o meu aquario


Eliezer costa

Recommended Posts

  • Replies 2.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

 

Pois a minha margem "gorda", em termos absolutos anda na ordem de um café e uma água sem gás mas imagina uma empresa que, além de meter uma margem três vezes superior para uma concentração bem inferior e vende, imaginemos, 10.000 frascos por ano... há muitos Barões da Droga que ficavam invejosos! LOL

 

Já te mandei PM :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos às fotos com o musgo "colocado"...nem sei se é bem a palavra correcta

 

img0068kv.jpg

 

img0069og.jpg

 

img0073qsn.jpg

 

esta agora é para o tony... :D uma das minhas cory panda :D estão a ficar grandinhas :D

 

img0081tn.jpg

 

 

 

img0065xo.jpg

 

e é tudo...tenho de parar com as fotos :D está-se a tomar um outro hobby fotos a aquarios :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci-me de dizer...

alem do musgo oferecido pela nossa colega arianita ela tb me enviou 7 R.C. e que depois da encomenda ter andado perdida, (3dias) ter sido "violada," metade da agua ficou-me no hall de entrada da casa, :D escaparam os 7 :drool3: estavam mt abalados e ofereci consulta num psicologo e tudo mas eles queriam era aquario e então la foram felizes e contentes percorrendo todos os cantos :D

agora espero que se adaptem bem e claro que se conheçam intimamente :DDD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já fiz as contas (ainda tenho a cabeça à roda com as conversões) e meti uma margem de lucro gorda (estou chocado ao perceber agora a margem que as empresas comerciais metem). Estes preços não incluem portes (nos casos específicos) e baseiam-se no cenário de eu não arranjar garrafas de jeito (fui a duas farmácias e três lojas dos 300 mas não encontrei nada adequado) ou seja, com garrafas de água de plástico. Quando encontrar garrafas mais adequadas poderei atualizar o preço ou dar alternativa ao "cliente".

 

Volto a referir que a minha fórmula é de domínio público e que cada um que quiser poupar ainda mais, só tem que comprar os pós e fazer as mistelas ele mesmo (coisa que até incentivo porque não vou ficar rico com isto e vamos ver durante quanto tempo é que vou ter paciência para fazer as mistelas)

 

Coloco aqui o preço final (baseado no custo do meu stock atual):

 

Mistura A (Macros) 250ml 3.95€

Composição:

Nitrato

Potássio

Fosfato

Magnésio

Sulfatos

 

Mistura B (Micros) 250ml 2.15€

Composição:

Ferro (EDTA)

Manganês (EDTA)

Zinco (EDTA)

Boro

Cobre(EDTA)(quantidades ínfimas, não deverá afectar os invertebrados)

Molibdênio

 

Abraços

 

Tony

 

Eu sou o cliente nº1 ::D: Posso fertilizar 1 vez por semana com essa mistela ou tem mesmo que ser diariamente?

 

O aqua ficou bem melhor e depois do musgo começar a crescer vai ficar nos trincos ::D

 

abraço

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manik48

 

A formulação foi pensada para um aquário densamente plantado com lotação completa de fauna (há um desequilíbrio intencional de 3:4 entre os nitratos e potássio). Assume-se ter muita luz e CO2 nos 30ppm. Se tiveres menos luz e menos CO2 podes fertilizar menos. Se tiveres menos plantas também fertilizas menos. Eu planeei, para um aquário de 60L:

 

5ml de Macros Dom, Ter, Qui

5ml de Micros Seg, Qua, Sex

Sábado descanso, TPA 50% Domingo.

 

Podes reduzir para apenas 2 fertilizações semanais, sei lá, 10ml Terça de macros, 10ml de micros à Quinta ou coisa assim (para aqua de 60l)

 

Alterações só vais ver ao fim de 2 semanas ou isso e podes ir ajustando.

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Quem quiser encomendar para o Eliezer trazer, agradeço que o faça o mais cedo possível para eu esta noite fazer logo as mistelas todas necessárias. Quem quiser pelas vias normais (ctt) é só mandar MP.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que combina demasiado bem xD

ja tinha pedido autorisação...a ausencia de resposta indique não existe nada em contra :D...deixa o musgo crescer e se eu conseguir coloca-lo da maneira que eu imagino :D...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou muito fã de musgo pois no meu aquário tem tendência a ficar sujo mas é útil para muitos peixes.

 

Abraços

To

ny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás perdoado! xD

 

Tony, não temos que fazer dosagem também consoante os valores que vem já da agua da companhia? http://www.veoliaagua-mafra.com.pt/cache/bin/XPQ1RGQXX1704zCRvdela25ZKU.pdf

 

Ou estou a complicar muito? :|

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou muito fã de musgo pois no meu aquário tem tendência a ficar sujo mas é útil para muitos peixes.

 

Abraços

To

ny

ja viste as cory a brincar naquilo? ontem tive de repor o musgo umas 3 x quando aquilo se espalhar vai ser lindo...

 

eu compreendo-te a minha esposa tb não gosta muito mas tendo em conta outros factores criar um tapete ou algo parecido iria custar-me mt :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mad&mor

 

Sim mas olhando para as tuas análises, estás muito bem em termos de cálcio e Magnésio (este último a 4ppm) aquele ppm extra que vai na fertilização vai-te colocar no ponto exacto de 5ppm magnésio. Não tens nitritos nem nitratos na água portanto não vejo quando problema. Claro que se tivesses 30ppm de nitratos, não fazia muito sentido juntar nitratos à fertilização mas não é o caso :)

 

AbraçosTony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás perdoado! xD

 

Tony, não temos que fazer dosagem também consoante os valores que vem já da agua da companhia? http://www.veoliaagu...Rvdela25ZKU.pdf

 

Ou estou a complicar muito? :|

 

Abraço.

ja estás a complicar muito :D...

eu estou a pensar adicionar e ir vendo...ou mais ou menos...cuidado com algas e controlar :D...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso que eu vou fazer, não fertilizar com Nitratos, mas depois de começar a meter os pozinhos quero ver para que valores os Nitratos vão passar, agora ando sempre pelos 20/30ppm

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos complicar se quiserem... ontem descobri que a absorção de nitratos por parte das plantas varia conforme a disponibilidade dos mesmos i.e havendo por, exemplo 15ppm de nitratos na água, as plantas consomem hipoteticamente sei la... 5ppm. No entanto, essas mesmas plantas irão absorver 7.5 ou 10ppm se houver 30ppm disponíveis na água. Ao que parece, quanto maior a disponibilidade de um nutriente na coluna de água, menos a energia necessária por parte das plantas para absorver o mesmo, logo absorvem mais.

 

Ok, agora o meu hemisfério esquerdo do cérebro deu um nó lol

 

jpospr: também tinha essa ideia mas essa história do aquário cheio de discos gordos apenas providenciarem 50% do consumo nunca mais me saiu da cabeça.

 

Nitratos um pouco acima também não hão de ser uma dor de cabeça

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os de São Brás de Alportel estão aqui:

 

http://www.aguasdoalgarve.pt/relatorios.php

 

Posso dizer que tenho água muito boa... 21ppm de cálcio, 5.3ppm de magnésio... 0.14ppm de ferro, 10ppm de Sulfatos, nada de nitratos, amonio, nitritos e PH em 7.4

 

AbraçosTo

 

ny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos complicar se quiserem... ontem descobri que a absorção de nitratos por parte das plantas varia conforme a disponibilidade dos mesmos i.e havendo por, exemplo 15ppm de nitratos na água, as plantas consomem hipoteticamente sei la... 5ppm. No entanto, essas mesmas plantas irão absorver 7.5 ou 10ppm se houver 30ppm disponíveis na água. Ao que parece, quanto maior a disponibilidade de um nutriente na coluna de água, menos a energia necessária por parte das plantas para absorver o mesmo, logo absorvem mais.

 

Ok, agora o meu hemisfério esquerdo do cérebro deu um nó lol

 

jpospr: também tinha essa ideia mas essa história do aquário cheio de discos gordos apenas providenciarem 50% do consumo nunca mais me saiu da cabeça.

 

Nitratos um pouco acima também não hão de ser uma dor de cabeça

 

Tony

 

sim quanto mais nutrientes menos energia gasta a capta-los mas mais outros nutrientes irá consumir...

vê a questão como os guppys...aumentas a temperatura e eles nadão crescem e reproduzem-se como coelhos...mas morrem mais cedo...

plantas igual e se aumentas muito os nitratos terás de aumentar os outros nutrientes, que te fará aumentar os nitratos...(que te levará alem de outros ao aparecimento de algas)...

creio que não devo andar muito fora da questão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que as bactérias não papam xD É verdade... Purigen também dá cabo dos N todos... :|

 

Mas também não tenho o aqua brutalmente plantado! Temos o aqua com 3 Anúbias Nana, 3 Tipos de Musgo (Java, Weeping e Fenix?), Limnophila Sessifloras e Sagitárias...

 

Nem sei que dose seria para esta mini plantação :x Mas diria Macros+Macros (5ml de cada após a TPA) :x

 

Aí vem o Tony a dar me na môna xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho menos...tenho valls (bues) cambombas (algumas e a crescer xD) e agora musgo java...

e vou utilizar as quantidades do tony e dps ir reduzindo ou aumentando conforme vá vendo os efeitos (trabalho a olho :D)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

jpospr: também tinha essa ideia mas essa história do aquário cheio de discos gordos apenas providenciarem 50% do consumo nunca mais me saiu da cabeça.

 

Nitratos um pouco acima também não hão de ser uma dor de cabeça

 

Tony

 

Não é só o "cócó" dos peixes que produzem Nitratos a forma de os alimentar tb, se deres papa caseira sempre polui bastante a água que cria amónia que deverá ser transformada em Nitratos, bem digo deverá pq tb sabemos que quando há Amónia as plantas preferem-na como fonte de Azoto aos Nitratos.

 

Como dou papa caseira aos meus quase diariamente estou a contar com isso, tb se vir que os Nitratos baixam para valores ridiculos, ainda tenho Nitratos da Seachem cmg e depois vou aos pós, tenho é de fazer uma nova encomenda :)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a teoria do método EI, a mais não faz mal. Se tiverem poucas plantas, reduzam a fertilização para metade mas era bom manter a frequência para manter sempre nutrientes na água. Eu iria mais para a redução nos ml doseados do que na frequência.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.