o meu aquario


Eliezer costa

Recommended Posts

  • Replies 2.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Topico Brutal hehe!

 

Tem de tudo mesmo (mas digo já que sou contra á proposta do 2 em 1, não troco o aqua!)

 

No que diz respeito ao estado da agua (para não fazer off-topic) não faço a minima do que isso seja, tive o mesmo no meu á uns tempos, mas depois comprei um filtro novo e agora tenho a agua cristalina. (será que era do filtro!?)

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Topico Brutal hehe!

 

Tem de tudo mesmo (mas digo já que sou contra á proposta do 2 em 1, não troco o aqua!)

 

No que diz respeito ao estado da agua (para não fazer off-topic) não faço a minima do que isso seja, tive o mesmo no meu á uns tempos, mas depois comprei um filtro novo e agora tenho a agua cristalina. (será que era do filtro!?)

 

boas :D, para ja obrigado :D

 

o estado da agua depende do filtro

existe agua baça, que era o que eu tinha, não sou um adepto de aguas super cristalinas (não existe disso na natureza e acho que os meus peixes gostam mais assim) e existe a agua super baça, como esta a minha, que é devido a um boom de bacterias devido a uma limpeza eficiente e nada recomendada do filtro em que eu matei, se não todas, a maioria das bacterias que fazem falta ao ciclo do azoto e ajudam a manter uma agua propria para os seres que lá abitam.

sendo assim cuidado com as trocas de filtros, as materias filtrantes devem ser tratadas com cuidado para não teres mortes no aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nunca o uso :D...ando pela dedada... :D

como tambem não tenho muito trabalho (infelizmente) tenho de me ocupar com alguma coisa...

ando à procura de coisas para fazer :D e um aquario em amdeira pareceu-me boa ideia, embora tenho um estilo possivelmente diferente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste os cestos todos? Eu por norma, quando lavo, 2 em 2 meses.

 

2º mês: Esponjas (Não todas)

4º mês: 1 Cesto das cerâmicas perfuradas só "chocalhar" na agua retirada do aquário para tirar a maior e haver maior fluxo.

 

Isto é um exemplo para manter as bactérias vivas, algumas...

 

Já agora, tubagens? Como é que se limpa e evitar que vá rios de lixo para dentro do aqua já todo limpinho? mmm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu arranjei aquelas escovinhas pequenas de limpar biberons e um arame. Tiro as mangueiras, vou para a banheira e depois é só ires passando o arame com a escova na ponta duas ou tres vezes pelas mangueiras.

 

Ficam limpissimas!!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tubagens tens varias maneiras, mas tendo em conta que tens o filtro parado, tens escovas (tipo as de dentes) que serve para esfregar por dentro...e umas boas mangueiradas a grande pressão eliminam quase tudo :D...

eu lavei tudo, tuve de retirar o filtro todo para ver se não tinha de comprar outro...:S...

mas vou ter mesmo de comprar um externo ou acabar depressa com o meu diy...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há escovilhões especiais para isso (uns que montas numa vareta de 2mm de carbono e outros com fio de fibra de vidro tipo as guias para puxar fios eléctricos pelos tubos).

 

Eu, a cada 2 ou 3 meses:

 

1. Limpeza das tubagens com água a ferver e uso do escovilhão

2. Limpeza do reactor pelo mesmo método

3. Desmancho cabeça do filtro e limpo tudo com escova de dentes incluindo palhetas do rotor, rotor, canais de fluxo de água de acesso e torneiras

4. Lavo esponja grossa azul com água a ferver (troco a cada 4 manutenções)

5. jogo fora lá de vidro

6. Lavo cesto da filtragem mecânica (espirais de plástico) em água corrente morna

7. Lavo o cesto da filtragem biológica (matrix) em água de TPA

8. Monto as tubagens todas e a cabeça do filtro (sem cestos nem matérias filtrantes) e ligo-o na banheira durante 5 minutos com água quente.

9. Monto os cestos e já está.

 

Garantidamente nada de impurezas que voltam para o aquário e fica perfeitamente limpo.

 

Claro que fazer isto num filtro grande requer muito mais trabalho que num pequeno. Eu gastava, em média, 40 minutos num ecco pro 130 mas neste 2074 gasto, à vontade mais de hora e meia.

 

Enfim...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu... lavo os meus filtros... tipo... nunca... Vá.. às vezes calha o natal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu... lavo os meus filtros... tipo... nunca... Vá.. às vezes calha o natal.

 

O Toutinho a lavar o filtro e a cantar "I wish me a merry xmas I wish me a merry xmas! And a happy new filter!!" :D

 

Oh Tony, se fizeres isso tudo sem pingar muito o chão és o MAIOR! :D Quando chegar a minha altura tenho que fazer um tapete de toalhas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez acabaste de explicar as tuas maleitas com as algas... elas são como piolhos... aparecem primeiro nos sítios com menos higiene.... LOLLLLLL

 

 

Por falar em filtros... que filtros usam vocês em piscinas tipo 200, 250L? É que por mim precisava logo de um filtro de 2000 a 2500l/h (megalomanias) mas acho que isso começa a ser loucura a mais... gostava de ter o vosso feedback

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Tony, se fizeres isso tudo sem pingar muito o chão és o MAIOR! :D Quando chegar a minha altura tenho que fazer um tapete de toalhas

 

Levo o filtro para a casa de banho e faço lá o chavascal todo. A seguir dou banho ao cão e depois culpo-o a ele da casa de banho estar toda ensopada. Tem resultado bem.... O.O

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa? 900l/h para um aquário de 200/250L?

 

Eu tenho um de 950l/h (eheim profissionel 3 2074 com 6Lts de matérias filtrantes) para um de..... 60L?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez acabaste de explicar as tuas maleitas com as algas... elas são como piolhos... aparecem primeiro nos sítios com menos higiene.... LOLLLLLL

 

 

Por falar em filtros... que filtros usam vocês em piscinas tipo 200, 250L? É que por mim precisava logo de um filtro de 2000 a 2500l/h (megalomanias) mas acho que isso começa a ser loucura a mais... gostava de ter o vosso feedback

 

Estou com dois filtros neste momento. um jbl e901 (900 L/H) e um 2213 (440 L/H). Tenho peixes grandes e que gostam de chafurdar e estou bastante satisfeito.

 

Eu decidi teres dois filtros por me ajudar na circulação (bótias gostam de correntes).

 

Mas sei que ficava muito bem servido com um filtro que fizesse 1500 L/H. Na altura ainda hesitei em comprar um e1501.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou ser muita sincero nisto...voces que me critiquem à vontade...

 

bah...para esses filtros todos xD...

 

o problema dos filtros é o pouco espaço para materias filtrantes 250,3000l/h é uma historia...estão a tentar que um aparelho faça o serviço de dois...

ou seja querem que o filtro faça o serviço de uma bomba para fazer a agua circular, e com menos dinheiro e potencia têm os dois... sim claro que existem limites mas um filtro (em media) em que a agua toda do aquario passe em 1h deverá ser suficiente para filtrar esta, os restantes detritos que a bomba de circulação não envie para a entrada do filtro será retiradas numa tpa mais esmerada...pelo menos é a minha ideia...mas vamos continuar com as 3x a litragem do aqua para os senhores ganharem dinheiro xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fabricantes não são parvos.

 

Porque pensas que um ecco pro 300 (600L/h) está recomendado para aquários até 300L/h e um Pro 3 (950l/h) só está recomendado até 250l? Pela quantidade de matérias filtrantes claro.

 

O ideal para mim seria arranjar outro pro 3 2071 em segunda mão e assim metia dois para um aquário de 250L (1900l/h, 12Lts de matérias filtrantes) mas isso implicava 4 tubos e 32W só em filtragens...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ecco pro já tem novo dono

 

Eu estou para aqui a falar mas nem sei se o projeto novo irá para a frente nem das medidas finais... estou indeciso entre 100x50x40 e 120x50x40

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.