DIY calha 120 cm 3*54W


Paul

Recommended Posts

Está dificil arranjar uma calha ao preço que eu quero! A maioria custa mais do que o aquário quase, e não estou a achar piada! ;) Por isso decidi fazer a minha própria calha. Vim aqui ver uns quantos projectos para me inspirar, e depois já fui ao AKI para comprar umas quantas coisas. Agora começam as dúvidas!

 

Para já vou começar com calma, fazendo só as ligações para uma lampada.

 

- o balastro deve ser obrigatoriamente para lampada de 54 W? pergunto isto porque vi uns à venda um pouco mais baratos mas eram para lampadas de 58 W. Faz alguma diferença utilizar estes em vez dos outros?

 

- Sempre fiquei a entender que as lâmpadas T5 tinham o mesmo diâmetro que uma T8, descobri hoje que não...(Santa Ignorância!!). Presumo então, que os encaixes das lâmpadas devam ser específicos para uma T5, certo?? Estas lâmpadas precisam de arrancadores como as T8?

 

- Por fim (para já): o interruptor deve ficar ligado como está neste esquema? Pergunto isso porque não o liguei assim, mas directamente no cabo de alimentação

 

http://www.aquariofi...showtopic=38269

 

As ligações causam me um bocado de confusão. Electricidade não é mesmo a minha cena!!

 

Quem puder ajudar, agradeço!

 

Abraços

 

Paul

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se de electricidade não percebes nada aconselho-te a pedir ajuda na montagem do material, com electricidade ao pé de água não se brinca!

Posto isto, as tuas dúvidas:

Compraste uma lâmpada T5 de 54W, agora precisas de 2 suportes estanques próprios para t5. Depois tens que ligar os fios a um balastro eletrónico para t5 de 54W. As ligações vem descritas no próprio balastro. Não precisas de arrancadores.

Para melhor aproveitamento aconselho-te a compra de um reflector.

Como queres fazer a estrutura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ainda não comprei a lampada, para já, só mesmo o fio de alimentação (montei a ficha e o interruptor).

 

Até comprei os arrancadores, mas pelos vistos não era necessário...enfim...

 

Ainda estou muito indeciso quanto à estrutura! Preferia faze-la em metal, de modo a dissipar melhor o calor. No entanto não tenho material nem grandes condições para o fazer.

 

Não vou mentir, gostava de fazer algo esteticamente bem feito... Algo como esta:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=99034

 

Mas temo que seja um pouco de areia a mais para o meu camião!

 

Alguma ideia?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Alguém me sabe dizer onde posso arranjar os tubos de inox que se vêm no link acima? As que servem para ligar os topos em aluminio

 

Já agora, como é que são aparafusadas?

 

Estou a pensar ir a uma serralharia para ver se me fazem as peças.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tubos podes arranjar no AKI ou alguma loja do género, a maneira de fixar mais fácil é por um taco de madeira no interior do tubo ou colar umas porcas no interior .

 

Isso é muito bem pensado! :) Quem sabe, sabe!

 

Obrigado

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vim mais uma vez pedir ajuda.

 

Já recebi o balastro, os encaixes para a lampada e a lampada. Sei que o esquema para as ligações está representado no balastro. Mas eu não o sei decifrar

 

28032012001.jpg

 

A imagem não é nitida, mas dá para ver o esquema. Ao pé de cada quadradinho á direita, estão números de 1 a 4.

 

Pensava que ao ver, saberia logo como fazer as ligações, mas não é o caso.

 

Quem puder ajudar...

 

Obrigado

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela imagem parece-me que será da seguinte maneira:

ligas o 1 e o 2 do balastro a cada um dos pernes da lampada do lado esquerdo (p. ex.) e o 3 e o 4 aos pernes do lado direito (p.ex.). Do outro lado do balastro devem estar as ligações neutro, positivo e terra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi o que também tinha percebido.

 

Para ligar os fios ao balastro, seria só enfiar no buraco, fazendo pressão para aliviar a mola. Ao retirar a pressão, supostamente o fio ficará preso, certo? Não sei se comprei os fios certos, estes têm muitos filamentos, e pelo que percebi, deveria usar um "monofilamento", não os consigo ligar ao balastro... :s

 

 

Este balastro é da vossloh.

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais