o meu aquario


Eliezer costa

Recommended Posts

Não me convencem!!! Não gosto mesmo de matemática... só gostei no 8º ano, porque a professora era uma estagiária toda giraça. Foi o único ano que não tive nenhuma falta a essa disciplina. LOL

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 2.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tal como eu não gosto de lagosta e tu não gostas de camarões, também temos direito de gostar ou não de matemática... isso não invalida que a lagosta é comestível assim como é o camarão e que tudo pode ser explicado pela matemática.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Matemáticamente, toda a gente sabe que 15camarões fazem uma lagosta LOOOOOOOOL

 

Afinal há um marisco que eu gosto MUITO, lembrei agora.

Camarão do rio, bem temperadinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como eu não gosto de lagosta e tu não gostas de camarões, também temos direito de gostar ou não de matemática... isso não invalida que a lagosta é comestível assim como é o camarão e que tudo pode ser explicado pela matemática.

 

Enganas-te, eu gosto de camarões... tenho alguns 10 aquas de camarões ahahahaha

 

Eu sei que tudo (ou quase tudo) pode ser explicado pela matemática e não critico quem goste.

Iinfelizmente (para mim) na minha área de "trabalho" uso muita matemática embora não seja das coisa que mais goste.

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora estava preparado para escrever aqui um testamento sobre a beleza da matemática mas a verdade é que tudo se resume a que a matemática é ensinada de forma incorreta em Portugal (e muitos outros países). Tu não vês alunos da primeira classe (atual primeiro ano) a odiarem matemática. Esse ódio só vai aparecendo a medida que vão avançando nos anos letivos e os professores desligam, cada vez mais, o mundo real da matemática.

 

Um professor da primeira classe, quando quer ensinar a soma ou a subtração da exemplos como "o João tem 3 maçãs e a Joana tira-lhe duas... com quantas ficas?"... os alunos acabam por perceber o sentido e conseguem aplicá-lo a uma conta do género 5-3=2. Se lhes perguntares a seguir porque é que fizeram a conta, todos eles respondem "Ora, é óbvio... para saber com quantas maçãs fico!".

 

O engraçado é que 95% dos professores, a medida que lecionam em turmas mais avançadas (1º, 2º e 3º ciclo) julgam que já não é necessário fazer perceber determinado teorema ou demonstração com recurso a exemplos parvos porque os alunos conseguem entender a equação ou teorema pela simples interpretação dos números... e têm toda a razão... só que.... esquecem que não estão a dar o sentido que a grande parte dos alunos precisa de conhecer para se dedicar a aprender algo.

 

O aluno da primeira classe aprende a subtrair para saber com que brinquedos, maçãs ou seja o que for fica se o colega lhe retirar X brinquedos. O aluno do 7º ano sabe que tem que usar a fórmula resolvente para determinar uma equação do segundo grau mas para ele a aplicabilidade prática é nula... portanto pensa que está a perder tempo e consequentemente não se dedica à matemática.

 

Eu próprio só percebi a utilidade da fórmula resolvente no segundo ano da universidade quando estava a resolver um problema qualquer económico que o prof nos tinha dado e depois de todos os cálculos cheguei a uma equação de segundo grau... de repente (passados 7 anos de ter aprendido a fórmula) é que se fez luz ao fundo do túnel e finalmente estava perante um exemplo real e prático em que a fórmula tinha a sua utilidade... agora pergunto eu... a minha professora do 7º ano, não poderia, na altura, ter dado um exemplo (mesmo que fosse parvo) em que a fórmula fosse útil?

 

Infelizmente fui submetido ao mesmo processo que a grande maioria e confesso que gosto mais da matemática hoje do que quando andava a estudar e era precisamente pelo que acabei de escrever.

 

Cumprimentos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora estava preparado para escrever aqui um testamento sobre a beleza da matemática mas a verdade é que tudo se resume a que a matemática é ensinada de forma incorreta em Portugal (e muitos outros países). Tu não vês alunos da primeira classe (atual primeiro ano) a odiarem matemática. Esse ódio só vai aparecendo a medida que vão avançando nos anos letivos e os professores desligam, cada vez mais, o mundo real da matemática.

 

Um professor da primeira classe, quando quer ensinar a soma ou a subtração da exemplos como "o João tem 3 maçãs e a Joana tira-lhe duas... com quantas ficas?"... os alunos acabam por perceber o sentido e conseguem aplicá-lo a uma conta do género 5-3=2. Se lhes perguntares a seguir porque é que fizeram a conta, todos eles respondem "Ora, é óbvio... para saber com quantas maçãs fico!".

