Trocas de agua


HeadShooter

Recommended Posts

Boas

 

Antes de mais queria dar os parabens a todo o staff pelo excelente trabalho no desenvolvimento do forum.

 

Estou a iniciar no mundo dos aqua neste momento.

Tenho um aqua de 120lts com um filtro externo JBL e901.

 

Em reslação as trocas de agua. Em vez de fazer tpa's semanais posso fazer trocas diarias de 2Lts ou é desaconselhável?

 

Obrigado

Aqua CIANO EMOTIONS NATURE 120

Filtro JBL e901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais queria dar os parabens a todo o staff pelo excelente trabalho no desenvolvimento do forum.

 

Estou a iniciar no mundo dos aqua neste momento.

Tenho um aqua de 120lts com um filtro externo JBL e901.

 

Em reslação as trocas de agua. Em vez de fazer tpa's semanais posso fazer trocas diarias de 2Lts ou é desaconselhável?

 

Obrigado

 

a tirar 2lts diarias nem aspiração ao areão consegues fazer...2lts não é nada.

o ideal é fazeres semanais...

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a tirar 2lts diarias nem aspiração ao areão consegues fazer...2lts não é nada.

o ideal é fazeres semanais...

 

cumps.

Hugo Oliveira

 

Faço destas as minhas palavras.

 

Qual é o objectivo de trocar dois litros diários?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 lts diários dá uma percentagem demasiado baixa. é preferivel trocar 20~30 % semanal. Mas a % de troca de água deve estar sempre relacionada com a fauna que tens. Mais peixes, mais trocas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a % de troca de água deve estar sempre relacionada com a fauna que tens. Mais peixes, mais trocas.

 

Pouco peixes que sujem muito... mais trocas do que muitos que sujem pouco ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário de 120 litros, vais ter uma média de 10 a 15 litros de evaporação semanais.

Para essa litragem toda, aconselho te a fazer um tpa de pelo menos 30 %.

Eu faço de 40%.

Repara que ao fazeres TPAs, estas a introduzir micro nutrientes que as tuas plantas irão precisar, já para não falar, na quantidade de substancias tóxicas que vais retirar.

 

Dois litros por dia dá 14 litros semanais...tu no minimo deves mudar 30 litros por semana.

 

Atenção que os Tpas não estão apenas relacionados com a fauna conforme aqui exemplifiquei, muito menos directamente apenas com a quantidade de animais.

 

Dois escalares por exemplo, sujam mais do que 12 neons.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado a todos pelas respostas.

A minha ideia inicial, quando levantei esta questão, era encontrar uma maneira segura e comoda de fazer tpas com agua de Osmose inversa.

Por outro lado, trocar de 1% a 5% de agua todos os dias, iria minimizar os choques térmicos, eliminar a utilização de 'quimicos' anti cloro, visto em percentagem tao baixa se desintegrar rapidamente e tambem provavelmente eliminar a alteração de ph do aqua.

 

Parece-vos válida esta ''teoria'' de um mero iniciante? :P

 

Se for absurdo finjam que não leram :)

 

Obg

Aqua CIANO EMOTIONS NATURE 120

Filtro JBL e901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares uma garrafão de água vindo directamente da torneira, num aquário de 100 litros, de facto não te vai fazer mal algum.

Nisso pensaste bem.

Quanto ás variações de temperatura, se de facto usas osmose, terás que aquecer um pouco a água, pelo menos no Inverno, de forma a não haverem mudanças bruscas de temperatura que oscilem mais do que um grau num curto espaço de tempo.

Eu normalmente faço TPAs com anti cloro e com água não muito fria e sinceramente nunca tive uma baixa sequer devido aos TPAs, não em água doce pelo menos.

Agora o problema é que ao fazeres TPas de tão pouca percentagem, a quantidade de micros e ser renovada é quase nula, para não falar que a nível de limpeza geral e/ou renovação de água, o impacto será quase nulo.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu li e não acho assim tão mal!!!

o choque térmico podes reduzir ao colocares a água no aquário através de mangueiras finas, com caudal reduzido.

o cloro em quantidades normais não é mortal, apenas quando existem "limpezas" na água da rede é que se torna mortal.

eu faço tpas de 20 a 30 por cento de cada vez e sem produtos quimico.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já vi como fazer...

 

O meu purificador de água tem um depósito de 10Lts. Acabei de o vazar para um aqua que tenho de spair e deixei ao sol. Se fizer este processo durante 5 dias, no fim de semana tenho 50Lts de agua ao sol.

 

Parecevos necessario acrescentar anti cloro mesmo assim?

 

Desculpem a insistencia mas queria reduzir ao minimo os factores de risco.

Aqua CIANO EMOTIONS NATURE 120

Filtro JBL e901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu li e não acho assim tão mal!!!

o choque térmico podes reduzir ao colocares a água no aquário através de mangueiras finas, com caudal reduzido.

o cloro em quantidades normais não é mortal, apenas quando existem "limpezas" na água da rede é que se torna mortal.

eu faço tpas de 20 a 30 por cento de cada vez e sem produtos quimico.

 

Exactamente isto:

 

Usa uma mangueirinha de ar, para fazeres a transferência de agua para o aquário.... é uma lentidão a encher o aquário que nem dá tempo para a temperatura baixar por aí além. Só tens é de meter um garrafão num nível superior ao do aquário.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar deixar a água ao sol, é capaz de não ser boa ideia, isto se não quiseres estar a colocar algas no aquário.

Não entendo a razão pela qual estas a complicar tanto.

Fazes o TPA de uma só vez e pronto. É o que toda a gente faz.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou dar a minha opinião de inculto:

 

Faço TPA's de 40% e não deixo a água a descansar.

 

O cloro é um gás volátil, como tal, agito os garrafões e o cloro desaparece (e não me venham falar de clorominas)!!!!

Tento colocar a água o mais lentamente possível no aquário (como tenho pouca paciência despejo logo tudo).

A variação de temperatura entre 2 a 3 graus não faz mal, eles (peixes) passam por isso no seu habitat (e nas lojas).

 

Mas volto a dizer... eu sou maluco, não percebo nada disto.

 

E como maluco eu preocupava-me mais com a variação de pH do que a que vai acontecer com a temperatura e cloro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As variações de temperatura são propicias ao aparecimento de doenças nos peixes Jorge.

Faz um tpa generoso com água fria e diz me se no dia a seguir não encontras icitio nos teus animais.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As variações de temperatura são propicias ao aparecimento de doenças nos peixes Jorge.

Faz um tpa generoso com água fria e diz me se no dia a seguir não encontras icitio nos teus animais.

 

Depende da quantidade água e da diferença de temperatura :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.