Morte de Cory Panda


Recommended Posts

Boas,

Hoje, ao ver se estava tudo bem com os piquenos, deparei-me com uma corydora panda morta.....

Acho, que sem razão aparente.... penso eu de que.... :unsure:

Sempre esteve tudo bem, e continua. A única coisa que ela tinha de diferente é que não tinha bigodes, mas já veio assim da loja, e já cá estava há mais de 2 meses! Sempre comeu normalmente como as outras, e andava com as outras também... por isso nunca me preocupei com essa "deficiência" ou feitio dela biggrin.png' alt=':biggn:'> !

 

Reparei que, de vez em quando, ela ficava mais pálida nas riscas pretas, ou seja, menos preto e também menos branca na parte branca, mas até associei a estar a dormir, quando ficava mais activa, voltava a ficar mais contrastada. Agora que penso nisso, já nem sei se seria assim com todas ou só com essa...

 

Aquário com quase 3 meses e tal...

- 60 l

- filtro interno Boyu 300l/h

- umas plantas artificiais

- pedras de xisto

- areão de rio

- 1 lâmpada de 36w

- termóstato 25w

 

Flora:

- uma raíz (a sra da loja também não me soube dizer de quê)

- musgo de java

(ando à procura de anúbia nana para substituir as artificiais)

 

Fauna:

- 1 guppy fêmea adulta (mãe de metade dos alevins)

- 18 alevins de guppy (9 com 1 mês e 9 com 2 meses)

- Agora 3 corydoras panda (eram 4)

- 4 planorbis corneus rosa (mais uma dúzia pequeninos)

 

Valores:

JBL 5 em 1

- 25mg/l - NO3

- 0mg/l - NO2

- >5ºd - GH

- 6ºd - KH

- 7,5 - pH

 

Ainda não tenho teste de amónia, mas tenho-me guiado pelos valores dos nitratos para fazer as tpa's.

No início de janeiro, penso ter ocorrido o pico do ciclo, foi quando morreram 2 guppys macho e uma fêmea, depois disso não tive mais mortes, só agora a panda...

Ela não tem nada aparentemente.., não tem nada inchado, não está pálida, nem tem feridas.... não entendo, será que foi natural, sem ter sido consequência de doenças...? Todos os habitantes se dão bem uns com os outros.

Fotos de momento não tenho como tirar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente já estou como o João Pedro disse, os animais também morrem, no entanto o facto de perder a coloração, não é bom sinal.

 

Quando os peixes perdem a sua coloração por norma significa que algo não vai bem.

O teu termoestato aguenta bem? 25 w parece me pouco para esse aquário de 60 Litros. A temperatura mantem se bem?

Abraços

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, esqueci-me da temperatura.... aguenta-se muito bem, a casa é muito quente de inverno e verão, e o aqua tem tampa, a temperatura está sempre a rondar os 27/ 28º.

É o que eu também penso.... simplesmente chegou a hora dela.

Já agora, como se diferencia os machos das fêmeas nas corys? Uns são mais pequenos que outros, mas não sei se é por serem mais jovens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço a minima ideia. Quanto a temperatura, acho que não existe necessidade de teres isso a 28 graus, podes descer para 24 a 25 graus.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras quando não têm barbilhos nao se alimentam convenientemente.. Estes servem não so para efeitos de reprodução mas tambem na procura de alimento, sendo um factor sensitivo crucial na alimentação destas, são como uma junção das nossas mãos e língua/nariz..

 

Essa falta de cor/palidez, em animais domésticos pode indicar anemia, o que até podia ser o caso, já que a corydora podia nao estar a ter uma alimentação completa mas com peixes as coisas podem ser diferentes e é importante nao esquecer que os nossos peixes, podem muitas vezes ter anomalias fisiologicas ou corporais que as tornam mais "sensiveis". Eu por exemplo tenho um cardinal com uma hérnia (celómica) "peitoral/esternal", uma corydora julli em constante taquipneia e outra com um defeito na quatidade do tecido final da cauda. Acontece...

 

O mais provável será talvez uma associação de factores... Um pico de algum parametro, mais uma anomalia fisiologica ou patologia interna e uma debilidade nutricional...

 

Quanto à diferenciação sexual, as fêmeas sao por norma norma maiores e mais "roliças". De cima, os machos sao mais finos e as fêmeas com uma certa barriga (lateralmente). Tambem dá para distinguir pela barbatana dorsal, em determinadas espécies mas nao creio que seja nas panda.

 

Boa sorte

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas esclarecimentos. João, visto de cima não vejo grande diferença, mas de lado, as maiores são mais "redondinhas" por cima (costas mais arqueadas) e por baixo (na barriga), serão fêmeas ou são só mais velhas (crescidas)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se foram todas compradas ao mesmo tempo, muito provavelmente serão as fêmeas :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram compradas ao mesmo tempo, sim, mas já nessa altura tinham essa diferença de tamanho, por isso não sei. Elas crescem até quantos cm?

Neste momento devem ter +/- entre 3 e 4 cm (as mais pequenas e as maiores)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... hoje foi mais uma... mas esta tinha os bigodes.

E é sempre durante a noite! À noite está tudo bem e de manhã tá morta!

Será que elas comem os planorbis pequeninos (que só agora por estes dias é que começaram a aparecer) e não conseguem digeri-los? Coincidência ou não, elas é que "varrem" o fundo, e eles também andam por lá....

E estranho é ser só as corydoras e não os guppys, e só agora que começaram a aparecer os planorbis pequeninos.

Já só tenho 2 :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também estou com problemas nas minhas corydoras paleatus, de 4 restam 3, sendo que 1 delas..... apresenta os mesmos sintomas da outra, perda de cor, apetite......vou fazer agora um tratamento aconselhado pela "SusanaPaço"

 

estou sem ideias

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também estou com problemas nas minhas corydoras paleatus, de 4 restam 3, sendo que 1 delas..... apresenta os mesmos sintomas da outra, perda de cor, apetite......vou fazer agora um tratamento aconselhado pela "SusanaPaço"

 

estou sem ideias

Bem... hoje foi mais uma... mas esta tinha os bigodes.

E é sempre durante a noite! À noite está tudo bem e de manhã tá morta!

Será que elas comem os planorbis pequeninos (que só agora por estes dias é que começaram a aparecer) e não conseguem digeri-los? Coincidência ou não, elas é que "varrem" o fundo, e eles também andam por lá....

E estranho é ser só as corydoras e não os guppys, e só agora que começaram a aparecer os planorbis pequeninos.

Já só tenho 2 :sad2:

 

Por acaso não compraram as corys na mesma altura? E por mais azar ainda... na mesma loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário, por acaso tens sistema de co2 no teu aquário? Notas alguma alteração de comportamentos nas tuas corydoras? Tipo, notas que andam muito na superfície?

Isto de dizeres que morrem durante a noite, pah leva me a pensar em oscilações demasiado bruscas no pH.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário, por acaso tens sistema de co2 no teu aquário? Notas alguma alteração de comportamentos nas tuas corydoras? Tipo, notas que andam muito na superfície?

Isto de dizeres que morrem durante a noite, pah leva me a pensar em oscilações demasiado bruscas no pH.

 

Não, Julius, não tenho co2, e o comportamento é o normal, de vez em quando (mas é tipo, há dias que não as vejo fazê-lo) vão tipo foguetes à superfície e voltam para baixo, mas acho que é normal visto sempre terem feito isso...

O ph não tem variado, também não o meço à noite, já li algures que varia um pouco de noite e deve-se medir sempre de dia, certo?

De resto, ainda lá estão as duas... tou a pensar arranjar um cardume de 5 ou mais de aeneus para lhes fazerem companhia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH varia ao longo do dia, claro que estamos a falar de pequenas variações, se as oscilações fossem bruscas ou exageradas, os animais morriam.

Deves medir o pH sempre no mesmo periodo de horas habituais de forma a teres valores mais próximos da medição anterior.

Quando usamos co2, é normal que durante a noite, haja uma descida mais acentuada, mas mesmo nestes casos,em condições normais e devidamente controladas, essa descida não é muito acentuada.

Posso te dizer que devido a co2 caseiro feito por mim, e a um pequeno descuido na saída do mesmo para o aquário, um belo dia acordei com um cemitério no meu aquário.

Não foi nada simpático ver tanto peixe a boiar morto:(

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais