PH a 5.0 como subir?


Piscis

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho um aqua comunitário montado há cerca de seis anos, com 120lt. Faço normalmente TPA's de 15l semanais. Fazendo testes de rotina (os quais já não fazia há algum tempo confesso) verifiquei que tenho o ph a 5.0. :ohmy: Penso que me terá morrido um escalar esta semana por causa disso mesmo... embora não tenha detectado mais nenhuma mudança de comportamento dos peixes...

 

Que conselhos me dão para subir o PH, tendo em conta que preferia não ter de recorrer a químicos? Li por aqui que posso usar bicabornato de sódio. Mas em que quantidade? É seguro para os peixes? Posso adicionar também conchas ou pedras calcárias e, mais uma vez em que quantidade para o volume de água? Quanto tempo terei de esperar para ver se está a dar resultado?

 

Já agora: o que pode ter causado esta descida tão vertiginosa? Os troncos o areão... já serem os mesmos desde que o aqua foi montado?

 

Parâmetros:

PH 5.0

No2 0.1

NH3/NH4 0.6

 

Estes são os testes que tenho.

Obrigada pela ajuda!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A morte de um peixe acho eu que não te faria descer o pH, faria era aumentar-te a amónia, que por sinal estando a 0.6ppm não está nos níveis ideais. Tb penso que 15l semanais para um aqua de 120L seja muito pouco, deves fazer no mínimo de 30%.

 

Para já fazia TPA's até essa amónia ficar igual a zero e depois de chegares a esses valores pensava no pH, pode ser que entretanto fique nos valores habituais

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda.

Não quis referir que foi a morte do peixe que fez descer o ph mas sim que a morte deste se deveu ao ph estar tão baixo.

A amónia está a 0.6... isto é... a água quando sai do aqua nunca está propriamente translúcida como a da torneira, ou seja, eu nunca considero um valor 0 ao olhar para a escala de cores. Se quiser ser mesmo correcta então está entre 0 e 0.6...

 

A água da torneira sai a 7.0

 

Amanhã farei um TPA maior de 35lt então e voltarei a verificar os valores horas depois. E quanto ao cloreto de sódio / conchas? Temo que umas TPA's não sejam suficientes...

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz a TPA de 35 litros mas o PH pouco subiu. Está nos 5.5 agora. Visto que os valores continuam graves já equaciono uma medida mais extrema: a de colocar químicos a fim de fazê-lo subir. No entanto, nas minhas pesquisas fui lendo que também não são solução uma vez que resolve o problema tempoariamente mas mais tarde ou mais cedo voltará a descer. É preferível colocar conchas ou rochas calcárias a fim de estabelecer um equilíbrio com os restantes materiais que o estão a fazer descer? Dado os valores tão baixos, uso o químico (que marca?) e as conchas? E o bicabornato também seria boa solução?

 

Obrigada pela ajuda.

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres subir de uma forma mais estável a opção passa por conchas e rochas calcárias, todas as outras opções são temporárias e fazem variar bastante os valores

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amónia e nitritos com um PH 5 é normal. Até me admira não haver mais visto que as bactérias param de se reproduzir a 6.2 e param completamente o processamento (oxidação) da amónia e nitritos a PH6. Tens a certeza que o teste está bem e dentro de validade? É que PH 5 é obra se a água da torneira é 7. Existe a tendência natural de acidificação em aquários madurados (sobretudo com um tronco) mas 5... tendo em conta a escala logarítmica do PH isso é dezenas de vezes mais ácido que a água da torneira. Talvez o problema seja mesmo as TPA's reduzidas. 30 a 50% por semana não te deixa cair o PH desta forma.

 

Alguma vez mediste o GH/KH? talvez o tampão esteja muito em baixo fazendo com que qualquer alteração pequena faça oscilar violentamente o ph?

