Fertilização Liquida


rgarcia

Recommended Posts

Boas,

Tenho uma duvida quanto à quantidade de fertilizante liquido que coloco no aquario.

Tenho um aquario com cerca e 200 litros e em cada TPA troco 30 litros.

Nestes 30 litros coloco a quantidade de fertilizante que vem indicada na embalagem para estes mesmo 30 litros.

será que devia colocar a quantidade para os 200 litros?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deves por a quantidade de fertilizante referente aos litros que usas na TPA. Se fazes TPA de 30 litros deves por fertelizante correspondente a essa quantidade.

 

What??? E os 30 litros de água com fertilizante estão ensinados e vão-se colocar junto às plantas....

 

 

 

 

Deve-se sempre fertilizar tendo em conta o volume total do aquário.

 

Com isto concordo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma questão de ensino nem de esoterismo.

Parto do principio que nao estao a fazer uma fertelização liquida inicial. Mas sim uma manutenção da fertelização com as TPAs.

Se fazes 1 TPA por semana de 30 litors cada e adicionas fertilizante para 200 litros... então ao fim de um mês mudaste 120 litros do aquário e repuseste fertelizante referente a 800 Litros. Não ganhas para o fertelizante ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como garante que todo o fertilizante adicionado é absorvido entre TPAs ?

De qualquer das formas fui consultar a embalagem do fertilizante que uso e lá esta escrito, que se deve adicionar a quantidade de fertilizante de acordo com a quantidade de água trocada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como garante que todo o fertilizante adicionado é absorvido entre TPAs ?

De qualquer das formas fui consultar a embalagem do fertilizante que uso e lá esta escrito, que se deve adicionar a quantidade de fertilizante de acordo com a quantidade de água trocada.

 

Num aquário densamente plantado, com boa iluminação, co2 e fertilização equilibrada, há uma absorção de nitratos de cerca de 1 mg/L/dia e uma absorção de fosfatos de em média 0,2 mg/L/dia (segundo Tom Barr).

 

Para os 200 litros do rgarcia, significa que se disponíveis, são absorvidos ao longo de uma semana perto de 1500 mg de nitratos e 300 mg de fosfatos. Idealmente o que o rgarcia deveria fertilizar seria esta quantidade (e ir testando para ver se os consumos de nutrientes do aquário correspondem aos da experiência do Tom Barr) e não propriamente o que vem no rotulo (geralmente muito inferior ao necessário num aquário densamente plantado). Partindo do exemplo dos fertilizantes da Seachem, as instruções permitem adicionar semanalmente 95 e 60 mg de nitrato e fosfato respectivamente. Por isso posso estar confiante que todo o fertilizante acaba por ser absorvido...

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vejo que coloquei uma questão pertinente.

eu tenho o aquário com bastantes plantas e sistema de co2.

Infelizmente não há orçamento ainda para os testes de nutrientes...

mas vejo que o fertilizante apenas para os 30 litros do TPA é insuficiente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como garante que todo o fertilizante adicionado é absorvido entre TPAs ?

De qualquer das formas fui consultar a embalagem do fertilizante que uso e lá esta escrito, que se deve adicionar a quantidade de fertilizante de acordo com a quantidade de água trocada.

 

O meu não, como coloco só uma vez por semana, diz para colocar o correspondente ao valor do aquário.

 

Qual é o teu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usi Biotopol da JBL

 

 

 

Isso é um condicionador de água e não um fertilizante!!!!!!

 

http://www.jbl.de/en...16/jbl-biotopol

 

 

 

No comments......... :character0050:

 

Dai-me paciência.... :naughty:

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E..felizmente ainda tenho capacidades mentais suficientes para saber distinguir um condicionador de um fertilizante.

 

Meu amigo, foi só pelo que escreveste que usavas ;)

 

 

Instrucções do Ferropol: http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/2342/jbl-ferropol

"

  • Add 5 ml / 20 litres, either weekly or after fertiliser check (JBL Fe Test set)."

Ora bem, se o aquário tem 200 litros, tens que colocar 50ml por semana.

 

 

Pessoalmente, aconselho 30ml depois de cada TPA

 

 

 

 

 

Eu uso o SERA Florena, e lá só diz para adicionar 5ml por cada 20 litros de água... não especifica mais nada

 

Sera Florena: http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/fertilizantes-liquidos/sera-florena.html

 

A mesma medida de fertilizante, aconselho o mesmo tratamento.

30 ml por semana e depois de TPA's (caso existam).

 

Espero ter ajudado.

 

 

Cumps,

Jorge Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com sera florena são 5ml por cada 20lt de água, uma vez por semana. Para a capacidade do teu aqua são 50ml... Segundo as instruções da embalagem, é o que eu uso e coloco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com sera florena são 5ml por cada 20lt de água, uma vez por semana. Para a capacidade do teu aqua são 50ml... Segundo as instruções da embalagem, é o que eu uso e coloco...

e dás-te bem com essa quantidade?

tens algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pra já não tenho problemas de algas, tb porque tenho 3 peixes que tratam dessas algas... :drool3: Se tens esse tipo de problemas pode ter a ver com as luz que tens no aqua, ou tens mt horas ligadas, ou são lâmpadas mt fortes... Já tive problemas,mas nessa altura não usava fertelizante. As lâmpadas é que eram mt fortes e não eram adequadas para o aqua, tb porque me desleixei bastante com o aqua, devido a uma grande desilusão, então so estava a trabalhar para não estar desmontado. Agora estou a recomeçar novamente... Mas se puseres aí um ancistrus, as algas são para esquecer, que ele rapa td... :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais