O que é a amónia????


escorpiao00

Recommended Posts

Gostaria de saber o k é a amonia, os nitratos e nitritos. Sou novo em questoes de aquariofilia e disso ainda nao sabia que era preciso controlar, ainda ninguem me tinha dito nada sobre isso até ter vindo aki . Acho este forum espectacular é muito instrutivo a mim já me ajudou imenso, obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esta é a meu ver uma das questões principais quando nos iniciamos na aquariofilia. Depois de termos algum dominio sobre a mesma, acaba por ser só um motivo de atenção... mas vamos lá...

 

Pensa em amónia, nitritos e nitratos como os "restos" do teu aquário. Basicamente são compostos quimicos que vão sendo "transformados" uns nos outros por acção das bactérias que tens no filtro.

 

Os restos de comida, de plantas, raizes podres, peixe morto, urina e fezes dos peixes, enfim, tudo aquilo para o qual a natureza tem resposta, no aquário resolvemos por intermédio dos filtros e sempre que possivel com plantas.

 

Resumidamente: A amónia (tóxica para os peixes) é o resultado dos excendentes de todo o ecossistema que temos (não sei exactamente como, é uma questão quimica), esta por sua vez é quebrada pelas colónias de bactérias nos filtros e transformada em nitritos (tóxico para os peixes) que é novamente quebrado em nitratos (tóxico para peixes novos quando em quantidades elevadas).

 

Penso que o nome deste ciclo é ciclo do azoto e resume-se a Amónia->Nitritos->Nitratos.

 

As plantas alimentam-se de tudo isto também, umas mais, outras menos, mas adoram nitratos, fechando o ciclo. Logo é de todo conveniente ter plantas e muitas! :)

 

Espero ter elucidado o suficiente embora não seja uma explicação muito técnico-quimica. :)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de saber o k é a amonia, os nitratos e nitritos. Sou novo em questoes de aquariofilia e disso ainda não (palavra corrigida) sabia que era preciso controlar, ainda ninguem me tinha dito nada sobre isso até ter vindo aki .  Acho este forum espectacular é muito instrutivo a mim já me ajudou imenso, obrigado a todos.

 

E será preciso fazer teste a esse sistema?? Preciso de comprar algo para saber se a agua está com esses problemas k afectaram os peixes???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que seria bom dares uma vista de olhos aqui

A parte da química da água e filtragem são muito importantes para um aquário.

 

E será preciso fazer teste a esse sistema?? Preciso de comprar algo para saber se a agua está com esses problemas k afectaram os peixes???

Tens de comprar testes de amônia, nitritos e nitratos. O teste de pH também é importante. Existem "n" testes. No entanto os que citei são os essenciais.

 

Penso que estás a começar mal no hobby. Não tiveste ninguém que te aconselhasse e te desse informações importantes. Pesquisa no fórum que encontras as respostas ás tuas dúvidas.

 

Acho que o problema principal do teu aquário é o excesso de peixes e uma má filtragem (mesmo sem saber qual o filtro que tens).

Arrisco a dizer que por esse motivo é que os peixes estão doentes e a morrer.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes... o que é essencial é subjectivo. :) Já achei que essencial era amónia, nitritos e pH, hoje em dia acho um crime não se testar no minimo nitritos e pH. No entanto o meu comunitário não necessita destes testes semanalmente porque está muito maduro e só mesmo asneiras minhas é que trazem problemas e eu faço os testes na mesma, logo a seguir à TPA semanal.

 

Os nitratos, tanto quanto sei, trazem problemas a peixes novos colocados num aquário com um nivel alto de nitratos. Penso que é comum considerarem-se os nitratos negligenciavelmente tóxicos. Pessoalmente só os comecei a controlar quando me atirei às plantas naturais, ou melhor, quando me apareceram algas, logo a seguir a aumentar o tempo de luz.

 

É tudo muito relativo. Depende do aquário, dos peixes, do dono, da estabilidade, etc etc etc.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes... o que é essencial é subjectivo. :)  

É tudo muito relativo. Depende do aquário, dos peixes, do dono, da estabilidade, etc etc etc.

Tens razão. :)

Mas para começar acho que esses testes são fundamentais.

Claro que com o passar do tempo a coisa muda...

 

Eu, por exemplo, não faços testes à água do meu comunitário á mais de 1 ano... ups... :) :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Tens razão. :P

Mas para começar acho que esses testes são fundamentais.

Claro que com o passar do tempo a coisa muda...

 

Eu, por exemplo, não faços testes à água do meu comunitário á mais de 1 ano... ups... :sunbathing: :D

 

Ainda estao vivos ?

:discuss_gathering:

Ricardo Duarte

 

Corydoras, Guppys e Bettas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estao vivos ?

:confused4:

 

 

Se o ciclo do azoto for bem feito e os TPA,s forem regulares e precisos a água vai estar regra geral sempre bem.

Eu não faço testes regularmente, volta e meia lembro me e vejo se esta tudo correcto e acreditem que esta sempre igual e excelente.

Lá esta, mais uma vez venho dar importância a necessidade de se fazer um bom ciclo de azoto e de mudar semanalmente 30% da água.

Se isso for respeitado dificilmente iremos ter problemas no nossos aquário, inclusive meta as espécies que meter elas dão se sempre bem.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais