Discus a 18º!!!!!


Rickardo

Recommended Posts

Sim é iso mesmo discus em agua com a temperatura a 18º C :shock::shock::shock::shock::shock:

Claro que não foi prepositado, tudo começou ontem à noite por volta da 1 da manha quando fazia mais uma das inumeras TPA's, tudo muito bem tratei do primeiro aquario acabei, comecei com o segundo, desligo o aquecedor para tirar a agua, recoloco nova agua acerto os parametros e fui continuar a monografia. Cometi a falha de não ligar o aquecedor :evil::evil:

Hoje quando ia a sair de casa por volta das 14 horas abri a porta para sair e olho (como sempre para o aquario) e vejo uma fixa fora da tomada, foi nesta altura que quase tive um colapso cardiaco. Os peixes estavam em agua gelada, o termometro que tenho colado na parte de fora de vidro nem temperatura tinha pois a escala não ia tão baixo no termometro interno marcava 18º!!!! Liguei de imediato o aquecedor e a luz (eu tenho os peixes a dormir de dia e acordados de noite, pois é quando tenho mais tempo para cuidar deles, e de dia não lhes dá luz), pensei em fazer em fazer mil e uma coisas, mas achei melhor não fazer nada só ligar o aquecedor e deixar a temperatura subir lentamente.

Miraculosamente os peixes estavam bem :shock::shock: (e felizmente diga-se) nunca me ia perdoar se tivesse acontecido alguma coisa. Apenas estavam um pouco escuros mas nada de muito anormal, agora cheguei a casa a agua esta a 27º e os discus cheios de apetite o que é bom sinal. esquecime de referir que normalmente tenho o aquario a 28/29º. ou seja huve uma diferença de 10 graus num curto espaço de tempo e os discus parecem que não se passou nada, espero que continue assim. Infelizmente houve algumas baixas cerca de 10 dos mais de 100 alevins de gupy não resistiram e morreram.

Desculpem o testamento mas achei importante partilhar isto, vem destruir um pouco dos discus como peixes muito frageis, mas convem não arriscar muito.

 

P.S. Não tentem fazer isto em casa!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ufff!

 

Folgo em saber que está tudo bem. De facto é uma daquelas histórias.

 

Posso mandar uma ideia para o ar? Teres um interruptor que desligue o termostato e mais qualquer coisa que notes que fica a faltar... uma lampada de frente, uma bomba de ar, a televisão, qualquer coisa que dê o alerta. Por exemplo, quando desligo o meu, desligo o filtro também porque aquando da TPA o meu filtro fica a trabalhar em seco, assim lembro-me sempre.

 

Só uma ideia. Fica bem!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso tb ja me aconteceu mas felizmente n foi com os discus e sim com um casal de ramirezis que tb n se recentio mt,mas tal como disseste eu tb acho que a ideia de os discus serem bichos super frageis e um pouco exagerada,o que se passa e que eles estao sempre cheios de parazitas que os consomem e assim que ficam um pouco mais fragilizados com stress eles atacam em força matando os peixes,mas se eles estiverem desparasitados com uma boa alimentaçao e boa agua, sao tao ou mais rezistentes que os outros peixes.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad:

 

Eu agora vou montar um aqua de 300 litros para juntar os discus todos, e vou ter 2 aquecedores e um vai ficar de lado e perto do fundo assim não preciso desligar quando faço Tpa's, mas a tua ideia não deixa de ser boa, esta provado que não convem facilitar, e eu que já devo ter feito mais de 1001 TPA's aconteceu-me.

 

 

Puer:

 

Sim tenho 3 guppys com os dicus (1 macho e 2 femeas), já os tinha antes de ter os discus e estou criar uma linhagem de guppys cobra, nunca tive problemas quer com ataques ou caracteristicas da agua, e não dou alevins aos discus, existem muitos tipos de comida para os discus e não gosto de sacrificar assim os peixinhos.

 

 

five pra one:

 

Concordo contigo os peixes saudaveis são resistentes, agora debelitados aí a historia é outra mas tanto faz ser um discu como um cauda de cometa que ao minimo problema não resistem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me aconteceu parecido, tinha um casal de escalares com uma postura num aquario, o termoestato pifou lol, e não tinha outro termoestato a não ser um que estava a ser utilizado num aquario de discus, tive que os meter com os discus, mas o macho morreu, e passado 2 semanas a femea morreu também , deve ter sido de desgosto 8) .

 

Resumindo comprem termoestatos bons, e equipamento bom, mais vale gastar um bocado mais no inicio do que depois lamentar. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

tambem já me aconteceu isso, mais que uma vez.

 

Uma das grandes vantagens de ter um aquario grande é que demora algum tempo para se arrefecer 300lts de agua. Já cheguei a deixar desligado 2 dias e a agua baixou de 28 para 22º.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais