclo do azoto?

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a ler por aqui no forum,mas já era tarde demais já tinha comprado os peixes.Por enquanto não morreu nenhum e os niveis continuam todos iguais.Já agora o Ph em 7.6 está um pouco alto não está?como posso fazer para baixar sem adicionar quimicos sabes?eu andei a ler por aqui que se colocar um tronco que o Ph baixa mas será mm assim?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7,6 de pH dá quase para fazeres um salgado.

 

Troncos é uma solução que também é decorativa.

Turfa dentro do filtro também ajuda.

Agora era interessante abrires um tópico com o setup completo do aquário, fotos, toda a fauna e flora, resultados dos testes, etc, para podermos ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos a 10 é muito bom para plantados... e aí já podias pôr Co2 também e tinhas nisto outra maneira de baixar o pH.

As outras o Jorge já te disse.

 

Tens conchas, buzios, rochas calcarias no aquario?

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então tirar umas fotos para abrir outro tópico,em relação a conchas, buzios, rochas calcaria não tenho nada disso a unica coisa que tenho além das plantas é um tronco pequeno com musgo de java.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Metes o dedo e provas :)

Só uma achega ao que tem sido dito. Mais importante do que o PH estar a 7,6 é mantê-lo estavel. Qualquer solução para o baixar, terá que ser gradual, não se pode baixar de 7,6 para 7 assim de repente, só porque sim. E o que for feito, terá que o manter nos niveis que baixar. Não pode um dia baixar para 7, para no próximo passar a 7,6.

Os PHs das águas da torneira andam altos, explicaram-me que é por ter chovido menos, há mais concentração de minerais. Não estou a apresentar isto como prova, foi a explicação que me deram quando perguntei.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes-tenho 3 corys 2 limpa vidros 4 guppys machos 8 guppys fêmeas 3 plattys fêmeas 1 platty macho

 

plantas- tenho 3 variedades nas quais não sei nomes

%20%20%20<a href=http://img142.imagevenue.com/loc481/th_422533780_Picture028_122_481lo.jpg' alt='th_422533780_Picture028_122_481lo.jpg'> th_422542603_Picture018_122_439lo.jpg th_422550162_Picture019_122_260lo.jpg th_422557413_Picture020_122_58lo.jpg th_422564670_Picture021_122_722lo.jpg th_422571200_Picture022_122_1137lo.jpg th_422579894_Picture023_122_140lo.jpg th_422586634_Picture024_122_358lo.jpg th_422593130_Picture025_122_99lo.jpg th_422602158_Picture026_122_60lo.jpg th_422609264_Picture027_122_41lo.jpg [/img]

Testes

 

Amónia-0,25

 

 

Nitritos-0

 

Nitratos-10

 

PH-7.6

Editado por redes11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao se o ciclo nunca esta feito, nem vale a pena começar a faze-lo....lol

 

-.-´´

 

Vivas, como o Jorge disse é incrível que com esse nível de amónia tenhas peixes vivos. Ainda não tiveste baixas?

 

Tirando a equipa de limpexa, os teus peixes são todos de pH alcalino (sugiro que leias as características das espécies que tens e que queres comprar), por isso não vale a pena pensares em baixar o pH, pelo contrário, eles preferem pHs mais alcalinos.

 

Não adiciones mais peixes até teres amónia e nitritos a 0 e os nitratos num valor estável.

 

abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,ainda não tive nenhuma baixa e ainda bem lol,em relação aos peixes não pretendo comprar mais nenhum e já agora quais são por norma os valores estáveis dos nitratos?a 20 chega?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há um valor fixo. Depende de inúmeros factores: a quantidade de nitratos que já existem na agua que introduzes no aqua, quantidade de bactérias nitrificantes, quantidade de produtos que originam nitratos, quantidade de plantas, etc etc etc.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim este post tem a melhor imagem do ciclo:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=146995entry891622

 

Quanto a valores de nitratos NO3, tudo o que for abaixo de 10 é bom. Mas há peixes que não se "aborrecem" muito até aos 20/30.

Mas quando andas nesses valores é altura de uma TPA.

 

PauloA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes vão ter que se habituar.... :(

As plantas podem ajudar [e uma boa iluminação, claro].

Fora isso, só mesmo água do Luso.... (ou do poço, ou da fonte....)

 

PauloA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Morreram hoje no total 4 peixes 2 corys 2 guppys fêmeas será que foi de ter feito á 2 dias um tpa de 50% e ontem por não estar em casa não ter feito tpa??se puderem ajudem-me para perceber o que se está a passar no meu aquário.obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o que provavelmente se está a passar é que os peixes estão com sequelas dos niveis de amónia e estão agora a morrer. Ainda que naqueles dias estivessem com aspecto de que nada se estava a passar, hoje estão a pagar o preço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o nitratos (NO3) a sair a 50 da torneira....nao sei como baixar, a não ser com garrafoes de agua Luso ou do genero.....

 

Boas

Só posso sugerir uma filtragem com as resinas de retirar nitratos. Algumas osmoses também retiram nitratos da água, mas também tiram tudo o resto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.