 

Conchas e outras coisas calcárias fazem subir o ph de forma estável mas tendo água da torneira a 7, eu não metia isso. Passa a fazer tpa's grandes e regulares e vais ver que no espaço de 1 mês já tens o PH em 6, 6+

 

Com um PH desses devias aproveitar para reproduzir neons (quando estiver a 5.8)... é só esfriar a água, fazer uns flashes a simular relâmpagos e pronto :)

 

Abraços e boa sorte

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Com um PH desses devias aproveitar para reproduzir neons (quando estiver a 5. 8)... é só esfriar a água, fazer uns flashes a simular relâmpagos e pronto :)

 

Abraços e boa sorte

 

Tony

 

E uma flauta a atirar a água para cima a simular chuva ;)

Há também quem se coloque com chapas metálicas a imitar o som da trovoada, se bem que eu acho que com um gravador era mais fácil. :)

 

 

 

Bem, o que me está a interrogar é o ph da água da torneira sair a 7 e baixar para 5.

Normalmente aumenta....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada a todos pela ajuda!

 

O que fez baixar o ph assim? Confesso que talvez descure devez em quando os TPA's, se não é de semana a semana é de 10-12 dias... e sempre 15lts. Já vi que é pouco. Recordo que o aqua é de 120lt. No entanto, montado há tantos anos, tem-se mantido estável. E para além dos escalares, também tenho a sorte de não ter peixes muito exigentes. Estava à espera do verão para fazer uma mudança grande de layout e comprar troncos novos. Talvez seja isso que esteja a baixar o ph. Já agora fica uma foto, ainda que meio desfocada (desculpem mas a máquina não dá para mais). Por baixo dos fetos são 3 troncos que devem ter pelas minhas contas uns 6 ou 7 anos.

 

http://fotos.sapo.pt/larar/fotos/?uid=AqBrjSEJfr3panHp04df&grande#foto

 

Fiz uma TPA de 35lts na sexta-feira. Acham que faça mais uma? De quanto?

 

OS testes foram comprados há cerca de 5 meses, estão dentro do prazo. O GH/KH confesso que nunca medi... A água da torneira, voltei agora a medir, está a 7.0 certinho ( já agora a minha zona é lisboa). Tenho estas conchas e pedra pomus cá em casa. Meti vinagre mas nada disto ferveu. Posso colocar alguma coisa destas? Quantas para este volume de água?

 

http://fotos.sapo.pt...mNp&grande#foto

 

Ou mais vale comprar alguma pedra daquelas para aquas Malawi?

Obrigada, obrigada, obrigada!

 

PS. Sim realmente com este ph e com a crise que para aí anda, mais vale dedicar-me à criação de discus e neons e sempre faço uns trocos. Só não sei é tocar flauta :tongue:

Editado por Piscis

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a dizer que eu não meteria nada no aqua para "falsamente" subir o PH. Isso é tapar o sol com a peneira.

 

Tanto quanto sei, só há estes factores que podem baixar o PH num aqua:

 

1. Introdução de CO2 (na água reage e transforma-se em ácido carbónico)

2. Turfa (que não é nada mais do que matéria vegetal decomposta)

3. Troncos (vide definição de turfa, o processo químico é o mesmo)

4. folhas da índia (voltamos à decomposição vegetal)

 

e mais nada!

 

Com TPA's de 35-50% todas as semanas, não há tempo para que aquele tronco te baixe o ph para 5. Na pior das hipóteses terás 6.4-6.6 o que é um valor com que muita gente só pode sonhar. Aspira o fundo semanalmente durante a TPA de maneira a eliminar a maioria dos restos que podem andar pelo fundo e decompor-se, troca os tais 35-50% de água (eu trocava mais perto dos 50% mas cada faz como prefere) e vais ver que os valores vão entrar nos eixos rapidamente.

 

TPA's de de 10% não são nada. Andaste meses/anos a cultivar a "acidificação" desse aquário com TPA's tão pequenas. Aposto que se fosses medir os nitratos, dava-te uma coisa má. Não quer dizer que os peixes não sobrevivam pois a subida foi muito gradual mas qualquer novo peixe está condenado ao entrar nesse aquário e a morte do outro pode ter sido devida a isso. Não há dados científicos que digam qual o limite dos peixes em termos de nitratos (sobretudo quando estes sobem muito espaçadamente) mas de certeza que não gostam lá muito da brincadeira e acabam por ressentir-se.

 

Aposto o meu chapéu (se o tivesse lol) que se fizeres esse regime durante 1 mês, o PH vai estar muito melhor e peixes os vão estar mais felizes.

 

abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto é mascarar o problema quando o problema continua lá. CO2 nunca tive, portanto, só pode estar relacionado com os troncos e a decomposição vegetal. Quando faço as TPA aspiro sempre o fundo ao mesmo tempo, mas sendo as mudanças tão pequenas estou a ver que não se alterava nada, a bem dizer.

 

Achas que posso fazer mais uma TPA já? Ou espero até perfazer uma semana desde a última? Também tenho medo de uma mudança demasiado brusca (aliás é smpre o meu medo das TPA's provocar mudanças bruscas por isso acho que inconscientemente fazia-as demasiados pequenas)

.

Vou passar a esse regime e depois vou pondo os resultados.

Obrigada pelas opiniões e críticas construtivas :smile2:

Editado por Piscis

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

PS. Sim realmente com este ph e com a crise que para aí anda, mais vale dedicar-me à criação de discus e neons e sempre faço uns trocos. Só não sei é tocar flauta :tongue:

 

Não é tocar flauta LOLOLOL Estou a falar da flauta de entrada de água :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente já fiz TPA's diárias sem problema algum mas não fazia com mais de 20% ie, no teu caso, 20-24Lts. Também adicionava um condicionador à água (a não ser que tenhas água já parada há 24 horas). Normalmente os meus peixes não se ressentem se meto directamente da água da rede (à mais ou menos a mesma temperatura) mas as crias mais pequenas reagem muito mal ao cloro introduzido. Desde que matei os meus ancistrus bebés com uma brincadeira dessas, condiciono sempre a água. Seja por forma química (Seachem Prime) ou natural (deixar destapado durante 24 horas antes de meter no aquário)

 

Também podias fazer 2 em 2 dias até estabilizar a situação. Não mudes é mais de 20%. Se for semanal apenas, 40-50%. Com o tempo notas quanto é que precisas de mudar para manter os parâmetros estáveis.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada! Sim. como a quantidade de água mudada não era muita normalmente também metia directamente água da torneira mais ou menos à mesma temperatura. Depois dou notícias!

 

PS. A flauta da água claro! LOLOL Isso já tenho! Como até falaram em gravadores e chapas metálicas entusiasmei-me biggrin.png' alt=':biggn:'>

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada como fazer a dança da chuva à volta do aqua de preferência só de cuecas. Dizem que os neons ficam ainda mais entusiasmados (pessoalmente penso que dependerá se for um dono ou dona mas tratando-se de peixes, sei lá). :P :P :P

 

Cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cá está o update tal como prometido!

 

O PH já subiu para os 6,5 com as TPA's semanais de 40lts (30%). A cada TPA subia 0.5... dos 5.0, para os 6.0, para os 6.5 medidos hoje. Sem químicos, sem elementos estranhos... bastaram mesmo as TPS's.Para a semana, na próxima TPA espero chegar aos 7.0. E para minha felicidade (e dos peixes) não foi precisa dança da chuva lol

Aqui fica o meu (muito mau) exemplo que não se pode preguiçar nem descurar certas rotinas sob a pena de um projeto de anos ir literalmente por água abaixo... sem darmos conta.

 

Obrigada mais uma vez pelos comentários construtivos (sim porque há muita gente que em vez de ajudar só recrimina) e... pela vossa boa disposição! :smile2:

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.