fertilizante em po


mifeel

Recommended Posts

olá a todos, já li vários tópicos de fertilização em pó com vários elementos mas não consegui perceber muito bem,

temos de fertilizar todos os dias?

qual a medida standard para usar? alguma coisa do tipo, X gramas disto, X gramas daquilo, misturar tudo em x litros de agua e ir deitando no aqua de X em X dias. alguma coisa tipo uma receita como se de um bolo se tratasse, desculpem mas sou noob mesmo.

 

eu costumava usar o fertilizante liquido da sera mas falam-me neste método que realmente compensava e muito e eu decidi experimentar mas, pelo que li em vários sites e tópicos e tudo confuso :?

 

tenho um aqua de 220 litros aprox com 3 barbo tigres, 6 néon, 4 escalares, 1 cory, 1 sae e 3 discus

as minhas plantas necessitam de moderada fertilização porque tenho plantas vermelhas, acicularis, blyxa, etc e desde que acabou o fertilizante começaram a deixar de crescer tanto, as folhas começam a ficar velhas e roídas e queria fazer o fertilizante.

 

alguém me pode dar umas dicas?

Muito obrigada desde já

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqua: 1.30x40x50 210lt brutos

iluminação: 2 t8 30w cada

co2: extintor 2kg 2 bolhas p/s aprox

filtro: sunsun 1350 L/h

substrato: jbl aquabasics

ph 6.8

amonia 0

nitratos 10

temperatura 28

3 barbo tigres, 6 néon, 4 escalares, 1 cory, 1 sae e 3 discus

plantas vermelhas, acicularis, blyxa, hz, plantas flutuantes, uma que da uma flor tipo jarros brancos e outras que nao sei o nome

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves optar por uma fertilização completa com macros e micros. Há várias opções:

 

- comerciais tudo-em-1:

e.g. TPN+

 

- comercial em separado:

e.g. Fase 1, Fase 2, K40 (todos da Elos)

 

- não comercial (pós ou sais)

KNO3

KH2PO4

MgSO4

micros

 

A primeira opção é boa mas tens pouco controlo uma vez que dependes das proporções escolhidas pela marca. Ou seja, se quiseres meter só mais nitratos não podes sem meter tudo o resto também a mais. Acaba por sair um pouco caro a médio-longo prazo principalmente em aquas maiores como é o teu caso.

 

A segunda opção é melhor pois já tem alguma separação entre nutrientes (NP + K + micro). Os da Elos (há outras marcas) têm a vantagem de ser bastante concentrados pelo que acabam por sair mais em conta. Ainda assim, são um bocado caros...

 

A terceira hipótese é aquela que te dá maior controlo e é também a mais barata. Mas, tens que ser tu a fazer as contas, misturas, etc... Para quem não está aí virado acaba por ser chato.

 

Tens ainda a hipótese de misturar. Ou seja, podes comprar os macro (usados em maiores quantidades) em pó mas usar os micro (usados em menores quantidades) de marca.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei aqui no forum esses quatro compostos e queria saber um ponto onde começar para nao estragar nada. sei que tem de ser misturado com agua destilada e podemos mistura-los todos ao mesmo tempo, mas queria saber se ha algum tipo de regra tipo para 1litro de agua destilada misturar por ex 30 gramas de cada composto.

notle avlis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não é questão de um ser melhor ou pior que o outro...

São coisas diferentes. Não se deve utilizar o KNO3 como fonte única de Potássio. Por cada 1 ppm de NO3 adicionado, apenas 0,6 ppm de K são adicionados.

 

A menos que o aquário seja de baixa manutenção e consumos baixos, não deves usar apenas KNO3, como fonte de K.

 

Para aquários com consumos maiores, devem-se utilizar soluções de KCl ou K2SO4 como fornecedores de Potássio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais