jose_rui_sa Aquario Novo de 90L - Agua fria


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Sou de Oliveira de Azemeis e estou com alguns problemas.

 

 

Vários peixes morreram, uns por formas erradas de lavar o filtro, formas erradas de mudar a agua...

 

Comecei com a doença dos Pontos Brancos, adicionei um pouco de sal como li pelo forum e resolveu parte das pintas mas não tudo

 

Entretanto estou com os peixes a perder barbatanas, muito parados no fundo e junto ao filtro.

 

O aquario tem medidas de 100cm x 35 x 25cm altura de agua perfazendo 87500cm3 de agua

 

Tenho um filtro de esponja da AqualEl de 700L/h

 

Tenho pouca areia no fundo...

 

Tenho variado a alimentação... Larvas e o outro...

 

Nao tenho visto comida a mais....

 

 

 

Neste momento tenho os peixes a serem tratados com Sera Omipur (desde 31-MAR) visto nao saber o que os afeta, e ter sido indicado porque o tratamento é mais abrangente...

 

 

Tenhos os peixes com especie de neve por cima...

 

 

 

Também desde sábado (31-MAR) apliquei uma bomba de ar no aquario.

 

filtro.jpg

 

IMG_0254.jpg

 

IMG_0255.jpg

 

IMG_0256.jpg

 

produtos.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade 90L para peixinhos dourados da para 3 -5 maximo, isto e se for para eles crescerem.

Quando atingirem os 30-40cm o melhor e lanca-los a um lago.

 

Um aqua desses ja necessita de um bom filtro exterior, tipo 500L/h porque esses peixes poluem muito.

 

O fundo deve ser limpo regularmente sifonando nas TPA. A agua pode ser introduzida apos 24-48 de repouso sem quimicos, se for da torneira. Mas num bom filtro corretamente mantido e dispensavel.

 

O tratamento para o icto, se for isso, e facil, ha indicacoes por todo o lado. Se for 'veludo' e mais complicado.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apliquei o omnipur... segundo o vendedor.. dá pro icto e para mais problemas....

 

 

entretanto mais um morreu... resta-me aguardar até este sábado para fazer a troca parcial de agua.... Convém a mesma estar em repouso??? Eu tenho o aqua sana para aplicar...quanto ao filtro exterior... alem de eu ter comprado este... aplicar um filtro externo nao me é possivel....para reiniciar o aquario caso eles morram todos.. que devo fazer mais alem de ler os topicos por aqui espalhados?

Editado por jose_rui_sa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas opiniões ficam meio "ácidas" quando vejo decorações feitas deste género.

 

Vamos partir do principio que o aquário é um Aquário de Água fria Doce

 

Pq a decoração do peixes palhaços falsos, que habitam Águas quentes Salgadas

Pq a decoração de corais mortos que habitam Águas frias Salgadas, em que o seu exoesqueleto é constituído por Calcário , tornado-te a tua água de pH elevado

 

Não consigo apreciar um aquário que cada vez que olhe para ele só veja um acidente de avião, esperemos que o piloto se tenha injetado antes ou ainda teríamos os restos mortais dele dentro do teu aqua (espero sinceramente não te estar a dar ideias!!)

 

Apesar de todos os posts anteriores serem bastante válidos, parece-me que o problema da questão das várias doenças dos peixes não se prende com azares, mas sim com a real qualidade da água que está totalmente desadequada para as espécies (vivas) que habitam o aquário.

 

PS: Alguém reparou na cor da água? A diferença vê-se entre a cor do poster fora de água e dentro de água...nem para tartarugas este aquário servia

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

e sim so pela cor dessa agua alguma coisa deve estar (muito) errada

um conselho meu (não sou expert a na ser em fazer asneiras) retira os peixes para outro "aquario" faz um tpa de 50% 3 dias depois outro de 50% outros 3 dias 20% (so para melhorares a agua) se quiseres retirar logo a agua quidado para o ciclares novamente e dps recolocas os peixes.

P.S. não vou fazer comentarios à decoração mas verifica o pH dessa agua rocha calcaria não ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

que tipo de ração posso dar para cometas e outros?

 

para mudar um pouco a dieta... Preferencia por Sera....

 

 

estou a dar o que esta na primeira imagem.

 

 

 

outra coisa, tenho carvao activado... posso aplicar neste filtro de que forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ja apliquei o carvao acitvado.... a agua ficou limpa...

 

passado uns 15 dias... voltei a ter ictio... coloquei colher de cha de sal fino... nao fez nada e morreu um cometa XL (que parecia saudavel)... acabei por aplicar omnipur... entretanto melhoraram no geral e passado 8 dias de aplicar omnipur, um cometa pequeno morreu....

