DIY - calha aquapor - alteração para PLL


helio.salgueiro

Recommended Posts

Boa tarde "cambada" :drool3:

 

Tenho um aquário da aquapor de 1 metro que me leva cerca de 100 litros

 

Inicialmente o aquário trazia uma lâmpada T8 de 30 watt, e farto de ver o aquário as escuras, coloquei mãos a obra, com o material que possuía, e com aquisição de mais algumas coisas, mas de maneira que a "Maria" nem reparasse na conta bancária :naughty:

 

Decidi fazer a alteração para:

 

1 x 36 watts PLL - de 4000K c/balastro electrónico ( Já possuía os balastros e a lâmpada)

1 x 36 watts PLL - de 6000K c/balastro electrónico (lâmpada e casquilhos comprados na aquaeden - perto de 7€)

 

MATERIAL USADO:

  • 1 x 36 watts PLL - de 4000K (1 unidade)
  • 1 x 36 watts PLL - de 6000K (1 unidade)
  • casquilhos 2G11 - (2 unidades - borlix)
  • Suporte para lâmpadas PLL (2 unidades - compradas na aquaeden)
  • Interruptor (1 unidade - já o tinha - borlix)
  • Fio multifilar de 0,75 mm2 (já o tinha, logo não comprei multifilar - gastei cerca de 4 metros - borlix)
  • Fita de prata (1 rolo, já possuia)

 

 

 

 

Adiconei tb mais um interruptor com a ajuda de umas brocas (não daquelas que se fuma) e umas limas chainsaw

 

Não sou nenhum "inventor" mas lá decidi eu colocar as mãos na massa ( o patrão que me desculpe, mas foi na hora dele :thumbup3: )

 

Aqui fica algumas imagens do Eistein a trabalhar :alberteinstein:

 

SDC10127.jpg

 

 

 

SDC10118.jpg

 

SDC10096.jpg

 

 

Como não tinha reflector, lembrei-me de usar fita de prata e colei na armadura biggrin.png' alt=':biggn:'>, pode-se já ver o balastro no sitio, aquela "nhanha" amarela é cola quente, assim os fio não vao a lado nenhum

 

SDC10103.jpg

 

A ligação ao casquilho

 

SDC10104.jpg

 

O lado oposto biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

SDC10112.jpg

 

 

O interruptor chainsaw

 

 

 

SDC10107.jpg

 

Já colocado biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

SDC10108.jpg

 

Aqui podes-se ver a passagem da alimentação para o interruptor, coloquei os fios e também tapei os balastros com fita de prata (aqui, vou receber grandes criticas) :horse:

 

SDC10110.jpg

 

SDC10116.jpg

 

 

O resultado final banana rock

 

SDC10120.jpg

 

Aqui a PLL de 4000K a bombar, nota-se na próxima foto a diferença de cor de luz! mas vou comprar outra, ou de 6000 ou de 8000, porque no aquario nota-se bem :mad:

 

SDC10122.jpg

 

 

SDC10123.jpg

 

 

SDC10124.jpg

 

 

Venham essas criticas!!!!! eu aguento-me.......... :dance:

 

E claro agora preparo-me para um grande boom de algas!!!!!! :huh: venham elas!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há!!!!

 

Muito bom. Parabéns.

Tens fotos do aquário antes e depois da troca de iluminação?

 

Boas Jorge!!!!! Tenho mas não coloco :naughty: !!!!!!!!! tá carregado de algas filamentosas!!!!!!!! até tenho vergonhar de colocar fotos!!!! ehehehehe

 

Ver se coloco, mas digo-te já! uma diferença brutal!!!!! :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge!!!!! Tenho mas não coloco :naughty: !!!!!!!!! tá carregado de algas filamentosas!!!!!!!! até tenho vergonhar de colocar fotos!!!! ehehehehe

 

Ver se coloco, mas digo-te já! uma diferença brutal!!!!! :drool3:

 

Deixa la o raio das algas e anda la mas e com as fotos pa :tapfoot:

Que as algas também fazem parte da festa…quem não tem algas no aquário que se acuse :dance::bleh:

 

ps: eu tenho lolol

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa la o raio das algas e anda la mas e com as fotos pa :tapfoot:

Que as algas também fazem parte da festa…quem não tem algas no aquário que se acuse :dance::bleh:

 

ps: eu tenho lolol

 

Looooool

 

Já as tinha, antes da iluminação!!!!!! mas felizmente que meu projecto esta em andamento para acabar com as mesmas!!!!! :drool3:

 

Mas durante 8 anos de aquariofilia, nunca tive algas!!!!!!! e há 1 ano para cá...... boooooooom!!!!!!!!!

 

Vou tirar então as fotos!!!!!! :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...