Iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Eu sei que existem N topicos sobre a iluminação em aquarios, só que não encontrei bem aquilo que procuro.

 

A minha questão é a seguinte:

 

1 - Quero por plantas no meu aqua, mas so algumas. O suficiente para dar um aspecto "mais real" ao aqua.

Algumas plantas de fundo (tapar o termoestato e tubagem etc) e algumas de primeiro plano.

 

2 - Saber, para quem conhece, se ha maneira de converter uma calha da "Starpor" com uma lampada de 30w, numa calha para 2 lampadas com um arrancador electronico.

 

Tudo isto porque é esta calha que eu tenho e sei que não da para plantas.

 

Obrigado

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, partindo do principio que tens um aquário de aprox 100-120 litros (pois tens uma calha de 1 metro) quero dizer-te que, mesmo assim, podes manter algumas plantas menos exigentes:

- Feto de Java (Microsorum pteropus)

- Todas as anubias

- Todas as cryptocorynes

- Musgo de Java (Vesicularia dubyana)

- Ceratophyllum demersum

 

Para o fim a que te propões acho que já tens uma gama de escolha muito alargada.

 

Contudo, a questão que colocas sobre a adaptação da calha, assenta apenas no facto de teres, ou não espaço para colocares mais uma lâmpada de 30 W nessa calha, acho que não será fácil.

 

Poderás pensar em utilizar essa calha, mas montando fluorescentes compactas... :twisted:

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,por aquilo que tenho lido as lampadas "Gro-lux" são mais indicadas para plantas não devendo ser utilizada como lampada unica num aqua só com peixes.As calhas Starpor utilizam lampadas "Gro-lux",como vais por plantas não vejo o porquê de não dar.Eu tenho um aqua com uma lampada que tem plantas e peixes e está um espectáculo e nem uso co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brunnix, ha uma distinção entre um "aquario com plantas e peixes e está um espectaculo" e a possibilidade de manter muitas especies mais exigentes...

 

AScalhas starpor normlamente nao veem com uma grolux...pelo menos no meu tempo vinham com sylvanias de 10000k.

 

Quanto á adaptação é possivel e realmente tambme te aconselho lampadas fluorescentes compactas e com o balastro exterior jaque essas calhas nao sao muito boas a dissipar calor e isso encurta e muito a vida da lampada. Podes tambem ter 2 lampadas t8 ou t5 e novamente com balastro exterior.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Just_me claro que há uma distinção,eu tenho plantas que são fáceis de criar e poucas,não utilizo co2 só turfa no fundo(disseram-me que morriam todas por não ter co2 e ainda não vi nada),agora as dificeis não tenho pois morriam todas,estava só a expor o meu caso.

Quanto ás calhas da Starpor aqui fica o excerto que está no site da Aquapor "O reflector STARPOR é um dos mais recentes desenvolvimentos da AQUAPOR.....A qualidade da luz, adequada a peixes e plantas, é assegurada por lâmpadas GROLUX....."

Eu tenho uma e era uma Gro-lux(é mais barata).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Embora a experiência seja pouca nestas andanças fiz algo parecido, com alguma pesquisa aqui no fórum sobre plantas e iluminação rapidamente conclui que a capacidade da calha starpor standard num aquário de 60cm (kit) que montei novamente era "curta".

E como o estado das plantas parecia confirmar isso meti mãos à obra para ver se conseguia mudar a coisa.

 

Pensei em montar o balastro no exterior, porque sem isso o espaço interior não dá para as duas lâmpadas, mas entretanto pensei noutra solução e acabei por montar dentro da calha uma PC de 60W. Amanhã vejo as caracteristicas porque de cabeça não me lembro. A calha foi toda revestida por dentro com papel de aluminio.

 

O resultado é que deste modo mantive a fluorescente com a Gro-lux (de origem era a Sylvania, mas era velhinha...) e a PC. As plantas deram um salto impressionante, a injecção de CO2 caseiro ajudou ao processo, mas em pouco tempo o crescimento foi considerável.

 

O meu problema tinha a ver com a capacidade de dissipar o calor adicional mas após uns dias de controlo não vejo problema algum, e colocando a garrafa de CO2 caseiro em cima da calha de iluminação está sempre no ponto 8)

 

Outra coisa que sinceramente acho que não faz falta nenhuma nestas calhas é a divisão de plástico "martelado" antes do vidro na tampa, retirei esta o que só por si melhora a iluminação (mas piora a distribiução de luz). Assim o único problema é que a PC ilumina mais um dos lados do aqua, e a fluorescente a traseira, mas como é nestas zonas que concentrei a maioria das plantas funcionou bem.

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.