D&G Posted March 8, 2012 Share Posted March 8, 2012 (edited) Boas pessoal tudo bem? Pois é já muito tempo que venho a estudar e a informar-me sobre uma possível alteração da iluminação do meu aquário de 100 litros (80 litros brutos). O aquário vinha com uma calha de origem com uma lâmpada T8 9000k da JBL. Ao principio tudo parecia bonito a medida que fui plantado é que percebi que não era fácil a continuação do plantado. Então meti mãos a obra fiz a minha calha. Passo a citar o material, (Foi todo comprado no Rui AQUAEDEN) 5* aconselho vivamente ( e para aquelas pessoas que pensam “á é uma loja de aquariofilia deve ser tudo caro” enganam-se por vezes pagamos mais caro em lojas de animais e grandes superfícies e os produtos não tem nem metade da qualidade. Enfim foi só um a parte. -Refletor duplo PLL de 2X40W -2 lâmpadas de 36W 1X8000k e 1X6500K -4 clip 2G11 para prender as lâmpadas ao refletor -2 casquilhos 2G11 - 1 balastro de 2X36W ( que por sua vez é compatível com 2X18W 2X24W 2X36W e 2X40W PLL e 2X24W 2X39W T5) Depois do material montagem com ele. Fiz as marcações no refletor e furei para encaixar os clips Depois fiz as ligações elétricas testei tudo ok. Então fiz o isolamento das lâmpadas com os casquilhos com silicone neutro e transparente deixei secar 2 dias. Cortei o excesso da tampa interior do aquário para poder colocar o refletor com as lâmpadas dentro da tampa do aquário, recortei só o tamanho do refletor porque assim a tampa interior não fica estragada futuramente, porque? Perguntam vocês. A tampa interior tem umas dobradiças que encaixam na calha antiga e assim mais tarde pode-se voltar a colocar a calha sem qualquer problema. Bem agora é aguardar o desenrolar da situação e venham fotos né… Cumprimentos Daniel Gomes Edited March 17, 2012 by D&G Link to comment Share on other sites More sharing options...
helio.salgueiro Posted March 8, 2012 Share Posted March 8, 2012 e fotos???? Link to comment Share on other sites More sharing options...
D&G Posted March 8, 2012 Author Share Posted March 8, 2012 Boas pessoal tudo bem? quem me poder ajudar a colocar as fotos mande-me PM com o email para eu enviar as fotos. abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo.Fonseca Posted March 8, 2012 Share Posted March 8, 2012 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122 Podes ver aqui como se colocam fotos no f´rum, não é ciência espacial! Boa sorte RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
D&G Posted March 17, 2012 Author Share Posted March 17, 2012 peço desculpa pela demora das fotos mas nao concegui intalar o programa no pc. Link to comment Share on other sites More sharing options...
D&G Posted March 17, 2012 Author Share Posted March 17, 2012 Link to comment Share on other sites More sharing options...
FuraTD Posted March 17, 2012 Share Posted March 17, 2012 (edited) Boas, bem esse projeto pode vir a ser útil usar umas ideias. Eu estava para fazer algo parecido mas quando me deparei com o problema do isolamento parei o projeto. Isso de isolar as lampadas e os casquilhos com silicone resulta?(tipo onde estou a pensar meter as minhas vai estar em contacto com umidade 24/7) Edited March 18, 2012 by FuraTD Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tozé Nunes Posted March 18, 2012 Share Posted March 18, 2012 Era mesmo disto que eu andava à procura para fazer o upgrade da luz no aquaxisto com 2 pll de 36w. Em alternativa ao isolamento com silicone, um amigo sugeriu-me usar manga termoretractil. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Share on other sites More sharing options...
FuraTD Posted March 18, 2012 Share Posted March 18, 2012 Era mesmo disto que eu andava à procura para fazer o upgrade da luz no aquaxisto com 2 pll de 36w. Em alternativa ao isolamento com silicone, um amigo sugeriu-me usar manga termoretractil. Sei o que e a manga termoretractil , mas torna aquilo mesmo estanque? Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tozé Nunes Posted March 18, 2012 Share Posted March 18, 2012 Nunca experimentei, e como não tenho cá disso também não posso confirmar se funciona ou não. Não queres tentar e depois contas como foi Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Share on other sites More sharing options...
