Duvida sobre problema de plantas sem algumas folhas e outras furadas


Flavio12786

Recommended Posts

Boa noite estou com um pequeno problema no meu aquário que é o seguinte.

Tenho Ludwiguias Glandulosas e Repens que ficaram sem folhas na parte de baixo do caule e algumas folhas com pintas e furadas mas continuam a crescer e bonitas na parte de cima e tambem a Rotala Rotundifólia tem algumas folhas com pintas e com alguns buracos mas com crescimento normal! Agora já lí algures no forum que pode ser falta de potássio e penso que lí tambem algo em relação a não entrar bem a luz ao fundo do aquário.

 

Por isso pergunto estarei correcto e o problema poderá ser um destes dois ou ambos ou poderá ser de outro factor?

Se puder ser por falta de potássio qual aconselham?

 

Os parametros da água que consigo medir são os seguintes:

 

PH - 7,5

GH - 5

KH - 4

NO2 - 0,0 mg/l

NO3 - 25mg/l

 

Aquário - 54 litros

Iluminação - 1,6w por litro

 

Fauna - Guppys, Coridoras, Neons, cobrinha Kully, Red cherries, caracois planorbis corneus azuis, laranja e castanhos.

 

Flora - Musgo de Java, Heteranthera Zosterifolia, Anubia Barteri var. nana, Rotala Rotundifólia, Ludwiguia Glandulosa e Repens.

 

Agradeço resposta obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes algum plano de fertilizações?! compra um fertilizante liquido e segue um plano de fertilização (eu estou a usar florish da seachem e adiciona intercaladamente potassio e ferro)

 

Os parametros e assim numa leitura rapida parecem estar bem, os nitratos podiam estar a 10 mas ok... os meus tb nao variam muito desse valores

 

O PH pode ser alto para alguns tipos de plantas mas...

 

ve esta foto:

Nutrientdeficiency.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O racio da luz w/lt alguem que se pronuncie... pois o normal em tanques ate 100lt é 1wt por litro

 

Ai é?

 

Se tiveres um aquário de 200 litros curto com 1 metro de altura o rácio de luz deve ser o mesmo para um comprido e com 30 cm de altura?

Esse tipo de filosofia é tão estúpida com 1 litro de água para 1 cm de peixe. Porque não se mete um discu de 10 cm num aquário de 10 litros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fertilizo semanalmente com 5 ml de Tropica Plant Nutrition Plus e desde que comecei a fertilizar com este produto notei logo um aumento de crescimento nas plantas. Quanto ao ferro antes de plantar enterrei as bolinhas da JBL que segundo eles dizem duram cerca de um ano agora não sei se serão tão boas quanto o fertilizante liquido, Potassio nunca utilizei. De que marca utilizas?

 

Quanto à iluminação eu dou razão ao Jorge N.Ferreira porque o aqua só tinha uma lampada e eu lí algures que luz a mais não faz mal logo alterei a calha para poder ter mais luz a qual ultrapassa um bocadinho a regra do 1W por litro mas a verdade é que não tive nem tenho actualmente problemas com algas logo essa teoria não deve ser bem assim! Deve depender da altura da coluna de água!

 

Segundo a imagem a queda das folhas pode acontecer por falta de fosfato e fiquei baralhado a falta de potássio não provoca tambêm isso?!

Editado por Flavio12786
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge

 

desculpa dizer-te mas a tua resposta é um pouco de quem esta mal disposto! estamos aqui apenas para partilhar!

 

Tens de me dizer quem tem um plantado de 200lts e com um 1metro de altura! Deve ser giro para plantar e fazer manutenções!!

 

O racio de 1wt/lt nao é uma regra, é uma bitola que ajuda a estabelecer um eventual equilibrio da quantidade de luz que um aquario precisa.

 

sao tantas as variaveis (altura da coluna, altura da calha, espectro, ect...) que na verdade podem deitar por terra este racio, mas pelo menos da-te uma noção

 

Faz a experiencia de colocares anubias ou mesmo fetos com BUE luz... Depois vamos ver se nao começam a ficar com algas verdes....

 

Mas ok...

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flavio

 

Estou a usar os produtos da seachem, os resultados sao bacanos. Do que tenho lido os da tropica sao muito bons.

 

Nao tenho experiencia de outras marcas bem como nao sou o mais entendido em ferts mas na montagem anterior nao utilizava quaisquer fertilzações e os resultados eram sempre insatisfatorios.

 

Eu tenho no me aqua (120x46x50 o que te da +/- 270lts) e estou com 3x39wts + 2x55wts. OU seja 227wts e te garanto que é mais do que suficiente!

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se chateiem por minha causa! Quanto à iluminação não tenho problemas com algas portanto penso que esteja bem agora quanto ao potassio e ferro será que resolverá o problema da queda de folhas e aparecimento de pintas amarelas e furos nas folhas? Já pensei tambem que pudessem ser os planorbis mas penso que eles não comam as plantas saudaveis! Ou será que comem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao me chateio... mas se reparaes nas diversas intervenções que o Jorge faz... sao quase sempre assim...

 

 

O florish da seachem tb tem ja uma percentagem de ferro e potassio, alem de outros.

 

Mas potassio acho que nunca é demais e ferro esta mais ligado as corres da plantas.

 

Eu neste momento nao tenho plantas nenhumas com esse problema, mas na montagem anterior era mato! Tudo esburacado... Portanto e respondendo a tua questao... os resultados sao bons.

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que eu não queria estar a gastar dinheiro em produtos que depois não me vão ajudar e já lí de pessoas que fazem estes fertilizantes diy e que dizem ficar mais barato mas não tenho assim muita paciência para isso, andar ali a pesar tudo ao minimo promenor...E é que depois aqui na zona centro não se consegue encontrar essas coisas do pé para a mão e tenho de mandar vir as coisas pelo correio e só em portes à lojas que se cobram bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois acredito

 

Eu compro mesmo na loja local. Nao acho muito caro, um frasco dos grandes custa 14/15Euros e dura uns meses.

 

Levantavas a questao de o fertilizante que usas ja ter potassio, mas as plantas podem estar a precisar de mais e potassio nao causa algas.

 

Dai me terem aconcelhada a dar alem do florish o potassio

 

Encontrei mais esta imagem:

 

Plantdeficiency_thumb2.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas aqui fui aos sitios onde pensei que houvesse mas só tinham tratamentos para a agua e doenças e fertilizantes tudo em 1! Fui a outra que é onde tem produtos em maior quantidade pedi potássio liquido tentaram impingir-me um fertelizante da JBL tudo em 1! Eu o da tropica tive que mandar vir da pet4you foi onde encontrei mais barato e aquilo é meio litro e segundo as instruções devo fertilizar cerca de 5 ml por semana portanto o fertilizante foi um bocadito mais caro que os outros tipo JBL, Sera e assim mas já tenho fertilizante para bastante tempo.O anterior da sera dava-me para pouco mais de dois meses e se não estou em erro quase que custa 10€ e não notava o crescimento que noto com este.

Pois essa imagem mostra bem o meu problema que é o que está no 8 que estão as folhas furadas! E a queda das folhas vou experimentar o ferro liquido.

Vou mandar vir o Seachem Flourish Potassium e o Iron ambos de 500ml que já fico com fertilizante para bastante tempo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais