Recommended Posts

Publicado

Sim é iso mesmo discus em agua com a temperatura a 18º C :shock::shock::shock::shock::shock:

Claro que não foi prepositado, tudo começou ontem à noite por volta da 1 da manha quando fazia mais uma das inumeras TPA's, tudo muito bem tratei do primeiro aquario acabei, comecei com o segundo, desligo o aquecedor para tirar a agua, recoloco nova agua acerto os parametros e fui continuar a monografia. Cometi a falha de não ligar o aquecedor :evil::evil:

Hoje quando ia a sair de casa por volta das 14 horas abri a porta para sair e olho (como sempre para o aquario) e vejo uma fixa fora da tomada, foi nesta altura que quase tive um colapso cardiaco. Os peixes estavam em agua gelada, o termometro que tenho colado na parte de fora de vidro nem temperatura tinha pois a escala não ia tão baixo no termometro interno marcava 18º!!!! Liguei de imediato o aquecedor e a luz (eu tenho os peixes a dormir de dia e acordados de noite, pois é quando tenho mais tempo para cuidar deles, e de dia não lhes dá luz), pensei em fazer em fazer mil e uma coisas, mas achei melhor não fazer nada só ligar o aquecedor e deixar a temperatura subir lentamente.

Miraculosamente os peixes estavam bem :shock::shock: (e felizmente diga-se) nunca me ia perdoar se tivesse acontecido alguma coisa. Apenas estavam um pouco escuros mas nada de muito anormal, agora cheguei a casa a agua esta a 27º e os discus cheios de apetite o que é bom sinal. esquecime de referir que normalmente tenho o aquario a 28/29º. ou seja huve uma diferença de 10 graus num curto espaço de tempo e os discus parecem que não se passou nada, espero que continue assim. Infelizmente houve algumas baixas cerca de 10 dos mais de 100 alevins de gupy não resistiram e morreram.

Desculpem o testamento mas achei importante partilhar isto, vem destruir um pouco dos discus como peixes muito frageis, mas convem não arriscar muito.

P.S. Não tentem fazer isto em casa!!!!

Publicado:

Ufff!

Folgo em saber que está tudo bem. De facto é uma daquelas histórias.

Posso mandar uma ideia para o ar? Teres um interruptor que desligue o termostato e mais qualquer coisa que notes que fica a faltar... uma lampada de frente, uma bomba de ar, a televisão, qualquer coisa que dê o alerta. Por exemplo, quando desligo o meu, desligo o filtro também porque aquando da TPA o meu filtro fica a trabalhar em seco, assim lembro-me sempre.

Só uma ideia. Fica bem!

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Por curiosidade...

Mantes discos com guppys? Ou Discos e alevins de guppys? E os alevins servem de alimento natural aos discos?

:idea:

Publicado:

boas

isso tb ja me aconteceu mas felizmente n foi com os discus e sim com um casal de ramirezis que tb n se recentio mt,mas tal como disseste eu tb acho que a ideia de os discus serem bichos super frageis e um pouco exagerada,o que se passa e que eles estao sempre cheios de parazitas que os consomem e assim que ficam um pouco mais fragilizados com stress eles atacam em força matando os peixes,mas se eles estiverem desparasitados com uma boa alimentaçao e boa agua, sao tao ou mais rezistentes que os outros peixes.

abraços

abraços

Publicado:

Vlad:

Eu agora vou montar um aqua de 300 litros para juntar os discus todos, e vou ter 2 aquecedores e um vai ficar de lado e perto do fundo assim não preciso desligar quando faço Tpa's, mas a tua ideia não deixa de ser boa, esta provado que não convem facilitar, e eu que já devo ter feito mais de 1001 TPA's aconteceu-me.

Puer:

Sim tenho 3 guppys com os dicus (1 macho e 2 femeas), já os tinha antes de ter os discus e estou criar uma linhagem de guppys cobra, nunca tive problemas quer com ataques ou caracteristicas da agua, e não dou alevins aos discus, existem muitos tipos de comida para os discus e não gosto de sacrificar assim os peixinhos.

five pra one:

Concordo contigo os peixes saudaveis são resistentes, agora debelitados aí a historia é outra mas tanto faz ser um discu como um cauda de cometa que ao minimo problema não resistem

Publicado:

já me aconteceu parecido, tinha um casal de escalares com uma postura num aquario, o termoestato pifou lol, e não tinha outro termoestato a não ser um que estava a ser utilizado num aquario de discus, tive que os meter com os discus, mas o macho morreu, e passado 2 semanas a femea morreu também , deve ter sido de desgosto 8) .

Resumindo comprem termoestatos bons, e equipamento bom, mais vale gastar um bocado mais no inicio do que depois lamentar. :wink:

Publicado:

Ola

tambem já me aconteceu isso, mais que uma vez.

Uma das grandes vantagens de ter um aquario grande é que demora algum tempo para se arrefecer 300lts de agua. Já cheguei a deixar desligado 2 dias e a agua baixou de 28 para 22º.

Abraço