FuraTD Posted March 18, 2012 Share Posted March 18, 2012 Eu já usei no trabalho, a umas que trazem um tipo de cola dentro, o problema a meu ver e mesmo para aplicar a manga pois e preciso usar um maçarico para a mesma retrair, e não sei se os casquilhos e até a lampada pode apanhar com o calor e até a chama do maçarico. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Cabete Posted March 18, 2012 Share Posted March 18, 2012 Boas Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo! Para colocar a manga, ou melhor para a encolher, não é preciso um maçarico! Um secador de cabelo serve. Preferencialmente seria uma pistola de calor, mas quem não tem cachorro, caça com gato! De resto parece-me um bom projecto, e bem realizado. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Share on other sites More sharing options...
D&G Posted March 18, 2012 Author Share Posted March 18, 2012 Bom pessoal antes de mais obrigado pelo elogio. Eu por acaso ia usar fita isoladora de alta temperatura e depois ia besuntar a fita isoladora com silicone, mas depois de experimentar cheguei a conclusão que era desnecessário e ficava um pouco feio. A ideia era para quando eu precisa-se de substituir uma lâmpada cortava a fita e o silicone ficava agarrado a fita sem estragar o casquilho, depois pensei não vou por a fita e leva já com o silicone o casquilho também custa 0.60€ é menos um café. E pronto ficou muito porreiro porque o silicone é transparente e resulta 200% 24 horas por dia 7 dias por semana e com ligação ativa de 7 horas diárias. Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
FuraTD Posted March 18, 2012 Share Posted March 18, 2012 Boas Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo! Para colocar a manga, ou melhor para a encolher, não é preciso um maçarico! Um secador de cabelo serve. Preferencialmente seria uma pistola de calor, mas quem não tem cachorro, caça com gato! De resto parece-me um bom projecto, e bem realizado. Cumps. Bem as que usava eram um pouco grandes(serviam para cabos 120 e maior ), mas de facto um secador de cabelo gera grande calor e como não e uma manga muito dura é mesmo capaz de retrair(por vezes as coisas são tao simples de resolver ) Bom pessoal antes de mais obrigado pelo elogio. Eu por acaso ia usar fita isoladora de alta temperatura e depois ia besuntar a fita isoladora com silicone, mas depois de experimentar cheguei a conclusão que era desnecessário e ficava um pouco feio. A ideia era para quando eu precisa-se de substituir uma lâmpada cortava a fita e o silicone ficava agarrado a fita sem estragar o casquilho, depois pensei não vou por a fita e leva já com o silicone o casquilho também custa 0.60€ é menos um café. E pronto ficou muito porreiro porque o silicone é transparente e resulta 200% 24 horas por dia 7 dias por semana e com ligação ativa de 7 horas diárias. Abraço Bem já que o feedback do estanquicidade com silicone é positivo vou experimentar Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
D&G Posted March 18, 2012 Author Share Posted March 18, 2012 Bem as que usava eram um pouco grandes(serviam para cabos 120 e maior ), mas de facto um secador de cabelo gera grande calor e como não e uma manga muito dura é mesmo capaz de retrair(por vezes as coisas são tao simples de resolver ) Bem já que o feedback do estanquicidade com silicone é positivo vou experimentar Boa sorte. Vais ver que não têm muito que saber, e vai correr tudo bem. Depois aguardo pelo um DIY melhor que este Link to comment Share on other sites More sharing options...
D&G Posted March 18, 2012 Author Share Posted March 18, 2012 Acho que faltava aqui esta informação. A ligação dos casquilhos ao balastro. o balastro tem uma numeraçao que vai do nº 1 ao nº7 os casquilhos tem uma numeração que vai do nº 1 ao nº4 não tem nada que enganar. o fio do casquilho do nº1 vai para o nº 1 do balastro o fio do casquilho do nº2 vai para o nº 2 do balastro o fio do casquilho do nº3 vai para o nº 3 do balastro o fio do casquilho do nº1 vai para o nº 7 do balastro o fio do casquilho do nº2 vai para o nº 6 do balastro o fio do casquilho do nº3 vai para o nº 5 do balastro e por fim o nº4 do acasquilho vai ligar ao nº4 do outro casquilho. do lado esquerdo da imagem tem a ligaçao da ficha de corrente onde mostra o fio de terra, depois o positivo e depois o negativo ou neutro como queiram. Espero ter ajudado e que nao esteja muito confuso Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tozé Nunes Posted March 18, 2012 Share Posted March 18, 2012 Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo! Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts