Sign in to follow this  
PCorreia1976

Tanganyika 200 Litros

Recommended Posts

Saudações a todos,

Antes de mais devo mencionar que á três anos ou quatro era um visitante e por vezes participante habitual deste fórum, um amante de ciclídeos sul americanos, que pouco ou nenhum interesse tinha nos grandes lagos.

No entanto um amigo tinha um tanganyika e acho que me deixou ficar um bichinho de curiosidade e de gosto por este habitat.

O tempo foi passando e o meu aquário, seja por falta de cuidado, de tempo e por vezes de dinheiro foi ficando um pouco abandonado até cair no descuido absoluto.

Era hora de recomeçar e de fazer algo diferente, nada melhor do que um tanganyika ;).

Como, na minha opinião, me fartei de ver aquários um pouco básicos, para não dizer feios nas minhas buscas internauticas decidi arriscar e provar que conseguia fazer melhor , mais bonito e mais saudável para os peixinhos (e não, não me refiro aos senhores deste forúm :P , mas sim a alguns aquários horripilantes que vi no youtube).

A razão deste tópico que será acompanhado de fotografias é também de receber ajuda dos amantes deste biótipo para cumprir o nobre objetivo supracitado ;D.

Ora vamos lá a dados concretos:

Aquário: Perlea 120x45x50 (iluminação de 2xT5 + reflectores)

Filtro: Eheim Profissional II

Adicional:

- Suporte para melhor circulação (evitar zonas mortas de corrente): Koralia nano x1 (900 L/h)

- Fundo falso em fibra de vidro a imitar rocha

- Termostato jagger 200W

- Intallation set 1 da Eheim

Adicional decoração:

- Bastantes kilos de rocha a ser escolhida de forma a não destoar (ou destoar o menos possivel) com o fundo falso em fibra de vidro.

- 1x tronco estilo raiz pequeno/médio , já maturado e "habituado", uma ideia a tentar no aquascaping que veremos se resulta.

- Areia de coral sugar size (ainda tenho de confirmar se consigo em quantidade suficiente) ou então um substituto calcário muito fino.

(a ver se obtenho naturalmente aquele GH ideal ;)

- Cerca de 30 conchas ou mais estilo buzio ou caracol (ainda estou á procura). EDIT: parece que talvez consiga neothauma originais

:drool3:

Fauna e flora Programada (não será um biótipo puro):

Peixes:

<revisto>

Plantas:

- Vallisnerias (ainda nao decidi mas provavelmente e devido á altura do aquário será a spirallis) x 10 pés

- 6 a 8 Anubias nanas "embutidas ou suspenas em decoração com os devidos cuidados para estarem bem seguras.

- 3 Anubias Congensis

- 1 Anubia "normal" (não me lembro do nome -.-).

Tratamentos a realizar:

- Apenas um , colocar alguns sais (nao me lembro da marca) Malawi/tanganyika.

Instalação:

Vou começar a meio desta semana que vem , lá para sexta-feira coloco as primeiras fotografias para ver o que me dizem e que conselhos me podem dar.

Até ao meu proximo post um abraço, e desde já um obrigado por qualquer comentário, conselho e afins que me queiram providenciar acerca deste projecto.

PCorreia1976.

Edited by PCorreia1976

Bem tenho andado a apanhar calhau por todo o lado e o fundo falso deve chegar quarta ou quinta feira.

Areia sugar size coralina ja esta em casa.

Plantas já estão encomendadas e devem chegar também esta semana.

Espécies de peixes vão ser revistas.

E o mais fantástico, tenho 90% de certeza de conseguir as tais conchas de neothauma tanganicus, as originais do lago tanganyika esta semana ou a semana que vem! :thumbup3:

A porcaria da minha máquina de filmar é muito boa com filmes mas muito rasca com fotografias por alguma estupida razão... a ver se o telemovel faz melhor -.-.

Abraço a todos.

E por favor os amantes de Tanganyikas deem aqui umas perolas da boa sabedoria e experiencia :D!

Finalmente chegou o fundo falso!

A montagem inicial e o layout basico foi disposto, amanha concluo o layout e encho o aquário, assim que clarear coloco as primeiras fotos :).

Sempre consegui as conchas de Neothauma, madei vir 20 mas acho que não chegam, por isso estou á espera de mais 30.

Cumprimentos a todos.

P.S.: Espero que quando tenha as fotografias colocadas o pessoal dos tangas que aqui anda me venha dar conselhos :P!

P.S. 2: A fauna foi alterada, para já os primeiros habitantes que devem chegar para a semana vão ser Lamprologus Ocellatus, 2 machos e 4 fêmeas para começar.

Edited by PCorreia1976

Bem , não sou grande realizador de filmes...

http://www.youtube.com/watch?v=d99uJY2tbkU&feature=youtu.be

O filme é de ontem, e ainda tinha muitas particulas em suspensão, hoje já está bem mais clarinho.

Abraço.

PS: Vão ser adicionadas mais 30 conchas de neothauma.

PS2:

Alguns padrões de água de hoje:

- PH : entre 7,5 e 8

- dureza da água GH :aprox. 12

- Nitritos e nitratos: 0

- dureza de carbonatos KH: 6 a 10

Edited by PCorreia1976

Chegaram os primeiros habitantes.

8x Lamprologus Ocellatus gold (vieram pequeninos, O Sr. Emanuel da aquaporto estava um pouco arreliado com o fornecedor :D)

Os danadinhos levantaram tudo o que era poeira assentada no substrato (ainda bem), vai demorar mais uns dias (ou uma semana) para a água começar a ficar mesmo cristalina.

O que gostei muito de ver é que após a ambientação eles demoraram mais ou menos 10 minutos para começar á cacetada uns aos outros a "regatear" as conchas, isso e o facto de uma hora depois ja estarem a comer!

Sobre o layout... bem, aí veem as filamentosas castanhas, ja estão a surgir nos bordos de algumas folhas, tenho feito mudas de água periodicas mas temo que quimicamente a agua do aquário ainda esteja fragil (pouco "madura") no que diz respeito ás plantas. No entanto as plantas não sao a principal preocupação, com o tempo e alguma dedicação as coisas assentam , resta agora ter paciencia.

A caminho veem mais 30 conchas de neothauma.

Sendo assim os habitantes do aquário neste momento são:

- 3 neritinas

- 3 caridinas japonicas (ja estão ao meu cuidado á 3 anos!!)

- 1 Ampularia

- 8 lamprologus ocellatus gold

Assim que o aquário estiver com a água mesmo clarinha e assim que substituir a lampada T5 que fundiu ponho mais um video...

...E por favor comentem e deem concelhos, que isto começa a parecer um monologo -.-

Cumprimentos.

Como é que está o aquário?

Põe aí uma actualização para vermos

Ainda existe esta montagem?

Novidades????

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.

Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!

Boa aquariofilia!

banner_zpszgjx0bnl.jpg

Sign in to follow this