 

O engraçado é que 95% dos professores, a medida que lecionam em turmas mais avançadas (1º, 2º e 3º ciclo) julgam que já não é necessário fazer perceber determinado teorema ou demonstração com recurso a exemplos parvos porque os alunos conseguem entender a equação ou teorema pela simples interpretação dos números... e têm toda a razão... só que.... esquecem que não estão a dar o sentido que a grande parte dos alunos precisa de conhecer para se dedicar a aprender algo.

 

O aluno da primeira classe aprende a subtrair para saber com que brinquedos, maçãs ou seja o que for fica se o colega lhe retirar X brinquedos. O aluno do 7º ano sabe que tem que usar a fórmula resolvente para determinar uma equação do segundo grau mas para ele a aplicabilidade prática é nula... portanto pensa que está a perder tempo e consequentemente não se dedica à matemática.

 

Eu próprio só percebi a utilidade da fórmula resolvente no segundo ano da universidade quando estava a resolver um problema qualquer económico que o prof nos tinha dado e depois de todos os cálculos cheguei a uma equação de segundo grau... de repente (passados 7 anos de ter aprendido a fórmula) é que se fez luz ao fundo do túnel e finalmente estava perante um exemplo real e prático em que a fórmula tinha a sua utilidade... agora pergunto eu... a minha professora do 7º ano, não poderia, na altura, ter dado um exemplo (mesmo que fosse parvo) em que a fórmula fosse útil?

 

Infelizmente fui submetido ao mesmo processo que a grande maioria e confesso que gosto mais da matemática hoje do que quando andava a estudar e era precisamente pelo que acabei de escrever.

 

Cumprimentos

 

Tony

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197877&st=1675#entry1174037

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia... assim sujamos a casa do Eliezer com links em vez de conversas parvas... isto merece um

 

 

 

LIKE

 

 

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hm? Como assim?

 

O PP é das pessoas por quem nutro um especial ódio, por tudo aquilo que ele "representa" politicamente. Não pelo partido de que ele faz parte, mas pela pessoa que sempre demonstrou ser e por tudo o que já fez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andas a fazer muita coisa sem intenção ultimamente...

 

?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um ódio especial por qualquer politico. Seja de direita ou esquerda lol.

 

 

Alguns são mais hipócritas e bandidos de que outros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um ódio especial por qualquer politico. Seja de direita ou esquerda lol.

 

Eu sou político. Sei fecundar o povo (mas só mulheres). Mas sou mais de frente e de trás. Quando é de ladex não me importa se é esquerda ou direita :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizção :D

 

aproveitei umas horinhas e depois de estudar e fazer medições e contas (por isso ja devem esperar o pior) resolvi tentar usar a regra de ouro no meu aqua (não sei se resultou)

nessa cadeia de Acções foram verificados algusn problemas...a minha az está a ressentir-se muito da diminuição de horas que estava a fazer passar o aquario...estava neste momento com 8h e 2 horas de pausa...a hz a prencipio cresceu bastante e eu pensei que ate estivessem a gostar, mas nada...crescia so caule folhas bahhh...

tive de a podar e voltar a aumentar a luz...mas deverei ter de as substituir por pés mais farfalhudos que tenho guardados...a ver vamos

 

agora fotos...não tive tempo nenhum...

quero ver se hoje à tarde tiro uma ou com o telemovel para eu ter direito às postas de pescada xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz 12h com 2h de pausa a ver como vai

ja comecei...quando vires as fotos nem reconheces a hz...

tenho uns pés mais bonitos mas como ja tinha mexido bastante achei melhor estar quieto esta semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A hz fica irreconhecivel cada vez que saio de casa lol. Ainda esta manha dei uma poda antes de ir para o trabalho. Quando voltar ja deve estar outra vez matagal... Lollll

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como falado as fotos tiradas com o telemovel à hora de almoço xD

dsc00307xb.jpg

este é o presente estado geral do aquario, não mexi muito para ver se não faço asneiradas...claro que postas de pescada sempre são muito apreciadas, acho que alarguei muito o ponto de foco que falamos mas é como digo a matematica e eu, e depois o sentido de estetica...

dsc00308zr.jpg

vista panoramica

dsc00309cy.jpg

como estão as minhas HZ, volto a pedir desculpas mas foi com otelemovel o que associado a mim...bem dá nisto...

dsc00313xs.jpg

o meu ancistrus...e a greenspot...sempre presente :D.

tambem me estriei nos filmes mas ainda ando às voltas com isso :D...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.