 

 

Segundo uns testes que fiz, tenho a agua muito dura, já retirei as peças que poderiam original calcario e afins.... (estou a aguardar efeito)

Também nao tenho quase areao nenhum no aquario... Tenho so a cobrir o chao.

 

 

Neste momento acho k o melhor a fazer seria lavar o aquario e refazer tudo de inicio e por os peixes vivos á parte (mas nem sei onde nem em que condiçoes)

Editado por jose_rui_sa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"É preciso ter calma!"

 

Quantos peixes é que ainda te sobram (não cais na asneira de comprar mais)?

 

-A água do teu aqua esta verde devido ao tratamento ou é a cor "normal" dele? Desculpa a pergunta mas surgiu a dúvida devido a uma mensagem aqui no tópico.

-O aquário pode e deve estar cheio até cima, sempre são mais uns litros para a ajudar a diluir.

-Se quiseres lavar e mudar radicalmente o teu aquário podes sempre colocar durante a mudança os teus peixes numa caixa de plastico tens é que manter o filtro ligado.

-Qual o motivo dessa bomba dar?

-Se decidires largar os teus peixes, libertalos apenas num lago artificial ( e óbviamente saudaveis) pois largar numa massa de água natural constitui um crime público.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sobram um cometa branco xl (nao sei se e um cometa mesmo)

 

e dois cometas vermelhos pequenos

 

 

ele agora está verde devido ao tratamento, ja teve a agua mais verde por falta de TPA's mas depois de aplicado o carvao ativado e fazer trocas parciais ficou "cristalina" e peixes activos....

 

 

ele nao ta mais cheio porque depois a bomba de dar molha mais a lampada e e tal....

 

Os peixes nao quero largar... gosto de os ver e eles adarem a passear no aquario...

 

 

 

Segundo um teste tenho a agua dura.... de resto tenho tudo ok... ou parece-me. Visto que a analise que fiz faz varios testes numa banda e tal...

Editado por jose_rui_sa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha José Rui, eu peço desculpa mas estas situações deixam-me doente. Quer dizer, é notório que não sabes tratar dos teus peixes em condições, não obstante, não tomas em consideração aquilo que te temos dito.

Ok, claramente estás no bom caminho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo que tenho dito tenho tomado em consideração... excepto a parte onde indicavam para tirar corais e afins, foi a unica coisa que mantive. P'la decoração.

 

 

de resto parece tudo bem com a agua... penso que so mesmo problemas com a dureza da agua GH.....

 

 

como corrigir? Agua destilada? (agua da chuva nao pode ser porque pode conter quimicos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gosto de alguns peixes de água fria mas para os ter é preciso ter muito boas condições, mas tu é que sabes, ou menos és diferente.

 

-Parece-me que o teu filtro é desaquado.

-Não precisas da bomba de ar, retira-a e enche o aquário.

-O melhor é retirares os peixes para uma caixa de plastico grande e recomeçares o projecto novamente. Um substrato natural, pedras ou trocos próprios e flora compativél com peixes de água fria, retira tudo que seja artificial pois não te ajuda em nada. Comprares um filtro externo com boa capacidade de matérias filtrantes (nada de bombas de ar), fazeres TPA's mais regulares (todas as semanas). Lê muito e aprende, peixes de água fria são diferentes de água quente. Não tenhas medo da critica mas aceita-a só assim vais conseguir evoluir e manteres os peixes que tanto gostas.

Desculpa dizer-te isto mas se não fizeres o que te tem vindo a ser dito, o mais natural é acabares com o aquário sem habitantes alguns.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O membro Aqualtis deu uma grande contribuição, tenta seguir os conselhos dele. Eu acrescento:

-TPA's no mínimo de 35% semana (e acho que estou a ser condescendente...).

- Peixes de água fria, como dissemos, não é o mais aconselhado para as dimensões do teu aquário, mas se já decidiste que os vais manter, não podemos ir a tua casa e tirá-los de lá.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao e adquado como?

 

 

grande de mais?

O aquario tem medidas de 100cm x 35 x 25cm altura de agua perfazendo 87500cm3 de agua (podedo levar 35cm ate mesmo 40cm altura de agua)

Editado por jose_rui_sa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

bom dia,

 

finalmente acertei na "receita" para manter a agua com os niveis aceitaveis.

 

comprei um filtro externo ehiem e tudo mudou... para melhor

 

 

Neste momento tenho a agua com os niveis dentro dos paremetros (depois de fazer o teste a agua) no entanto tenho os peixes muito parados junto ao fundo.... eles vao comendo 2x ao dia. Sendo que de manha dou menos a comer....

 

Será da agua muito fria? 10ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.