PCorreia1976

Membro
  • #Conteúdo

    22
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Porto (Porto)
  • Localização
    Porto

PCorreia1976's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Saudações, Não pude deixar de reparar que esta com algumas duvidas sobre uma rochas estarem a subir o Ph ,um conselho simples e facil, utilise vinagre (umas gotas) na rocha, se borbulhar é calcaria (ou tem calcio, rocha coralina) e como tal sobe a dureza e o Ph. Sobre a platy, nos videos não se consegue ver sintomas (á excepção do comportamento que mostra que ela nao está bem), Por acaso tem a barriga muito inchada? As escamas ligeiramente levantadas na zona ventral? Sobre a Anubia (acho que ja foi dito) um fio de nylon ou arame resolve tudo, ela nao precisa de estar enterrada, e acima de tudo o rizoma nao pode estar coberto. Sobre a agua turva é uma questão de calma e paciência com umas tpas á mistura na minha opinião; Às vezes tem a ver com o substrato ter ou nao muitas particulas de pequenissima dimensão que criam esse efeito turvo, com o tempo passa e melhora até ficar cristalina, á que ter calma e como disse ir fazendo umas tpas (mudar todos os dias um bocadinho de água nao faz mal nenhum). Cumprimentos.
  2. Chegaram os primeiros habitantes. 8x Lamprologus Ocellatus gold (vieram pequeninos, O Sr. Emanuel da aquaporto estava um pouco arreliado com o fornecedor :D) Os danadinhos levantaram tudo o que era poeira assentada no substrato (ainda bem), vai demorar mais uns dias (ou uma semana) para a água começar a ficar mesmo cristalina. O que gostei muito de ver é que após a ambientação eles demoraram mais ou menos 10 minutos para começar á cacetada uns aos outros a "regatear" as conchas, isso e o facto de uma hora depois ja estarem a comer! Sobre o layout... bem, aí veem as filamentosas castanhas, ja estão a surgir nos bordos de algumas folhas, tenho feito mudas de água periodicas mas temo que quimicamente a agua do aquário ainda esteja fragil (pouco "madura") no que diz respeito ás plantas. No entanto as plantas não sao a principal preocupação, com o tempo e alguma dedicação as coisas assentam , resta agora ter paciencia. A caminho veem mais 30 conchas de neothauma. Sendo assim os habitantes do aquário neste momento são: - 3 neritinas - 3 caridinas japonicas (ja estão ao meu cuidado á 3 anos!!) - 1 Ampularia - 8 lamprologus ocellatus gold Assim que o aquário estiver com a água mesmo clarinha e assim que substituir a lampada T5 que fundiu ponho mais um video... ...E por favor comentem e deem concelhos, que isto começa a parecer um monologo -.- Cumprimentos.
  3. Bem , não sou grande realizador de filmes... http://www.youtube.com/watch?v=d99uJY2tbkU&feature=youtu.be O filme é de ontem, e ainda tinha muitas particulas em suspensão, hoje já está bem mais clarinho. Abraço. PS: Vão ser adicionadas mais 30 conchas de neothauma. PS2: Alguns padrões de água de hoje: - PH : entre 7,5 e 8 - dureza da água GH :aprox. 12 - Nitritos e nitratos: 0 - dureza de carbonatos KH: 6 a 10
  4. Esta muito bonito! Quando as plantas crescerem vai ficar ali uma ilha lindissima! É uma pena nao ter visto o topico antes, porque se o senhor veio de água salgada (e que paraiso e prazer é ter um aquário destes estavel) ,então para ter um ambiente mais proximo de água doce na minha opinião seriam os aquários do rift (tanganica, mallawi, vitoria), dê uma vista de olhos por alguns forums e veja aquários e peixes destes biotipos . Um abraço!
  5. Concordo, Os aquários por norma quanto mais "naturais" ou similares ao que se encontra na natureza mais bonitos são, na minha opinião (mas opiniões há muitas ;D). De resto esta giro! Abraço.
  6. Saudações, As grutas estão artificiais demais, a variedade de rochas destoa um pouco, e o tronco mopani podia ser bem aproveitado com umas anubias agarradas . Mais plantinhas! E tem aí uma planta que não sei se vai aguentar muito tempo (e se aguentar vai ficar gigante), essa central com as riscas brancas, bastante alta não é para aquário. (Sei de alguns senhores pouco honestos ou que simplesmente por ignorancia as vendem em algumas lojas) Atenção também para não enterrar muito as anubias que tem ou elas podem morrer se não tiverem o rizoma fora de terra. De certeza que vai ficar muito melhor quando fizer a sua renovação! Um Abraço.
  7. PCorreia1976

    1º plantado

    Saudações, Os links não estão a funcionar correctamente, indicam uma pagina para produto fora de stock todos eles. Sei que existem algumas diferenças de substrato da ADA, alguns puxam a água para valores mais acidos, outros têem valores de "nutrientes" diferentes, enfim, no geral sao todos muito bons, é dificil dizer... Acho que depende da sua ideia para o aquário, no entanto esse substrato para a cuba é um mimo! E como me parece que vai ter uma iluminação bem adequada não deve ter problemas, agora é como o bruno disse, a cuba tem tecnica para ser plantada e é uma chatice dos diabos na minha opinião :D! Um abraço.
  8. Finalmente chegou o fundo falso! A montagem inicial e o layout basico foi disposto, amanha concluo o layout e encho o aquário, assim que clarear coloco as primeiras fotos . Sempre consegui as conchas de Neothauma, madei vir 20 mas acho que não chegam, por isso estou á espera de mais 30. Cumprimentos a todos. P.S.: Espero que quando tenha as fotografias colocadas o pessoal dos tangas que aqui anda me venha dar conselhos ! P.S. 2: A fauna foi alterada, para já os primeiros habitantes que devem chegar para a semana vão ser Lamprologus Ocellatus, 2 machos e 4 fêmeas para começar.
  9. PCorreia1976

    1º plantado

    Utilisei uma vez numa montagem de plantado e correu muito bem, mas não tenho muita mais experiencia com esse substrato. (foi numa altura que estavam a um preço excelente (à volta de 3 anos atrás -.-). Eu por mim apostava nos 15, é como diz o Bruno, mais vale sobrar do que fazer falta. Não sei se há mal em dizer isto, mas como o Sr. é do Porto e se puder, dê um salto ao Sr. Emanuel da Aquaporto que ele costuma ter bons substratos fertilizados e não abusa nos preços (além disso aceita encomendas de plantas e veem com uma optima qualidade). Sobre a altura do substrato parece bem, com umas rochas ou troncos a segurar o desnivel para que ao longo do tempo não fique muito esbatido. Dos melhores fornecedores de plantas que eu conheci a aquafleur é excelente! ( http://www.aquafleur.nl/ , Holandeses tá tudo dito ;D ) Abraço.
  10. Bem tenho andado a apanhar calhau por todo o lado e o fundo falso deve chegar quarta ou quinta feira. Areia sugar size coralina ja esta em casa. Plantas já estão encomendadas e devem chegar também esta semana. Espécies de peixes vão ser revistas. E o mais fantástico, tenho 90% de certeza de conseguir as tais conchas de neothauma tanganicus, as originais do lago tanganyika esta semana ou a semana que vem! A porcaria da minha máquina de filmar é muito boa com filmes mas muito rasca com fotografias por alguma estupida razão... a ver se o telemovel faz melhor -.-. Abraço a todos. E por favor os amantes de Tanganyikas deem aqui umas perolas da boa sabedoria e experiencia :D!
  11. PCorreia1976

    1º plantado

    Concordo com o Sr. brunofrancisco, o substrato é muito bom, mas o preço da ADA é que não é nada amigo :D. Mas como disse o Sr. acima o melhor é fazer uma camada inferior de um bom substrato fertilizado e uma camada superior de outro decorativo neutro (natural), costuma funcionar muito bem. Acerca da quantidade com toda a sinceridade sou um nabo, nunca acerto, o melhor é ir comprando a olho :D. Relação qualidade preço é complicado, é um pouco como comparar marcas de carros ;D , mas a JBL tem um bom substrato fertilizado (que tem de ser coberto com outro neutro) a bom preço, ás vezes pode encontrar uma boas promoções em outras marcas, as melhores que me lembro para plantados seriam da Elos e da ADA, os da Dupla eram bons até eles modificarem o metodo de fabrico e agora aquela porcaria flutua -.- . Tire algum tempo para procurar promoções, ou então negoceie um bom preço com uma loja especializada já que me parece que para um aquario de 150cm vai precisar de bastante (e o preço das melhores não é nada, mas mesmo nada agradável). Sobre o areao, aqui entra o aquascaping, já planeou a disposição dos elementos decorativos? quais vao ser? de que cor vai ser o substrato decorativo? vai ter mais do que um tom de substrato? e de que granulometria? Aqui começa a diversão na minha opinião :D, pegue numas folhitas e começe a desenhar tentando ser honesto ao volume e espaço que as coisas vao ocupar, o que planear agora evita complicações (com a circulação da água por exemplo), e se for bem pensado e também consoante a intenção de fazer um aquário mais ou menos natural, dá resultados excelentes. Tente pensar numa paisagem subaquatica natural que lhe agrade e reproduza essa ideia no seu aquário . Abraço, e não estou a perder tempo nenhum, gosto disto tal como qualquer aquariofilista, so tenho pena de nao poder ter tempo, dinheiro e espaço para encher a casa de aquários :D edit: erro na composição Edit 2: Esqueci-me de dizer que uma maneira de poupar é limitar o substrato fertilizado ás zonas realmente plantadas (e é mais do que aconselhavel proceder desta maneira por inumeras razões aparte das economicas).
  12. Coloquei talvez erroneamente o meu post na zona de Aquascaping -.- Por isso deixo aqui o link para que se possivel me deem uma ajudita aqui neste projecto. Obrigado desde já, PCorreia1976 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=196346
  13. PCorreia1976

    1º plantado

    Sim, Lã de vidro, fibra de vidro enfim vai tudo dar ao mesmo, mas nas lojas costumam referir-se a lã filtrante . Sou honesto, em todos os livros que li e conselhos que também li e ouvi houve espaço para todo o genero de opiniões, desde a montagem até a ciclagem do aquário á iluminação e enfim tudo o que rodeia um aquário não existe uma regra rigida a seguir... Isto e tudo o que lhe aconselhei vai pelo mesmo remedio e caminho, pode resultar bem ou não, por isso acerca da iluminação falo só por experiencia, costumo deixar o aquário a funcionar apenas com algumas poucas horas de luz e plantas baratas de baixa manutenção para me irem consumindo nutrientes da água e me servirem de indicador de problemas, acompanhava isto com TPAs regulares na segunda semana (dois em dois dias) de cerca de 10% e via como a coisa ia correndo. (a primeira semana deixava a coisa assentar e mostrar bem mostradinho os problemas que poderão surgir). Eu sei que pode parecer estranho, mas na minha ideia o melhor plantado é aquele que é feito para durar anos se possivel sem grandes problemas (surtos de algas por exemplo), para isso tento corrigir ou atenuar ao maximo os problemas no inicio recorrendo a plantas temporarias para me darem indicações, ou seja, se nas plantas temporarias surgirem filamentosas toca a ver o que esta errado, se me surgirem algas verdes nos vidros e assim não fico assustado, é normal para um aquário novo e por norma com o processo normal de estabilização da água e instalação de plantas a sua presença vai atenuar.se ao longo do tempo até quase desaparecer... àgua verde é preciso TPA urgente e procurar fontes de poluição e deficiente filtração da água...por ai fora, as situações são muitas, até a famosa água branca. Este testamento é para deixar um ponto que a mim me parece importante, um aquário é um aquário e não há no mundo outro igual, existem linhas mestras e indicações mas não estranhe surgirem por vezes situações quase inexplicáveis ;D, em particular num plantado ( que pode exigir tanta dedicação).
  14. Saudações Opiniões há muitas como se costuma dizer, e eu, claro, tenho a minha. Com esse aquário pode fazer um paraiso de guppys sem dificuldade. Sendo um adepto do aspecto natural dos aquários eu aconselharia o seguinte :D : - retire a bomba de ar e coloque a saida de água do seu filtro interno mais proxima da superficie de maneira a aumentar a areação da água pelo movimento gerado, ou seja aumentado a quantidade de água (pelo movimento) que está em contacto com o ar. - retire o coliseu (se é uma questão estética e do seu gosto então ignore este conselho :D). - Em vez do coliseu adquira um tronco médio de boa qualidade (estilo raiz e alongado) numa loja de aquariofilia de confiança - Adquirir Musgo de java e uma ou duas Anubias nana . - atar o musgo de java ao longo do tronco com fio normal , e as anubias na sua parte mais ramificada , de preferencia a um extremo , de forma a que as plantas fiquem agarradas ao tronco e façam um efeito decorativo bonito. - Colocar no aquário (investimento rondará os 20 a 30€) Porque este setup? O musgo de java é excelente a providenciar abrigo aos seus alevins, musgo de java+ guppys é praticamente um ciclo de criações continuas (além disso dispensa a maternidade e essas coisas). As anubias sao plantas muito resistentes e bonitas, irao ajudar a controlar a saude do seu aquário com o musgo de java. O tronco irá colocar a sua água ligeiramente ácida que é o PH que os guppys mais gostam (mas também não é essencial, o raio dos peixitos dão-se em tudo XD) O aspecto geral do aquário com umas mudinhas de água fica muito natural. Não terá o problema que presumo que tem com plantas a soltarem-se do fundo. Enfim, esta é a minha opinião e vale o que vale, no entanto no seu lugar é o que faria . Um abraço e os melhores desejos. Pcorreia1976 Edit: já agora para evitar problemas com TPAs, deixe a água a repousar uns dias antes de fazer a muda, ajuda imenso.
  15. Perto da praça carlos alberto, numa rua paralela á cedofeita. (Porto Claro) Apistos é mesmo lá. Telefona e conversa com o Sr. Emanuel , acho que ele tem condições de te entregar em Lisboa mas não tenho a certeza (tel. 968408547)