ciclo do azoto


_burn

Recommended Posts

Boas

 

Segundo o que percebi os peixes produzem amónia e depois há dois tipos de bactérias "boas" umas que transformam a amónia em nitritos e outras que transformam os nitritos em nitratos ...

 

A minha duvida é onde se formam essas bactérias " boas" já li por ai que era no filtro, no areão e por todo o aquário.

Para as bactérias não morrerem é preciso ter sempre o filtro ligado?

Ao lavar o filtro não lavo as bactérias também?

A única maneira de saber se o aquário já tem o ciclo completo é com os "test kits"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia base é essa...

 

Mas não são só os peixes que produzem a amónia. Toda a carga orgânica produz. Restos de comida por exemplo ao se deteriorar também vão provocar amónia.

 

Tens de ter circulação de água para que as bactérias se propaguem.

 

Águas estagnadas não consegues criar uma colónia de bactérias nitrificantes (é este o nome das bactérias "boas").

 

Podes garantir que o ciclo está completo ao fim de cerca de 1 mês, mas convém sempre confirmar com os testes.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela simples e rápida resposta!

 

O meu maior problema é que tenho o aquário no quarto e o filtro (interno) não é nada silencioso.

Mas pronto se tem que ser, tem que ser... Quanto à lavagem do filtro não me vai eliminar as bactérias nitrificantes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quando lavas o filtro, lavas com água que retiras de uma TPA.

As bactérias estão em todo o sistema, no filtro, no areão, na água, nas pedras, nas plantas, nas tubagens e até nos peixes.

 

 

 

A única maneira de saber se o aquário já tem o ciclo completo é com os "test kits"?

 

O ciclo nunca acaba, por isso se chama de ciclo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lavagem do filtro deve ser feita com água do aquário (retirada da TPA) para minimizar esse problema.

 

Deita uns pedacinhos (pouco) de comida cada 3 dias para esse ciclo andar.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia base é essa...

 

Mas não são só os peixes que produzem a amónia. Toda a carga orgânica produz. Restos de comida por exemplo ao se deteriorar também vão provocar amónia.

 

Tens de ter circulação de água para que as bactérias se propaguem.

 

Águas estagnadas não consegues criar uma colónia de bactérias nitrificantes (é este o nome das bactérias "boas").

 

Podes garantir que o ciclo está completo ao fim de cerca de 1 mês, mas convém sempre confirmar com os testes.

 

Abraço

 

Bem dito isto...

 

Estava eu a ler isto e não é que me lembrei... ESQUECI-ME DE LIGAR O FILTRO DO MEU AQUÁRIO, JÁ FAZ 3 HORAS.

 

Problema: Já não estou em CASA, estou a TRABALHAR.

 

Fónixxx

 

A ver se consigo mandar lá os velhotes para me ligarem o FILTRO, só regresso a casa pelas 00H00.

 

:S :S :S :S :S :S :S

 

Já estou a Stressar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem dito isto...

 

Estava eu a ler isto e não é que me lembrei... ESQUECI-ME DE LIGAR O FILTRO DO MEU AQUÁRIO, JÁ FAZ 3 HORAS.

 

Problema: Já não estou em CASA, estou a TRABALHAR.

 

Fónixxx

 

A ver se consigo mandar lá os velhotes para me ligarem o FILTRO, só regresso a casa pelas 00H00.

 

:S :S :S :S :S :S :S

 

Já estou a Stressar.

 

Resolvido... ufa. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quando lavas o filtro, lavas com água que retiras de uma TPA.

As bactérias estão em todo o sistema, no filtro, no areão, na água, nas pedras, nas plantas, nas tubagens e até nos peixes.

 

 

 

 

 

O ciclo nunca acaba, por isso se chama de ciclo ;)

 

não era bem completo que queria dizer, era mais a funcionar xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quando lavas o filtro, lavas com água que retiras de uma TPA.

As bactérias estão em todo o sistema, no filtro, no areão, na água, nas pedras, nas plantas, nas tubagens e até nos peixes.

 

 

 

 

 

O ciclo nunca acaba, por isso se chama de ciclo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha maneiras diferentes de ver se o ciclo está completo, muitas pessoas introduzem amónia no aquário (há marcas de aquários que têm ) e depois de 24 horas se a amónia e os nitritos estiverem a zero, então o aqua está pronto para os peixitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas para saber se estão a 0 é preciso os testes!

 

Pois, eu para saber se o carro anda tenho que ter o teste para ver se tem gasolina (normalmente é um ponteiro)!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.