Amónia - Não consigo baixá-la -


Recommended Posts

Boas,

 

Montei o meu aqua a cerca de 2 meses, tudo muito lentinho ao ritmo da carteira por assim dizer.

Desde +/- 3 semanas que meço a amónia e ela da.me sempre valores astronómicos tipo 5/6.

Ja cheguei a fazer várias trocas de água, e nada.

 

O tamanho do aqua e de 120cm x 50cm x 40cm, com 6cm de substracto de coral moido de tamanho intermedio, 17kg de RV e tenho um zoanthus e o mais engraçado e que ele esta aberto e não fechado com eu esperava.

 

O escumador foi feito por uma loja aqui do porto e a iluminação sao duas T8 de 30W cada. (sei que e pouco mas eu tinha uma calha de PC's 4x36W que se estragou e agora a loja não quer me dar uma nova então ando numa guerra interminavel!)

 

Tenho 2 bombas de 1500l/h mais um filtro externo com ceramicas e um pouco de algodao de um aqua estabelecido para colonizar as minhas ceramicas.

 

Tive no inicio 14 camaroes mas foram morrendo aos poucos, mas mal via que estavam mortos retirava-os da agua.

 

Qual sera o problema?

 

Cumprimentos e Abraços

 

Agradecia que me ajudassem porque gostaria de colocar mais corais e mais tarde peixes e assim não posso.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gohan,

Antes de mais, experimenta com outro kit de testes. Esses níveis de amónia não são nada normais para um aquário de 2 meses.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Também eu sou nova nestas andanças, tenho o meu aquário montado à 2 meses a semana passada com a adição de novas rochas a amónia teve uma pequena subida, bem como os nitritos, como à muitos anos utilizo os produtos da SERA com sucesso0 decidi colocar o sera amovec, que é um liquído composto por bacterias marinhas que degradam a amónia e nitritos e ajudam ao estabelecimento da colonia de bacterias, ao outro dia tudo praticamente zerado. Claro está que durante uma semana vou continuar a colocar o produto e tentar não sobrecarregar o sistema.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

 

Raquel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Também eu sou nova nestas andanças, tenho o meu aquário montado à 2 meses a semana passada com a adição de novas rochas a amónia teve uma pequena subida, bem como de nitritos, como à muitos anos utilizo os produtos da SERA com sucesso decidi colocar o sera amovec, que é um liquído composto por bacterias marinhas que degradam a amónia e nitritos e ajudam ao estabelecimento da colonia de bacterias, ao outro dia tudo praticamente zerado. Claro está que durante uma semana vou continuar a colocar o produto e tentar não sobrecarregar o sistema.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

 

Raquel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema não está nos testes, mas sim no teu areão, não permite a fixação de bacterias e produz tomeladas de detritos, o conselho que te dou é começares tudo de novo, colocas areia viva, e colocas as mesmas rochas.

 

Depois colocas 2 pares de Molis das grandes dessas de agua doce que tb dão para salobra, deixas fazer o ciclo, cerca de 1 Mês, e voilá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou comprar o teste mediante o resultado terei em conta essa hipotese.

Imaginemos que teria que optar pela tua sugestao. Poderia usar a mesma agua?

 

Cumprimentos e Abraços

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areao é poroso e não tem qualquer problema em fixar bactérias, estas não são esquesitas crescem onde menos imaginamos.

 

Acontece normalmente que esse areão deixa acumular muita matéria orgânica no fundo, resultando numa subida de nitratos, mas isso poderá acontecer bastante mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem. comprei o teste de Amónia, e para minha grande surpresa, porque ja estava a pensar em ter que começar tudo de novo, o resultado foi melhor do que esperava, a cor final era mais clara que a escala portanto amónia ja era!

 

Recomendaram-me na mesma a alteração do substrato mas gostaria de saber a vossa opiniao, deste conselho, sera que devo adicionar outro tipo de substrato? vejam bem, adicionar, não remover o que lá tenho e por um novo, mas sim acrescentar.

 

Outra pergunta, que peixes e que voces recomendariam pra cobaia? lol quero adicionar o primeiro peixe e aconselharam-me gobies ou donzelas.

Que acham?

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra pergunta, que peixes e que voces recomendariam pra cobaia? lol quero adicionar o primeiro peixe e aconselharam-me gobies ou donzelas.

Que acham?

 

Acho que qualquer peixe merece todo o nosso respeito, pelo que fazer deles cobaias não é a melhor opção. Se queres ciclar o aquário, perde um pouco de tempo (a pressa é inimiga da perfeição lá diz o ditado) e cicla o aquário apenas com RV, vai adicionando comida na mesma para criares detritos para ajudar no ciclo.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa o termo cobaia mas usei-o num tom irónico, eu respeito cada peixe, mesmo que até nem goste dele.

 

Não sei se leste o topico todo mas o meu aquario ja tem 2 meses acho que poderei adicionar um peixe, pelo menos sempre ouvi dizer que 2 a 3 meses era o minimo.

 

Se discordares por favor responde.

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gohan!

Na minha opinião não necessitas de retirar esse areao, visto que é bastante poroso, o que poderás fazer é comprar futuramente areia viva.

O mais importante acima de tudo é teres muuuuuiiiiitttttaaaaaa paciencia, é normal no inicio de um reef teres valores médios de amonia, mas o problema não era da amonia mas sim do teste, ainda bem.(já não se fazem testes como antigamente :D )

Fica bem e boa sorte, um abraço Marco.

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico problema desse areão e que por ter uma grande granulometria permite a passagem de detritos para baixo dele, e ao mesmo tempo aqueles bichinhos todos (cujom nome acaba em pods :D ) não conseguem revolvê-lo. Se algum dia tiveres algum problema de nitratos essa pode ser a fonte deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela ajuda e pelo tempo disponibilizado.

 

Mas persiste uma duvida, e arriscado colocar algum peixe nesta altura ou ja posso?

 

Mais uma vez obrigado pela paciencia.

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens a certeza que o problema era do teste em principio podes por.....cajo suspeites que tenha havido alguma problema (o que é no minimo estranho) espera mais um tempo. Apanha umas algas ou arranja um bocado de caulerpa e deixa isso mais um tempo, se assim preferires.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais