Ajuda - algo aumenta o ph do meu aqua


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Tenho um aquário de 74 lts brutos, com 1 tronco e algumas folhas de amendoeira da índia, 1 filtro externo onde tenho turfa e coloco agua de ph 6.4. Penso que só a turfa deveria baixar isso e bastante. ( quanto tempo dura o efeito desta ?)

O meu problema é que talvez 2 dias depois de fazer as tpa's quando meço os parâmetros estes estão a 6.8 ~ 7.0 , quando antes estavam entre 6.4 e 6.8. Será do calhão ( pesa prai 4 kilos) que retirei do aquário a cerca de 2 semanas ? Tenho o kh muito baixo mas acho estranho isto acontecer.

 

A coisa de 1 mês atrás parti o termómetro dentro do aquário e tive de apanhar as esferas todas com um íman, as vezes quando aspiro o areão lá aparece uma que agarro logo com o íman, será que estas podem interferir no ph ? não sei se serão tóxicas, mas já mandei um email para a hagen a questionar essa mesma informação.

 

Tenho 4 ramirezis e 7 corydoras P.S. ( que penso no futuro colocar num aquário de 120 lts, caso consiga vender uma mesa que aqui tenho que me ocupa o espaço todo)

 

Cumpz

Ricardo Pedro

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, como eu sou estúpido faço uma pergunta: o termómetro era de mercúrio?

Se for, apanhas as "esperas" mas o mercurio é mais do que tóxico.

 

Em relação ao ph, sempre que fazes TPA's e supondo que tens o pH a 7, colocas água com 6 de ph e vai sempre subir!

 

É por isso que eu faço um TPA por mês e lavo o filtro de 2 em 2 meses (ou 3 em 3).

 

 

(Mas eu sou maluco) :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobe sempre o pH porque a agitação da água liberta propriedades do fundo (plantas, rochas) que altera a composição da água

 

Sendo eu um novato inexperiente, importas-te de clarificar isto? É que não estou a perceber essa relação à não ser que tenhas algo que, por si só, já faz aumentar o PH i.e. o movimento da água só serve para intensificar/acelerar o processo? Ou estou a ver mal a coisa?

 

Obrigado

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo..

 

Em vez de carvão, coloca cerâmica...

 

Quando limpas o filtro, limpas com agua do aquario?

Nas TPA's, utilizas agua repousada ou vai directo da torneira?

 

Areia da praia ou conchas? tens alguma coisa? (creio que nao, se nao a dureza da agua aumentava)

 

 

Situação mesmo estranha!!

 

Abraço

CMOA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hoje tive a fazer uma limpeza mais profunda ao filtro, onde após limpar as tubagens entrada e saída, posso dizer que o caudal aumentou bastante.

Retirei o carvão, meti mais um pouco de turfa e um pouco de lã de vidro.

A limpeza do filtro foi feita com agua do aquario.

Por norma utilizo água engarrafa na tpa's ( Marca Continente), pois é a que tem o ph mais próximo do meu objectivo (6.4 ~ 6.6), coloco sempre Aquatan ou aquasafe e depois deixo a aquecer com um termostato (antes colocava as vezes a agua logo dentro do aquario mas esta por vezes baixava-me muito a temperatura.)

O areao que tenho veio de uma loja de animais.

Não possuo conchas nem nada do género!

 

Cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma utilizo água engarrafa na tpa's ( Marca Continente), pois é a que tem o ph mais próximo do meu objectivo (6.4 ~ 6.6)

 

A sério?

Aqui (no Algarve) a água do continente tem PH 9!!! A do lidl é que tem 5.8 assim como a vitalis e a luso.

 

Agora que dizes que usas água engarrafada... vejo dois problemas:

 

1. Põe lá essa água num copo e deixa repousar durante 24h... aposto que vais apanhar um susto... isto porque a maioria da água engarrafada tem co2 lá dentro.. uma vez que o CO2 se evapore (o termo correto seria "equilibre com o meio ambiente envolvente"... não quero cá que o pessoal me caia em cima) o ph da água sobe (e as vezes não é pouco!)

 

2. Como lidas com a mineralização? Tanto quanto sei, a água engarrafada vem com poucos minerais... não tens um KH/GH muito baixos? Isso faz com que o PH não se consiga estabilizar e mude drasticamente com a mínima alteração.

 

Corrijam-me se estiver errado claro... alerta de novato :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.